29/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
· Aumentar seu repertório de conhecimentos lingüísticos, através da apresentação de um gênero textual rotineiro na mídia, de grande divulgação na imprensa falada e escrita: a entrevista.
· Compreender a entrevista como uma fonte de informações.
· Vivenciar uma situação real de leitura e escrita.
· Interagir com colegas e demais pessoas envolvidas.
Estratégias e recursos
a) Conversa inicial, motivando os alunos para a leitura do texto: Quem irá aparecer na história? O que será que vai acontecer com os personagens? (Com essa motivação inicial estaremos despertando a curiosidade das crianças e fazendo uma antecipação da leitura.)
Uma história do saci-pererê que ninguém te contou
Todo pessoal da floresta tem raiva do saci. É que ele vive aprontando com os outros.
Um dia deu um nó no rabo da onça. Outro dia passou batom vermelho na bocona do jacaré.
Na mesma semana, o danado do saci passou cola num galho de árvore e uma coruja ficou lá grudada!
Mas, um belo dia, o saci-pererê recebeu um convite para ser entrevistado no programa do Faustão sobre o folclore.
Então, ele pensou em colocar uma roupa bem bonita e também um sapato preto bem chique. Até comprou um gorro vermelho novo.
No grande dia, quando chegou a hora de colocar o sapato, não tinha jeito.
Todo mundo coloca o sapato ficando em pé na outra perna.
Mas o saci só tem uma perna!
Ele pediu ajuda para a onça. Ela deu a maior gargalhada e disse:
-- Agora você vai ver que onça é pior do que você imagina!
Então o saci foi pedir a colaboração do jacaré.
-- Quiá, quiá, quiá! Se depender de mim, você vai descalço mesmo!
E o saci tentou de novo:
-- Ô dona coruja, me ajuda a calçar este sapato, por favor!
A coruja respondeu que só ia ajudar se o Saci prometesse não aprontar mais com ninguém.
Ele prometeu e ela ajudou.
E a verdade é que, com a coruja, ele nunca mais fez travessura!
&n bsp; Evelyn Heine (adaptação)
b) Leitura silenciosa feita pelas crianças.
c) Leitura oral, modelar, feita pela professora.
d) Recontando a história na rodinha:
A professora iniciará a história e passará a vez para os alunos, de modo que todos tenham a oportunidade de se expressar oralmente.
e) Com os alunos sentados em duplas, a professora proporá que eles criem uma entrevista para o Saci Pererê.
Caso os alunos sintam dificuldade, a professora pode sugerir algumas perguntas iniciais, pensadas coletivamente.
Exemplo:
- Saci, qual é o seu nome completo?
- Como se chama os seus pais?
- Você tem quantos anos? ....
f) Prontas as entrevistas, os alunos farão uma apresentação oral das mesmas, sendo que um membro da dupla será o Faustão e o outro será o Saci Pererê.
Esta é uma atividade muito divertida que descontrai os alunos, o que facilita sua exposição oral.
g) As crianças levarão para casa uma entrevista preparada pela professora. A mamãe vai responder as perguntas e a criança anotará as respostas.
Em outra oportunidade, sentados em uma rodinha, os alunos compartilharão suas respostas com os colegas. Aqueles que não quiserem expor suas mães não precisarão fazê-lo, para não se sentirem constrangidos.
Atividade complementar
Se a professora achar interessante, essa entrevista poderá fazer parte de um livrinho para a mamãe.
DANIELS, H. Vygostsky em foco: pressupostos e desdobramentos; Papirus Editora; SP; 1994.
FERREIRA, Emília e TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985
A professora, durante todo o decorrer das aulas descritas, observará seus alunos e os ajudará em todas as suas dificuldades. Ela avaliará se as crianças estão:
- entendendo a função de uma entrevista;
- identificando os elementos envolvidos em uma entrevista, o entrevistador e o entrevistado;
- interagindo bem com o seu companheiro de dupla;
- quais dificuldades apresentam na escrita;
- se usam pontuação correta;
- se fazem perguntas viáveis e adequadas ao contexto e ao entrevistado;
- se conseguem envolver-se no trabalho com entusiasmo e responsabilidade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a Aula! Parabéns!