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Técnicas de Gravura

 

08/11/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O que é gravura.
- Quais os métodos que podem ser usados para gerar diferentes tipos de gravuras.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula no Portal do Profgessor intitulada "Imagens Gêmeas"

Esta aula foi trabalhada no 7o. ano do Colégio de Aplicação João XXIII em Juiz de Fora-MG, atendendo à estrutura curricular de Artes, prevista para a série. Contudo, ela pode ser trabalhada em outras séries tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio da mesmo forma que pode ser aplicada na educação de jovens e adultos.

Estratégias e recursos da aula


O professor pode iniciar a aula relembrando o trabalho sobre a criação de Figuras Gêmeas como exemplo de um exercício que gera efeitos diferentes de uma pintura convencional. Pode aproveitar o momento para relembrar esses efeitos tem como base o processo de impressão. Sugiro ao professor que pergunte aos alunos o que eles entendem por impressão. É possível que alguém se lembre de carimbos. Esse pode ser um gancho para introduzir a questão da gravura como método de impressão com base em matrizes de diferentes tipos, tal qual, em uma escala menor o carimbo.

Pode ser utilizado o texto abaixo:

GRAVURA Mauro Andriole
De um modo geral chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Pode ser fruto da elaboração e manipulação minuciosa de um artista a partir de um desenho "original" transferido para uma placa de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identificam dentro de sua produção, compondo desta forma uma edição restrita. Este processo é diferente do "pôster", que atualmente é um produto de processos gráficos automáticos e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.

Cada imagem reproduzida, independente de suas cópias é única. A arte da gravura está justamente na perícia da reprodução da imagem, na fidelidade/diferenças sutis entre as cópias. Trata-se de um processo inteiramente artesanal. Desde a confecção da matriz, até o resultado final da imagem impressa no papel, a mão do artista está em contato com a obra.


Metal - É uma das técnicas mais antigas, produzidas por vários artistas da Renascença, como Albert Dürer, por exemplo. Consiste na "gravação" de uma imagem sobre uma chapa de cobre polida. O artista faz o desenho por meio de uma ponta seca que risca a chapa, formando sulcos que retêm a tinta, que será transferida através de uma grande pressão para o papel.

Melancolia I - Dürer -l 1514
http://www.ime.usp.br/~pleite/images/melancolia.jpg


Litografia - Surgiu por volta de 1797. Sua matriz é a pedra polida tal qual o cobre. O processo de gravação na pedra litográfica se dá primeiramente através da utilização de material oleoso, com o qual se elabora a imagem. A partir daí, ela recebe banhos corrosivos que criarão micro sulcos para reter a tinta que será impressa no papel.

hand with reflecting sphere - Escher - 1935
http://www.gualbertojunior.blogger.com.br/escher.jpg

Xilogravura - A Xilografia consiste de uma matriz em alto relevo produzida em madeira. O relevo é gravado através de materiais cortantes específicos. O artista "entalha" seu desenho na madeira, ao modo de um escultor. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também a impressão com as costas de uma colher. Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar.

Céu vermelho - Goeldi - 1950 - Xilogravura a cores
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/imagens/079_08.jpg

Linóleo - Assemelha-se ao entalhe d a Xilogra vura, no entanto, a madeira é substituída por uma matriz é de material sintético - placas de borracha, chamadas "linóleo". Esta técnica é mais recente do que a Xilogravura devido ao material de sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistas modernos, como Picasso, por exemplo.

Maternidade - Fayga Ostrower -1950
http://3.bp.blogspot.com/_Jewp5BBIldo/SOIR5TpdUwI/AAAAAAAACmQ/5E9rXT5Jaeg/s400/001.png

Serigrafia - ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador através de uma tela de seda, náilon ou poliéster preparada e esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de foto-sensibilidade. O resultado é uma espécie de "peneira", digamos assim, sendo que a parte desenhada esta livre para a passagem da tinta e o restante está vedado pela emulsão.

Four Colored Campbell's Soup Can - Andy Warhol - 1965
http://english.mart.trento.it/UploadImgs/724_18_Warhol___Four_Colored_Campbell_s_Soup_Can.jpg

Sugiro ao professor que leve algumas matrizes como exemplos para enriquecer a leitura do texto, pois alguns alunos têm dificuldades de entender o que ele quer dizer somente vendo imagens de gravuras prontas. As matrizes servem para demonstrar como uma imagem pode ser gerada através de diferentes tipos de placas.

Pode ser proposta a seguinte atividade sobre o texto, contudo sugiro que o professor peça aos alunos que respondam com suas próprias palavras, sem consulta para explicitar o que de fato entenderam sobre a aula. Deixe também as imagens expostas para os alunos observarem enquanto respondem:

ATIVIDADE:

O que é gravura segundo o seu entendimento?

Assim como a pintura, a gravura também tem materiais específicos. Cite qual mais te chamou a atenção e por que isso aconteceu.

Você acha que existe a possibilidade de todas as cópias serem iguais sempre? Justifique sua resposta.

Observe as imagens e comente cada uma das técnicas abaixo:

METAL:

LITOGRAVURA:

XILOGRAVURA:

LINÓLEO:

SERIGRAFIA:

Recursos Complementares
Avaliação

Pode ser feita oralmente na sala com os alunos discutindo sobre as respostas da atividade e observando as imagens, percebendo as diferenças entre cada técnica.

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