10/11/2009
Elizabete Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Elaborar uma produção plástica, a partir da compreensão e da análise de uma composição musical;
• Ressignificar imagens, de revista através da incorporação de materiais.
Aula 1
• Selecionar e gravar em CD, a música “Cidade Ideal”, autoria de Chico Buarque, do álbum Os saltimbancos;
• Xerocopiar a letra da música para cada aluno, conforme disposto abaixo:
A cidade ideal
Chico Buarque
Introdução
Jumento:
Aquela altura da estrada já éramos quatro amigos.
Queríamos fazer um conjunto, bem.
Queríamos ir juntos à cidade, muito bem.
Só que, à medida que agente á caminhando,
Quando começamos a falar desta cidade, fui percebendo
Que os meus amigos tinham umas idéias bem esquisitas
Sobre o que é uma cidade. Umas idéias atrapalhadas,
Cada ilusão. Negócio de louco...
Música
Cachorro:
A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado
Galinha:
A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca
Crianças:
Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto
Todos;
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Gata:
A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha
Jumento:
Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora
Crianças:
Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bel cuíca
Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças
• Para ouvir a música acesse:
http://www.radio.uol.com.br/busca/artista/Chico%20Buarque
• Sobre Chico Buarque acesse:
http://www.chicobuarque.com.br/
• Perguntar aos alunos se alguém conhece a música “Cidade Ideal” Cantor e compositor Chico Buarque de Holanda;
• Colocar a música “Cidade Ideal”, para tocar na sala, pedindo aos alunos que busquem compreender o significado de sua letra;
• Solicitar que, após terem ouvido a música pela primeira vez, os alunos, digam o que entenderam;
• Analisar, nesta atividade, a percepção de cada aluno;
• Distribuir para os alunos uma cópia da letra, elegendo um para fazer a leitura em voz alta, cabendo aos demais acompanhá-la com atenção;
• Perguntar ao grupo se, após a leitura, a compreensão da letra continua a mesma. Registrar suas impressões discutindo-as;
• Falar sobre a importância da concentração, para o entendimento da letra de uma música quando a escutamos pela primeira vez;
• Ouvir e cantar a música com os alunos;
• Lançar, ao final da aula, para reflexão dos alunos, a seguinte questão: o que seria para eles uma cidade ideal? Como esta se configuraria? O que ela deveria ter? ...
Aula 2
• Preparar p ara esta aula slides ou revistas que contenha imagens de cidades modernas e antigas, mostrando-as para os alunos;
• Seguem exemplos:
• Dizer para os alunos que cada cidade apresenta-se de forma diferente uma da outra e que seus habitantes são os responsáveis pela sua aparência estética urbana arquitetônica;
• Falar sobre as cidades históricas que conservam e preservam seu patrimônio arquitetônico, sobre as cidades planejadas que foram construídas a partir de um estudo urbanístico e sobre as cidades progressistas que estão sempre incorporando elementos novos, substituindo os antigos;
• Perguntar aos alunos se eles conseguem classificar sua cidade dentre as três características apresentadas acima, pedindo-os que justifiquem tal classificação;
• Registrar suas conclusões;
• Propor, para a próxima aula, um trabalho de interferência sobre uma imagem urbana, visando que os alunos imaginem a sua cidade ideal;
• Solicitar para que, durante a semana ante cedente à aula de artes, os alunos pesquisem fotos e/ou recortem imagens em revistas devendo tais figuras serem ressignificadas na próxima aula;
• Encerrar a aula, recuperando a música, “Cidade Ideal” trabalhada na aula anterior.
Aula 3
• Separar, para a aula, algumas revistas para recorte; papel canson ou cartolina cortada em tamanho A4; papel crepon de diferentes cores; tinta guache; pincel; papel toalha; potes com água; cola e tesoura; palitos de picolé; retalhos de E.V.A.; retalhos de tecido...;
• Distribuir para cada aluno uma cartolina ou um papel canson A4;
• Apreciar as imagens pesquisadas e solicitar que o aluno selecione aquela com que mais se identificou;
• Pedir para o aluno, colar a imagem sobre a folha de cartolina ou canson;
• Retomar a letra da música trabalhada na primeira aula e as imagens projetadas na segunda;
• Solicitar aos alunos que, de posse das suas imagens de cidade e dos materiais comuns dispostos na sala, pensem, como incorporar naquelas, elementos que as transformem em outras cidades ressignificando-as;
• Lembrar que, assim como na música de Chico Buarque esses elementos deverão representar sua vontade, ou seja, responder à questão: - Como é a minha cidade ideal? O que teria nela que me identificaria? Qual é a minha expectativa para esta cidade?
• Apresentar aos alunos, o material a ser usado para esta produção, disponibilizando-o;
• Seguem exemplos de alguns trabalhos práticos obtidos por esta atividade:
Trabalho de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental
Fonte: Acervo particular
Aula 4
• Expor os trabalhos nos corredores da escola;
• Seguem imagens de exposição:
Trabalhos de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental
Fonte: Acervo particular
• Propor, frente à exposição, que cada aluno apresente sua cidade ideal;
• Fazer uma leitura avaliativa individual e coletiva dos trabalhos, exercitando numa auto-análise, o envolvimento dos alunos com a proposta, bem como analisando, juntamente com os alunos, a importância da composição musical como recurso estratégico na elaboração e na realização desta atividade;
• Encerrar a atividade.
• Analisar, durante o processo criativo de cada aluno e/ou o desenvolvimento da proposta se os alunos conseguiram:
1. Compreender a letra da música e estabelecer uma ligação entre a proposta do trabalho plástico;
2. Classificar estilos urbanos (cidade planejada, progressista e histórica);
3. Avaliar individualmente seu trabalho de forma a verificar se houve realmente a ressignificação da imagem escolhida.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!