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Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - criação de melodia - aula 3

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) a partir da composição feita em aula.

O aluno deverá relacionar a altura das três notas (grave, médio, agudo) aos planos baixo, médio e alto na grafia musical por meio da escrita com degraus.

O aluno deverá escrever e tocar com fluência as notas musicais (DÓ-RÉ-MI) no metalofone por meio da criação de uma música.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.

Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.

Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as três notas (DÓ-RÉ-MI) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).

Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.

Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).

Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:

http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno.


Atividade 2 - Composição

Nas aulas anteriores os alunos experimentaram as notas musicais DÓ-RÉ-MI em exercícios corporais (jogo "Vivo ou Morto Sonoro") e na leitura de uma música utilizando a seguinte grafia musical:

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Nesta atividade, proponha que cada aluno faça uma pequena composição musical utilizando somente as notas DÓ-RÉ-MI e escreva a "partitura dos degraus". Peça que a composição seja do tamanho de uma ou duas frases musicais, no máximo. Estabeleça regras:

1. Dê um título para a composição.

2. Componha pensando na intenção musical ou na relação com o título escolhido.

3. Escreva a canção utilizando a notação de degraus para as notas musicais DÓ-RÉ-MI.  Caso existam outros aspectos para serem registrados (mudança de andamento, contrastes entre sons fortes e fracos, etc), peça ao aluno que anote estas observações.

Ao longo da aula, enquanto os alunos compõem, observe de perto como os trabalhos estão se estruturando.

Atividade 3 - Apresentação das composições

Depois que as composições estiverem terminadas e escritas, peça que cada aluno apresente sua música para a turma. Se possível, faça uma gravação para que alunos e professor possam avaliar os resultados. Verifique se a notação (grafia) usada está coerente com a estrutura musical apresentada.

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

    Recursos Complementares

    Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone

    http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html

    Exemplo de uma aula com instrumental Orff

    http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related

    Exemplo de execução de metalofones por uma turma

    http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

    Avaliação

    Para avaliar observe os seguintes itens:

    1. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre altura do som (grave/agudo) e a grafia musical nos degraus da escada?

    2. O aluno conseguiu estruturar e escrever sua composição?

    3. A apresentação no metalofone da música grafada foi realizada com fluência?

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