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Música - Recepção, gosto e identidade - segunda parte (aula 5)

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula, o aluno deverá ser estimulado a observar, descrever e refletir a respeito dos processos de identificação coletiva que estão em torno das práticas musicais observadas, e também sobre si mesmo dentro de um grande círculo de consumo de massa ou de consumo restrito.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ao início dessa aula, o aluno já deverá ter feito suas próprias observações descritivas a respeito de diversos comportamentos, linguagens, entre outros elementos determinantes de grupamentos afiliados a um ou outro gênero musical. Essa observação vem a ser o trabalho individual passado na aula anterior sobre o qual levantaremos as discussões da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente, como ponto de partida, o professor deve solicitar aos alunos que exponham o resultado de seus trabalhos descritivos onde cada um deve ter observado um determinado gênero musical com todas as suas características comportamentais e outros elementos de identificação coletiva.

O professor deve fazer no quadro uma tabela ou resumo com as informações coletadas pelos alunos de forma a relacioná-las entre si, buscando semelhanças e contrastes.

A partir daí, desenvolva com os alunos a análise sobre os dados, procurando relacionar os elementos observados, destacando os aspectos simbólicos de identificação e sua maneira única e particular de se relacionar com a música em questão. A prática dos consumidores se traduz dessa forma em uma produção silenciosa e particular, ao mesmo tempo coletiva e ritualizada, atribuindo novos significados à prática musical que, por sua vez, é diretamente afetada por essa recepção. Encontramos, então, uma cadeia de retroalimentação estética onde produtores e receptores se influenciam mutuamente, estabelecendo valores e códigos que os fazem reconhecer uns aos outros como pares de determinada prática. Roupas, atitudes e linguagem são vestígios de um grande processo de identificação coletiva em torno de determinada prática, e representam a busca pelo sentimento de pertencer de cada indivíduo de um grupamento. Ainda que silenciosamente o processo de recepção possa ser transfigurado, quando observada a prática individual e isolada de um determinado sujeito, esse mesmo processo ganha uniformidade e é padronizado no grupo. Em seguida use as imagens abaixo para ilustrar a discussão:

As imagens (fotos) estão disponíveis em:

http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendId=349285712&blogId=513945361

1 - Heavy Metal

Nesse primeiro exemplo de Black metal, observamos um comportamento típico entre os sujeitos envolvidos na prática: roupas escuras e atitude agressiva, o círculo de consumo se estrutura de forma acessível apenas para conhecedores e iniciados, indivíduos que compartilham o entendimento simbólico de gestos e de comportamento. Nesse caso específico, a negação da popularidade mercadológica entre os pares faz do gênero um círculo fechado de acesso restrito, o que tem impacto direto na esfera de produção. Caso seja de interesse dos alunos, pode-se seguir uma grande e interessante discussão sobre a relação de campo restrito e indústria fonográfica.

2 - Movimento Punk

Essa imagem é um exemplo da estética do movimento, em uma cena de um casal de namorados - a particularização da experiência universal. A forma e o jeito próprios do movimento de compartilhar do coletivo maior. Um bom exemplo para confrontar a necessidade de particularização com a inevitável conexão com a universalização. O professor deve ter cuidado ao conduzir a discussão para que as observações não recaiam unicamente sobre os aspectos de cabelos e roupas como se fossem produtos de modismo. Interessa-nos na discussão, quais são os elementos simbólicos envolvidos, e como essas roupas, cabelos etc. ganham significação quando passam a ser elementos de identificação coletiva e de reconhecimento dos pares dentro da prática musical, em particular no âmbito da recepção.

3 - Violeiros

Apesar de ser uma imagem de intérpretes, vemos o elemento sempre presente, no palco e na plateia: o chapéu. Além de outros elementos, o chapéu simboliza o ambiente social original, a reafirmação do enraizamento dessa prática musical.

4 - Funkeiras

Roupas curtas, e atitude desinibida e rica de sensualismo, são características do público do funk. A dança, sempre com muita sensualidade, determina um comportamento típico para os ouvintes dessa música. Um ótimo exemplo para discutir em que níveis a recepção pode afetar a produção - seja diretamente por retroalimentação, como nos casos anteriores, como por atribuição de significado. A música funk, enquanto prática social, tendo em vista a particularidade de seu modelo de produção artesanal, atinge seu ápice de valor e significado na recepção: o baile funk.

5 - Movimento Hip Hop

Uma imagem de um desenho emblemático do movimento: a cultura negra urbanizada, a corrente que prende e impede o movimento, e o pedido de paz.

6 - Reggae

Observe com os alunos como a estética do reggae se mantém presente até os dias de hoje. As dreadlocks se tornaram um símbolo do movimento e de reconhecimento mútuo entre os adeptos.

7 - Movimento Bossa Nova

Interessante exemplo para refletir sobre elementos estéticos projetados fora do sujeito, como fator de reconhecimento e aceitação. A estética bossa nova é representada na imagem pelo mar e pelo violão, e não por vestimentas ou cortes de cabelo. A internalização desses elementos compõe o comportamento bossa nova, o jeito leve, descontraído e feliz de se relacionar com a prática. Se for do interesse dos alunos, uma discussão pode ser feita sobre os aspectos imagísticos e da importância desses sobre a estética da bossa nova.

8 - Sambista

O malandro, a roupa branca e o chapéu têm forte referência com a religiosidade afro-brasileira, que está presente nas raízes do samba.

9 - Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Imagem emblemática da recepção das classes burguesas cariocas, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como templo da música culta, lugar para ver e ser visto, lugar de atribuição de valor.

Por fim, um ótimo exemplo que ilustra esse tema, um vídeo que nos mostra como que o grupo de skatistas usa e consome a música:

http://www.youtube.com/watch?v=CDRVl3I_iPE

Avaliação

Os alunos devem fazer ao final da aula uma redação refletindo sobre o tema da aula, a partir de um exemplo de livre escolha.

Os alunos devem se mostrar capazes de associar elementos de identificação coletiva, práticas e produção.

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