08/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
- O que é gravura.
- Quais os métodos que podem ser usados para gerar diferentes tipos de gravuras.
Aula no Portal do Profgessor intitulada "Imagens Gêmeas"
Esta aula foi trabalhada no 7o. ano do Colégio de Aplicação João XXIII em Juiz de Fora-MG, atendendo à estrutura curricular de Artes, prevista para a série. Contudo, ela pode ser trabalhada em outras séries tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio da mesmo forma que pode ser aplicada na educação de jovens e adultos.
O professor pode iniciar a aula relembrando o trabalho sobre a criação de Figuras Gêmeas como exemplo de um exercício que gera efeitos diferentes de uma pintura convencional. Pode aproveitar o momento para relembrar esses efeitos tem como base o processo de impressão. Sugiro ao professor que pergunte aos alunos o que eles entendem por impressão. É possível que alguém se lembre de carimbos. Esse pode ser um gancho para introduzir a questão da gravura como método de impressão com base em matrizes de diferentes tipos, tal qual, em uma escala menor o carimbo.
Pode ser utilizado o texto abaixo:
GRAVURA Mauro Andriole
De um modo geral chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Pode ser fruto da elaboração e manipulação minuciosa de um artista a partir de um desenho "original" transferido para uma placa de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identificam dentro de sua produção, compondo desta forma uma edição restrita. Este processo é diferente do "pôster", que atualmente é um produto de processos gráficos automáticos e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.
Cada imagem reproduzida, independente de suas cópias é única. A arte da gravura está justamente na perícia da reprodução da imagem, na fidelidade/diferenças sutis entre as cópias. Trata-se de um processo inteiramente artesanal. Desde a confecção da matriz, até o resultado final da imagem impressa no papel, a mão do artista está em contato com a obra.
Metal - É uma das técnicas mais antigas, produzidas por vários artistas da Renascença, como Albert Dürer, por exemplo. Consiste na "gravação" de uma imagem sobre uma chapa de cobre polida. O artista faz o desenho por meio de uma ponta seca que risca a chapa, formando sulcos que retêm a tinta, que será transferida através de uma grande pressão para o papel.
Melancolia I - Dürer -l 1514
http://www.ime.usp.br/~pleite/images/melancolia.jpg
Litografia - Surgiu por volta de 1797. Sua matriz é a pedra polida tal qual o cobre. O processo de gravação na pedra litográfica se dá primeiramente através da utilização de material oleoso, com o qual se elabora a imagem. A partir daí, ela recebe banhos corrosivos que criarão micro sulcos para reter a tinta que será impressa no papel.
hand with reflecting sphere - Escher - 1935
http://www.gualbertojunior.blogger.com.br/escher.jpg
Xilogravura - A Xilografia consiste de uma matriz em alto relevo produzida em madeira. O relevo é gravado através de materiais cortantes específicos. O artista "entalha" seu desenho na madeira, ao modo de um escultor. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também a impressão com as costas de uma colher. Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar.
Céu vermelho - Goeldi - 1950 - Xilogravura a cores
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/imagens/079_08.jpg
Linóleo - Assemelha-se ao entalhe d a Xilogra vura, no entanto, a madeira é substituída por uma matriz é de material sintético - placas de borracha, chamadas "linóleo". Esta técnica é mais recente do que a Xilogravura devido ao material de sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistas modernos, como Picasso, por exemplo.
Maternidade - Fayga Ostrower -1950
http://3.bp.blogspot.com/_Jewp5BBIldo/SOIR5TpdUwI/AAAAAAAACmQ/5E9rXT5Jaeg/s400/001.png
Serigrafia - ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador através de uma tela de seda, náilon ou poliéster preparada e esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de foto-sensibilidade. O resultado é uma espécie de "peneira", digamos assim, sendo que a parte desenhada esta livre para a passagem da tinta e o restante está vedado pela emulsão.
Four Colored Campbell's Soup Can - Andy Warhol - 1965
http://english.mart.trento.it/UploadImgs/724_18_Warhol___Four_Colored_Campbell_s_Soup_Can.jpg
Sugiro ao professor que leve algumas matrizes como exemplos para enriquecer a leitura do texto, pois alguns alunos têm dificuldades de entender o que ele quer dizer somente vendo imagens de gravuras prontas. As matrizes servem para demonstrar como uma imagem pode ser gerada através de diferentes tipos de placas.
Pode ser proposta a seguinte atividade sobre o texto, contudo sugiro que o professor peça aos alunos que respondam com suas próprias palavras, sem consulta para explicitar o que de fato entenderam sobre a aula. Deixe também as imagens expostas para os alunos observarem enquanto respondem:
ATIVIDADE:
O que é gravura segundo o seu entendimento?
Assim como a pintura, a gravura também tem materiais específicos. Cite qual mais te chamou a atenção e por que isso aconteceu.
Você acha que existe a possibilidade de todas as cópias serem iguais sempre? Justifique sua resposta.
Observe as imagens e comente cada uma das técnicas abaixo:
METAL:
LITOGRAVURA:
XILOGRAVURA:
LINÓLEO:
SERIGRAFIA:
Texto do artigo na íntegra, disponível no site:
http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/gravura_conceito_hist.html
Pode ser feita oralmente na sala com os alunos discutindo sobre as respostas da atividade e observando as imagens, percebendo as diferenças entre cada técnica.
Três estrelas 2 classificações
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13/09/2013
Quatro estrelasÓtima explicação
24/03/2010
Duas estrelasBoa esplanação e conteúdo. Faltaram atividades praticas