18/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
* Desenvolver a competência textual de leitura e escrita.
* Proporcionar um contato direto com a Literatura Infantil.
* Oportunizar uma relação aluno/livro, permeada pelo afeto.
* Educar a sensibilidade infantil através da função estético-formativa do livro.
* Auxiliar o aluno a perceber o livro como um suporte privilegiado para contos literários.
TRABALHANDO COM UNIDADES TEMÁTICAS
As unidades didáticas organizadas em torno de um tema significativo para o aluno são estratégias eficazes na formação do leitor e escritor. O aluno se vê motivado, envolvido e, consequentemente, impulsionado para o desenvolvimento.
O professor poderá utilizar os mais variados recursos da mídia sobre o tema, com diferentes gêneros textuais, que levarão o aluno à competência de ler e escrever a norma culta da língua.
O uso de diferentes gêneros textuais mobiliza, no leitor/escritor, diferentes capacidades linguísticas, flexibilizando suas estruturas linguísticas.
Os alunos, em contrapartida, vão trazendo para a escola múltiplas informações sobre o assunto. Os conhecimentos vão, assim, se somando, se completando, formando um todo significativo, a partir da relação dialógica estabelecida entre os textos.
Estratégias e recursos
Se a escola dispuser de um espaço aconchegante, diferenciado da sala de aula, ele poderá ser usado para esta atividade, como um excelente aliado para estimular o prazer de ler.
(No C.A. João XXIII, temos um salão grande que chamamos de Oficina literária. É simples, com almofadinhas, mesas para trabalhos em grupos e um palco. Semanalmente, vamos lá com as crianças para o trabalho com livros de Literatura Infantil, seguindo um cronograma pré-estabelecido.)
Desenvolvimento da aula
a) A professora colocará os alunos sentados em uma rodinha e fará perguntas, aguçando sua curiosidade para o livro e promovendo uma antecipação da leitura: Quais serão os personagens deste livrinho? O que será que acontece com eles? etc. (Ela deixará que eles falem livremente, estimulando a linguaguagem oral e motivando-os para a leitura).
b) Distribuição dos livros para as crianças.
c) Leitura silenciosa da história. Os alunos que ainda não estiverem alfabetizados poderão formar duplas com os já alfabetizados ou a professora lerá para eles.
d) Leitura oral feita pelas crianças que poderá ser um jogral ou outra forma de apresentação oral. (Elas podem ser colocadas no palco, pois esse recurso faz com que elas se sintam muito importantes).
e) Conversa com as crianças que emitirão suas opiniões sobre o que leram e mostrarão, através dessa conversa, se compreenderam o texto.
Atividade escrita:
a) Veja quantas figuras nesta folhinha:
b) Pinte somente as figuras de coisas que apareceram na história.
c) Copie com letra cursiva os nomes das coisas que você pintou.
d) Cole sua folhinha no caderno com o seguinte título: Atividade relacionada ao livro: Se as coisas fossem mães.
( Os alunos que não souberem escrever ou fazer transposição da letra de imprensa para a cursiva, poderão ser auxiliados por um colega ou pela professora).
e) A professora selecionará outros tipos de textos sobre o mesmo tema: poesia, conto, música,etc para trabalhar com seus alunos.
Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.
Gêneros orais e escritos na escola, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz
Pârametros Curriculares Nacionais
A professora assistirá seus alunos durante toda a aula e corrigirá os trabalhos, verificando se:
· Identificaram os objetos da história;
· Grafaram as palavras corretamente;
· Conseguiram transpor a letra de imprensa para a cursiva;
· Fizeram a atividade com interesse.
Três estrelas 1 calificaciones
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03/05/2011
Três estrelasVale a pena pesquisar essas aulas porque sempre encontramos ótimas ideias.