20/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
O aluno deverá exercitar a audição consciente, despertando o ouvido para os sons que nos rodeiam (paisagem sonora).
O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.
O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.
Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.
1. Caro professor, comece a aula discutindo com os alunos sobre os sons que nos rodeiam. Pergunte se os sons de uma floresta são os mesmos sons que os de um grande centro urbano. Quais seriam as diferenças?
2. Peça aos alunos que fechem os olhos por um minuto e escutem os sons à sua volta. Faça perguntas: "qual é o som mais próximo que vocês conseguem ouvir?", "qual é o som mais distante?", "estão ouvindo algum som estranho?", "qual foi o som mais longo?", "e o mais curto?".
3. Explique que chamamos ao conjunto de sons que nos rodeiam de "paisagem sonora" e que esta paisagem é muito importante pois reflete o ambiente em que estamos, o nosso estilo de vida e, obviamente, relaciona-se com a música que fazemos. Lembre os alunos de que cuidar do ambiente sonoro é uma importante missão que cabe a todos nós, especialmente se temos a oportunidade de desenvolver uma escuta consciente, o que nos possibilita ter uma visão mais crítica sobre o assunto e interferir na busca de um ambiente sonoro de melhor qualidade.
Dê aos alunos a seguinte tarefa: crie uma paisagem sonora diferente daquela que existe ali na sala de aula. Eles podem ficar livres para tentar recriar os sons do ambiente que quiserem: uma floresta, um estádio de futebol, uma rua movimentada, uma fazenda, etc.
Divida os alunos em pequenos grupos e peça que trabalhem da seguinte maneira:
- Decidam a paisagem sonora que vão criar;
- Depois, decidam como fazer: que sons serão usados, quem vai executá-los, etc;
- Então, realizem os ensaios.
4. Se possível, coloque os grupos em espaços separados para não estragar a surpresa na hora das performances. Visite cada grupo durante a estruturação do trabalho e veja se algum grupo precisa de ajuda. Uma questão recorrente é os grupos não respeitarem os passos e a ordem sugerida para a composição.
5. Ao fim, os alunos devem apresentar suas composições para os colegas. Peça que os ouvintes mantenham os olhos fechados e tentem reconhecer a paisagem que foi apresentada.
Bibliografia:
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 1991.
SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 2001.
Veja na internet:
http://en.wikipedia.org/wiki/R._Murray_Schafer
http://www.thecanadianencyclopedia.com/index.cfm?PgNm=TCE&Params=U1ARTU0003133
Discuta todos os trabalhos com os alunos.
Pergunte qual foi o trabalho mais claro para situar as pessoas no ambiente sonoro proposto.
Estimule os alunos a perguntarem entre si sobre elementos que soaram dúbios ou sons que não foram claros quanto a suas representações.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/04/2014
Quatro estrelasMuito bom, parabéns! É este tipo de trabalho que precisamos desenvolver no dia dia e fazer com que o ensino de música se torne uma realidade em todas as escolas brasileiras.