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Meninos de Juiz de Fora

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
• Conhecer um pouco sobre a vida do artista Portinari e entrar em contato com algumas de suas obras;
• Ampliar seu conhecimento a respeito das obras do artista que se encontram em Juiz de Fora;
• Estabelecer algumas relações entre as obras apresentadas, em especial sobre as que apresentam cenas de crianças brincando e o contexto lúdico dos alunos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula foi ministrada para o 5º ano do Ensino Fundamental e não há requisitos prévios necessários, podendo ser aplicada em outras séries, conforme os critérios e expectativas do professor.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Conhecendo um pouco sobre Portinari

Os alunos poderão conhecer um pouco sobre a vida do artista através de pesquisas e/ou materiais apresentados pelo professor. Nesta aula inicial, eles tiveram contato com o livro: "Candido Portinari (Mestres das artes no Brasil)", da Editora Moderna, mencionado em Recursos Complementares. Este livro foi adquirido pelos alunos e doado à Biblioteca do Departamento de Artes, desta forma, podem ser utilizados coletivamente por outras turmas.

O professor poderá narrar alguns fatos marcantes da vida do artista, seguindo as páginas do livro juntamente com os alunos ou apresentar informações sobre ele, de acordo com os sites de pesquisa sugeridos.
"Candido Portinari nasceu em Brodowski, próximo a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em 29 de dezembro de 1903. Seus pais tinham vindo do nordeste da Itália para «fazer a América» mas, tarde demais, descobriram que a realidade do imigrante não era aquele devaneio criado pela propaganda dos contratadores de imigração.
Trabalhando de sol-a-sol, com salários minguados e uma forte concorrência, o desiludido imigrante podia agradecer aos céus por conseguir, mal e mal, dar abrigo e alimentação à numerosa família. Eram quinze ao todo: O casal e mais treze filhos que, na idade em que deveriam estar brincando, já participavam com seu esforço no sustento da casa.
Aos nove anos, Candinho já havia conseguido seu primeiro emprego como ajudante junto a artistas italianos que restauravam a pintura na igreja em Brodowski. Explicando-lhe as técnicas elementares, os pintores o ensinaram a refazer as estrelas, que eram a parte mais simples do conjunto".
Assim, inicia-se a vida do artista e o professor poderá destacar mais alguns fatos marcantes em sua trilha artística.
Logo após poderá apresentar os seguintes vídeos:


http://www.youtube.com/watch?v=BvN31o_nwuQ

http://www.youtube.com/watch?v=hF4hXf7yM24&NR=1


Comentar as obras mais impactantes com os alunos, acerca da temática, do estilo, das cores, composição, etc.

Logo após, apresentar as seguintes obras - Portinari em Juiz de Fora:

As Quatro Estações

1956
Painel de azulejos
435 x 795cm (painel)
15 x 15cm (azulejos)
São Paulo, SP
Sem assinatura
Datada na inscrição no canto inferior direito “PORTINARI EXECUÇÃO OSIRARTE DE SÃO PAULO 1956”

Associação Civil Clube de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

. OBSERVAÇÕES:

Obra executada para decorar parte da fachada principal da sede da Associação Civil Clube de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, projeto do arquiteto Francisco Bolonha.

. TEMAS:
Natureza: Plantas
Não Figurativo

Cavalo

[1956]
Painel de pastilha de cerâmica
96 x 163cm
São Paulo, SP
Sem assinatura e sem data

Associação Civil Clube de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

. OBSERVAÇÕES:

Obra executada para decorar a fachada lateral da sede da Associação Civil Clube de Juiz de Fora, MG, projeto do arquiteto Francisco Bolonha.

. TEMAS:
Natureza: Animais: Cavalo

O professor deverá comentar e refletir com os alunos sobre a importância das obras na cidade. Sugiro que os professores de outras cidades pesquisem se há alguma obra de arte de Portinari em sua cidade,  município ou localidade mais próxima para apresentar aos alunos e, quem sabe, até fazer uma visita programada com a turma.

Aula 02: Meninos de Brodowski

Narrar alguns fatos interessantes da infância do artista e mostrar as seguintes obras abaixo, que retratam as brincadeiras e o universo lúdico percebido por ele, no dia a dia infantil da época.

Obras: reflexão conjunta com os alunos sobre cada obra

Palhacinhos na gangorra - 1957

Menino com estilingue - 1958

Meninos soltando pipa - 1943

Meninos brincando - 1955

Meninos no balanço - 1960

Meninos pulando carniça - 1957

Moleques pulando cela - 1958

Menino com estilingue - 1947

Futebol - 1935

Perguntar aos alunos quais são as brincadeiras que eles costumam participar em sua rua, em seu bairro, na praça, nos condomínios fechados, nos clubes, etc.

Debater com eles a respeito da importância da integração, troca de experiências, elos de amizades que se podem formar em brincadeiras e esportes praticados ao ar livre, contrastando com as horas gastas em computadores, vídeo-games e bate-papos pela internet, muitas vezes, em jogos e outros divertimentos individuais.

Questioná-los a respeito de brincadeiras com estilingue, (mais pratica das  em décadas anteriores) - se já utilizaram, se acham uma prática saudável, quais são os riscos e as consequências desta brincadeira, que muitas vezes quebra vidraças, atinge pássaros, etc.

Perguntar quais outras brincadeiras mais saudáveis e que ainda não foram mencionadas eles se lembram. Verificar quais são aquelas que a turma mais admira e pratica.

Motivá-los a desenhar uma brincadeira infantil em uma folha A4 de papel canson ou cartolina branca, onde poderão também utilizar alguma obra de Portinari como fonte de inspiração para sua própria criação.

Aulas 03 e 04 - Pintura com aquarela e acabamento dos trabalhos

Nestas aulas os alunos deverão aquarelar seus trabalhos, pintando figura e fundo. Depois de secos, os trabalhos poderão ser realçados com lápis de cor e/ou hidrocor, conforme o desejo dos alunos.

Logo abaixo, podemos ver alguns exemplos dos trabalhos realizados por eles:

Skate

Escorregador do parquinho

Vôlei

Soltando pipa

Brincadeiras na praça do bairro

Meninas pulando corda

Menina pulando corda

Futebol de campo

Futebol

Fazendo gol

Chutando a bola

Futebol

Basquete

Aula 05: Apresentação dos trabalhos para a turma - Aula Final

Cada aluno deverá apresentar seu trabalho pronto para a turma, justificando o motivo da sua temática, qual a brincadeira escolhida, algum fato interessante ligado à esta escolha  e relacionar o seu trabalho com a obra de Portinari que o inspirou.

SUGESTÃO PARA O PROFESSOR QUE QUEIRA ACRESCENTAR MAIS UMA AULA DE 50 MINUTOS E TRABALHAR EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

Para complementar e aprofundar um pouco mais os temas relacionados ao artista, poderá ser ministrada uma aula com computadores, onde os alunos poderão ter acesso aos endereços abaixo relacionados, visualizando obras, participando de jogos e conhecendo curtas histórias de Candido Portinari, sob orientação do professor:

Para trabalhar com o site:


Projeto Portinari para Crianças


Galeria


http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/abertura.htm


Os alunos podem conhecer algumas obras, técnica, tamanho, título e história de cada uma que acessar.


Jogos – Brincando com Candinho


http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/memoria/jogo_me.htm


Jogo da memória, O Par Ideal, Quebra cabeça 1 e 2, De Quem é a Boquinha e O Baú Escondido.


Histórias de Menino


http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/abertura.htm


Clicar sobre o primeiro título, para ler as histórias de Candinho desde o início, ou clique sobre o título da história que você quer ler. São 32 histórias pequenas, de rápida leitura, ilustradas com as obras do artista.

Recursos Complementares

Sugestões de livros:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

SANTA ROSA, Nereide Schilaro.Candido Portinari (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 1999.

MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Alguns sites para pesquisa:

http://www.portinari.org.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Portinari

http://www.culturabrasil.pro.br/portinari.htm

http://www.casadeportinari.com.br/cronologia.htm

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=121

Avaliação
  •  O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
  • As reflexões diante das obras apresentadas, principalmente das obras que retratam as crianças, bem como o desenvolvimento de cada idéia particular devem ser incentivadas pelo professor. O intuito é que o aluno expresse através de seu trabalho, uma idéia própria, sem interferências de opiniões dos colegas e que possam expressar sua criatividade e imaginação de uma forma lúdica e contribuir com o processo da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
  •  O professor deve também ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto se envolveram com a proposta chegando à criação de um trabalho que possua um vínculo com as obras apresentadas e que retratem as brincadeiras realizadas por eles em seus momentos de lazer; as brincadeiras que costumam observar e participar nos bairros, praças, clubes que frequentam, de acordo com seu contexto vivencial.
  •  Verificar também a coerência e expressividade de cada idéia elaborada, bem como a participação dos mesmos na elaboração do desenho, da pintura e das reflexões expostas à turma após a realização de toda a proposta. Avaliar a explanação de cada aluno sobre seu trabalho na aula final.
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