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Têmpera

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabete Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Sobre a artista plástica Darli de Oliveira e sua poiésis;
• Manufaturar a têmpera - da descoberta e coleta à sua alquimia.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Sobre a artista plástica DARLI DE OLIVEIRA
“Nasceu em Nova Ponte - MG - 1950. Atualmente reside em Uberlândia onde exerce suas atividades acadêmicas na Universidade Federal e sua produção artística. Defendeu tese de mestrado em artes na Unicamp em 1996, quando montou uma exposição individual de pinturas feitas com pigmentos naturais, objeto de sua pesquisa. Já participou de várias exposições e Salões Oficiais brasileiros. Disponível em:  http://www.iar.unicamp.br/galeria/artistas/Darli_de_Oliveira.html

• Ensaio sobre uma obra de Darli de Oliveira: “A alquimia da têmpera nas obras de Darli de Oliveira” Disponível em: http://64.233.163.132/search?q=cache:znTOBnsytRUJ:www.festivaldearte.fafcs.ufu.br/2007/comunicacoes/14_leazumpano.pdf+%E2%80%A2+http://www.festivaldearte.fafcs.ufu.br/2007/comunicacoes/14_leazumpano.pdf&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk

• Dissertação de mestrado de Darli Reinalda Pinto de Oliveira “Arqueologia do fazer : uma trajetória e o uso tecno-expressivo dos pigmentos na fatura da têmpera”.
Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000102729

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
• Apresentar aos alunos slides sobre a artista plástica Darli de Oliveira cujas imagens foram retiradas do link: http://www.pibegpinturas.fafcs.ufu.br/dia%202%20site/SitePintura/acoes.htm

• Segue sugestão de PowerPoint:

Interior do ateliê

Artista Darli de Oliveira

Mostruário de pigmentos

Processo de secagem dos pigmentos

Tonalidades obtidas

• Discutir com os alunos sobre a possibilidade da manufatura de têmpera em sala de aula;
• Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula, porções de terra de diferentes cores, para o início da oficina de têmpera.

Aula 2
• Providenciar para esta aula baldes ou bacias pequenas;
• Organizar, sobre uma mesa central, as terras recolhidas pelos alunos, separando-as por tonalidades:

Fonte: Acervo particular

• Pedir para os alunos Iniciarem o processo de “lavagem” da terra, que em termos científicos é conhecida como decantação, seguindo os caminhos abaixo:


1. Peneirar a terra, para retenção das impurezas maiores;

Fonte: Acervo particular


2. Adicionar água sobre a terra peneirada – início do processo de decantação para “lavagem da terra”;

Fonte: Acervo particular

3. Deixar decantar e escoar a água. Repetir este processo por três vezes;

Fonte: Acervo particular


4. Colocar a terra “lavada” para secar.


Aula 3

• Continuar o processo de manufatura da têmpera;
• Solicitar que desfaçam os torrões de terra (depois de seca) e acondicionem-na, em vidros transparentes, caso não os tenha, coloque-a em saquinhos plásticos transparentes, o que permitirá a visualização das cores;

Fonte: Acervo particular

• Dizer aos alunos que os pigmentos coloridos, obtidos por meio dos torrões de terra serão a base para a manufatura da têmpera para pintura;
• Preparar um texto sobre Têmpera, para ser trabalhado em sala de aula com os alunos;
• Seguem sugestões de links a serem pesquisados:
http://www.brasilcultura.com.br/artes-plasticas/tecnicas-de-pintura-tempera/

http://www.edukbr.com.br/artemanhas/tempera.asp
• Discuta-o com os alunos as informações trazidas nos textos;

Aula 4

• Etapas do prepar o da têmpera:

1. Observar a quantidade certa de pigmento em relação ao aglutinante;
2. Procurar uma consistência na mistura da tinta, de modo que não fique nem muito grossa e nem muito rala , respectivamente, o que acarretaria futuros trincados, em conseqüência do excesso de pigmento e cola;
3. Adicionar proporções iguais do pigmento e do aglutinante, mexendo bem, devendo, de preferência, deixar a tinta descansar de um dia para o outro, o que completará a aglutinação dos seus componentes;
• Dispor, para esta aula, potes pequenos de vidro ou plástico, com tampa, para acondicionar as têmperas;
• Iniciar, com os alunos, o preparo das têmperas;
• Distribuir aos alunos, uma folha de papel sulfite A4, para que estes experimentem a textura da tinta.


Aula 5

• Providenciar, para esta aula, uma tela 30 x 20 para cada aluno, recortes de revista com imagens de pessoas ou lugares, cola, pincéis, papel toalha, recipientes com água para lavagem dos pincéis e as tintas preparadas na aula anterior;
• Distribuir para os alunos, as telas e os recortes de revista;
• Pedir para os alunos, colarem na tela, imagem recebida, fazendo algumas linhas ( com lápis HB) as quais deverão partir da imagem e ir em direção à tela;
• Explicar para os alunos que as têmperas serão utilizadas na pintura da tela onde se encontra a imagem colada;
• Seguem exemplos de trabalhos de alunos com têmpera e colagem, os quais foram realizados pelos alunos:


Trabalho de alunos com Têmpera
Foto: Acervo particular

Recursos Complementares

Vocabulário:
Aglutinante – elemento de ligação,cola.
Cor – Coloração, pigmento.
Pigmentos – substâncias corantes em forma de pó, que misturadas a um veículo líquido. servem para todas as técnicas de pintura. Podem ser minerais e orgânicos.
Pintura – arte de pintar; superfície coberta por pigmentos.

Avaliação

• Acompanhar, durante o desenvolvimento das aulas, o interesse dos alunos sobre a artista Darli de Oliveira e por sua produção plástico visual, bem como observar o desempenho individual de cada aluno, no processo de manufatura da têmpera.

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