30/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) a partir da composição feita em aula.
O aluno deverá relacionar a altura das três notas (grave, médio, agudo) aos planos baixo, médio e alto na grafia musical por meio da escrita com degraus.
O aluno deverá escrever e tocar com fluência as notas musicais (DÓ-RÉ-MI) no metalofone por meio da criação de uma música.
A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.
Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as três notas (DÓ-RÉ-MI) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw
A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno.
Nas aulas anteriores os alunos experimentaram as notas musicais DÓ-RÉ-MI em exercícios corporais (jogo "Vivo ou Morto Sonoro") e na leitura de uma música utilizando a seguinte grafia musical:
Nesta atividade, proponha que cada aluno faça uma pequena composição musical utilizando somente as notas DÓ-RÉ-MI e escreva a "partitura dos degraus". Peça que a composição seja do tamanho de uma ou duas frases musicais, no máximo. Estabeleça regras:
1. Dê um título para a composição.
2. Componha pensando na intenção musical ou na relação com o título escolhido.
3. Escreva a canção utilizando a notação de degraus para as notas musicais DÓ-RÉ-MI. Caso existam outros aspectos para serem registrados (mudança de andamento, contrastes entre sons fortes e fracos, etc), peça ao aluno que anote estas observações.
Ao longo da aula, enquanto os alunos compõem, observe de perto como os trabalhos estão se estruturando.
Depois que as composições estiverem terminadas e escritas, peça que cada aluno apresente sua música para a turma. Se possível, faça uma gravação para que alunos e professor possam avaliar os resultados. Verifique se a notação (grafia) usada está coerente com a estrutura musical apresentada.
Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone
Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related
Exemplo de execução de metalofones por uma turma
Para avaliar observe os seguintes itens:
1. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre altura do som (grave/agudo) e a grafia musical nos degraus da escada?
2. O aluno conseguiu estruturar e escrever sua composição?
3. A apresentação no metalofone da música grafada foi realizada com fluência?
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