Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Literatura Infantil: Se as coisas fossem mães

 

18/11/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Desenvolver a competência textual de leitura e escrita.

* Proporcionar um contato direto com a Literatura Infantil.                                                                                            

* Oportunizar uma relação aluno/livro, permeada pelo afeto.

* Educar a sensibilidade infantil através da função estético-formativa do livro.

* Auxiliar o aluno a perceber o livro como um suporte privilegiado para contos literários.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula

TRABALHANDO COM UNIDADES TEMÁTICAS

      As unidades didáticas organizadas em torno de um tema significativo para o aluno são estratégias eficazes na formação do leitor e escritor. O aluno se vê motivado, envolvido e, consequentemente, impulsionado para o desenvolvimento.

      O professor poderá  utilizar os mais variados recursos da mídia sobre o tema, com diferentes gêneros textuais, que levarão o aluno à competência de ler e escrever a norma culta da língua.

      O uso de diferentes gêneros textuais mobiliza, no leitor/escritor, diferentes capacidades linguísticas, flexibilizando suas estruturas linguísticas.

      Os alunos, em contrapartida, vão trazendo para a escola múltiplas informações sobre o assunto. Os conhecimentos vão, assim, se somando, se completando, formando um todo significativo, a partir da relação dialógica estabelecida entre os textos.

                           Estratégias e recursos

      Se a escola dispuser de um espaço aconchegante, diferenciado da sala de aula, ele poderá ser usado para esta atividade, como um excelente aliado para estimular o prazer de ler.

  (No C.A. João XXIII, temos um salão grande que chamamos de Oficina literária. É simples, com almofadinhas, mesas para trabalhos em grupos e um palco. Semanalmente, vamos lá com as crianças para o trabalho com livros de Literatura Infantil, seguindo um cronograma pré-estabelecido.)

Desenvolvimento da aula

a)   A professora colocará os alunos sentados em uma rodinha e fará perguntas, aguçando sua curiosidade para o livro e promovendo uma antecipação da leitura: Quais serão os personagens deste livrinho? O que será que acontece com eles? etc. (Ela deixará que eles falem livremente, estimulando a linguaguagem oral  e motivando-os para a leitura).

b) Distribuição dos livros para as crianças.

c) Leitura silenciosa da história. Os alunos que ainda não estiverem alfabetizados poderão formar duplas com os já alfabetizados ou a professora lerá para eles.

d) Leitura oral feita pelas crianças que poderá ser um jogral ou  outra forma de apresentação oral. (Elas podem ser colocadas no palco, pois esse recurso  faz com que elas se sintam muito importantes).

e) Conversa com as crianças que emitirão suas opiniões sobre o que leram e mostrarão, através dessa conversa, se compreenderam o texto.

Atividade escrita:

a) Veja quantas figuras nesta folhinha:

                    

b) Pinte somente as figuras de coisas que apareceram na história.

c) Copie com letra cursiva os nomes das coisas que você pintou.

d) Cole sua folhinha no caderno com o seguinte título: Atividade relacionada ao livro: Se as coisas fossem mães. 

           ( Os alunos que não souberem escrever ou fazer transposição da letra de imprensa para a cursiva, poderão ser auxiliados por um colega ou pela professora).

e) A professora selecionará outros tipos de textos sobre o mesmo tema: poesia, conto, música,etc para trabalhar com seus alunos.

Recursos Complementares

Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.

Gêneros orais e escritos na escola, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz

Pârametros Curriculares Nacionais

Avaliação

 A professora assistirá seus alunos durante toda a aula e corrigirá os trabalhos, verificando se:

· Identificaram os objetos da história;

· Grafaram as palavras corretamente;

· Conseguiram transpor a letra de imprensa para a cursiva;

· Fizeram a atividade com interesse.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Edilma, Colégio Adventista , Alagoas - dijo:
    edilmabrandao@hotmail.com

    03/05/2011

    Três estrelas

    Vale a pena pesquisar essas aulas porque sempre encontramos ótimas ideias.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.