Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ressignificação de Imagens

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabete Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Elaborar uma produção plástica, a partir da compreensão e da análise de uma composição musical;
• Ressignificar imagens, de revista através da incorporação de materiais.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1
• Selecionar e gravar em CD, a música “Cidade Ideal”, autoria de Chico Buarque, do álbum Os saltimbancos;
• Xerocopiar a letra da música para cada aluno, conforme disposto abaixo:

A cidade ideal
Chico Buarque

Introdução
Jumento:
Aquela altura da estrada já éramos quatro amigos.
Queríamos fazer um conjunto, bem.
Queríamos ir juntos à cidade, muito bem.
Só que, à medida que agente á caminhando,
Quando começamos a falar desta cidade, fui percebendo
Que os meus amigos tinham umas idéias bem esquisitas
Sobre o que é uma cidade. Umas idéias atrapalhadas,
Cada ilusão. Negócio de louco...

Música
Cachorro:
A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado

Galinha:
A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca

Crianças:
Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto

Todos;
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças

Gata:
A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha

Jumento:
Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora

Crianças:
Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bel cuíca

Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças

• Para ouvir a música acesse:
http://www.radio.uol.com.br/busca/artista/Chico%20Buarque

• Sobre Chico Buarque acesse:

http://www.chicobuarque.com.br/

• Perguntar aos alunos se alguém conhece a música “Cidade Ideal” Cantor e compositor Chico Buarque de Holanda;
• Colocar a música “Cidade Ideal”, para tocar na sala, pedindo aos alunos que busquem compreender o significado de sua letra;
• Solicitar que, após terem ouvido a música pela primeira vez, os alunos, digam o que entenderam;
• Analisar, nesta atividade, a percepção de cada aluno;
• Distribuir para os alunos uma cópia da letra, elegendo um para fazer a leitura em voz alta, cabendo aos demais acompanhá-la com atenção;
• Perguntar ao grupo se, após a leitura, a compreensão da letra continua a mesma. Registrar suas impressões discutindo-as;
• Falar sobre a importância da concentração, para o entendimento da letra de uma música quando a escutamos pela primeira vez;
• Ouvir e cantar a música com os alunos;
• Lançar, ao final da aula, para reflexão dos alunos, a seguinte questão: o que seria para eles uma cidade ideal? Como esta se configuraria? O que ela deveria ter? ...

Aula 2

• Preparar p ara esta aula slides ou revistas que contenha imagens de cidades modernas e antigas, mostrando-as para os alunos;
• Seguem exemplos:


Ouro Preto – Fonte: disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fafich.ufmg.br/cibi2006/fotos/1.jpg&imgrefurl=http://www.fafich.ufmg.br/cibi2006/fotos_ouro_preto.htm&usg=__2ZVTnZ5uLGk0a89B8rda9cv8Tfg=&h=600&w=800&sz=169&hl=pt-BR&start=8&um=1&tbnid=q5KLvhi-8YLIEM:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Douro%2Bpreto%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1


Goiânia – Fonte: Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK1548_GoianiaGarten800.jpg&imgrefurl=http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/1569-goiania-go.htm&usg=__vW23oZ9IGLXWsrs9oShwtMpX4No=&h=764&w=1024&sz=201&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=WIj4TJ0lGqImQM:&tbnh=112&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Dgoiania%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1

Recife – Fonte: Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://eaglesky.files.wordpress.com/2009/02/30_mhg_recife1.jpg&imgrefurl=http://eaglesky.wordpress.com/2009/02/15/recife-vfr-beta-10/&usg=__83W_vTNvnKbuH8mAjwmS8wQMjqI=&h=460&w=720&sz=98&hl=pt-BR&start=6&um=1&tbnid=Tq81th5I2eK9sM:&tbnh=89&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Drecife%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1


Belo Horizonte – Fonte: Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://forademoda.files.wordpress.com/2007/08/belo-horizonte-03.jpg&imgrefurl=http://forademoda.wordpre ss.com/2007/08/01/direto-de- bh/&usg=__5Eq-NLLPq7EU9_qthtabf6B7nCk=&h=420&w=560&sz=73&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=ijnes JYBn5pcEM:&tbnh=100&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dbelo%2Bhorizonte%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26um%3D1

• Dizer para os alunos que cada cidade apresenta-se de forma diferente uma da outra e que seus habitantes são os responsáveis pela sua aparência estética urbana arquitetônica;
• Falar sobre as cidades históricas que conservam e preservam seu patrimônio arquitetônico, sobre as cidades planejadas que foram construídas a partir de um estudo urbanístico e sobre as cidades progressistas que estão sempre incorporando elementos novos, substituindo os antigos;
• Perguntar aos alunos se eles conseguem classificar sua cidade dentre as três características apresentadas acima, pedindo-os que justifiquem tal classificação;
• Registrar suas conclusões;
• Propor, para a próxima aula, um trabalho de interferência sobre uma imagem urbana, visando que os alunos imaginem a sua cidade ideal;
• Solicitar para que, durante a semana ante cedente à aula de artes, os alunos pesquisem fotos e/ou recortem imagens em revistas devendo tais figuras serem ressignificadas na próxima aula;
• Encerrar a aula, recuperando a música, “Cidade Ideal” trabalhada na aula anterior.


Aula 3

• Separar, para a aula, algumas revistas para recorte; papel canson ou cartolina cortada em tamanho A4; papel crepon de diferentes cores; tinta guache; pincel; papel toalha; potes com água; cola e tesoura; palitos de picolé; retalhos de E.V.A.; retalhos de tecido...;
• Distribuir para cada aluno uma cartolina ou um papel canson A4;
• Apreciar as imagens pesquisadas e solicitar que o aluno selecione aquela com que mais se identificou;
• Pedir para o aluno, colar a imagem sobre a folha de cartolina ou canson;
• Retomar a letra da música trabalhada na primeira aula e as imagens projetadas na segunda;
• Solicitar aos alunos que, de posse das suas imagens de cidade e dos materiais comuns dispostos na sala, pensem, como incorporar naquelas, elementos que as transformem em outras cidades ressignificando-as;
• Lembrar que, assim como na música de Chico Buarque esses elementos deverão representar sua vontade, ou seja, responder à questão: - Como é a minha cidade ideal? O que teria nela que me identificaria? Qual é a minha expectativa para esta cidade?
• Apresentar aos alunos, o material a ser usado para esta produção, disponibilizando-o;


• Seguem exemplos de alguns trabalhos práticos obtidos por esta atividade:

 
Trabalho de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental
Fonte: Acervo particular

Aula 4
• Expor os trabalhos nos corredores da escola;
• Seguem imagens de exposição:


Trabalhos de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental
Fonte: Acervo particular

• Propor, frente à exposição, que cada aluno apresente sua cidade ideal;
• Fazer uma leitura avaliativa individual e coletiva dos trabalhos, exercitando numa auto-análise, o envolvimento dos alunos com a proposta, bem como analisando, juntamente com os alunos, a importância da composição musical como recurso estratégico na elaboração e na realização desta atividade;
• Encerrar a atividade.

Avaliação

• Analisar, durante o processo criativo de cada aluno e/ou o desenvolvimento da proposta se os alunos conseguiram:
1. Compreender a letra da música e estabelecer uma ligação entre a proposta do trabalho plástico;
2. Classificar estilos urbanos (cidade planejada, progressista e histórica);
3. Avaliar individualmente seu trabalho de forma a verificar se houve realmente a ressignificação da imagem escolhida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.