Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO E EXPOSIÇÃO DE ENTREVISTAS

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Aumentar seu repertório de conhecimentos lingüísticos, através da apresentação de um gênero textual rotineiro na mídia, de grande divulgação na imprensa falada e escrita: a entrevista.

·        Compreender a entrevista como uma fonte de informações.

·        Vivenciar uma situação real de leitura e escrita.

·        Interagir com colegas e demais pessoas envolvidas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos

a) Conversa inicial, motivando os alunos para a leitura do texto: Quem irá aparecer na história? O que será que vai acontecer com os personagens? (Com essa motivação inicial estaremos despertando a curiosidade das crianças  e fazendo uma antecipação  da leitura.)

 

Uma história do saci-pererê que ninguém te contou

Todo pessoal da floresta tem raiva do saci. É que ele vive aprontando com os outros.

Um dia deu um nó no rabo da onça. Outro dia passou batom vermelho na bocona do jacaré.

Na mesma semana, o danado do saci passou cola num galho de árvore e uma coruja ficou lá grudada!

Mas, um belo dia, o saci-pererê recebeu um convite para ser entrevistado no programa do Faustão sobre o folclore.

Então, ele pensou em colocar uma roupa bem bonita e também um sapato preto bem chique. Até comprou um gorro vermelho novo.

No grande dia, quando chegou a hora de colocar o sapato, não tinha jeito.

Todo mundo coloca o sapato ficando em pé na outra perna.

Mas o saci só tem uma perna!                                                                       

Ele pediu ajuda para a onça. Ela deu a maior gargalhada e disse:

-- Agora você vai ver que onça é pior do que você imagina!

Então o saci foi pedir a colaboração do jacaré.

-- Quiá, quiá, quiá! Se depender de mim, você vai descalço mesmo!

E o saci tentou de novo:

-- Ô dona coruja, me ajuda a calçar este sapato, por favor!

A coruja respondeu que só ia ajudar se o Saci prometesse não aprontar mais com ninguém.

Ele prometeu e ela ajudou.

E a verdade é que, com a coruja, ele nunca mais fez travessura!

                             &n bsp;                                            Evelyn Heine (adaptação)undefined

b)    Leitura silenciosa feita pelas crianças.

c)    Leitura oral, modelar, feita pela professora.

d)    Recontando a história na rodinha:

A professora iniciará a história e passará a vez para os alunos, de modo que todos tenham a oportunidade de se expressar oralmente.

e) Com os alunos sentados em duplas, a professora proporá que eles criem uma entrevista para o Saci Pererê.

Caso os alunos sintam dificuldade, a professora pode sugerir algumas perguntas iniciais, pensadas coletivamente.

Exemplo:

- Saci, qual é o seu nome completo?

- Como se chama os seus pais?

- Você tem quantos anos? ....

f) Prontas as entrevistas, os alunos farão uma apresentação oral das mesmas, sendo que um membro da dupla será o Faustão e o outro será o Saci Pererê.

Esta é uma atividade muito divertida que descontrai os alunos, o que facilita sua exposição oral.

g) As crianças levarão para casa uma entrevista preparada pela professora. A mamãe vai responder as perguntas e a criança anotará as respostas.

 Em outra oportunidade, sentados em uma rodinha, os alunos compartilharão suas respostas com os colegas. Aqueles que não quiserem expor suas mães não precisarão fazê-lo, para não se sentirem constrangidos.

                           

Atividade complementar

     Se a professora achar interessante, essa entrevista poderá fazer parte de um livrinho para a mamãe.

Recursos Complementares

DANIELS, H. Vygostsky em foco: pressupostos e desdobramentos; Papirus Editora; SP; 1994.

FERREIRA, Emília e TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985

Avaliação

A professora, durante todo o decorrer das aulas descritas, observará seus alunos e os ajudará em todas as suas dificuldades. Ela avaliará se as crianças estão:

    - entendendo a função de uma entrevista;

    - identificando os elementos envolvidos em uma entrevista, o entrevistador e o entrevistado;

    - interagindo bem com o seu companheiro de dupla;

    - quais dificuldades apresentam na escrita;

    - se usam pontuação correta;

    - se fazem perguntas viáveis e adequadas ao contexto e ao entrevistado;

    - se conseguem envolver-se no trabalho com entusiasmo e responsabilidade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.