Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA- Oficina 3: paisagem sonora.

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá exercitar a audição consciente, despertando o ouvido para os sons que nos rodeiam (paisagem sonora).

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.

O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.

Estratégias e recursos da aula

1. Caro professor, comece a aula discutindo com os alunos sobre os sons que nos rodeiam. Pergunte se os sons de uma floresta são os mesmos sons que os de um grande centro urbano. Quais seriam as diferenças?

2. Peça aos alunos que fechem os olhos por um minuto e escutem os sons à sua volta. Faça perguntas: "qual é o som mais próximo que vocês conseguem ouvir?", "qual é o som mais distante?", "estão ouvindo algum som estranho?", "qual foi o som mais longo?", "e o mais curto?".

3. Explique que chamamos ao conjunto de sons que nos rodeiam de "paisagem sonora" e que esta paisagem é muito importante pois reflete o ambiente em que estamos, o nosso estilo de vida e, obviamente, relaciona-se com a música que fazemos. Lembre os alunos de que cuidar do ambiente sonoro é uma importante missão que cabe a todos nós, especialmente se temos a oportunidade de desenvolver uma escuta consciente, o que nos possibilita ter uma visão mais crítica sobre o assunto e interferir na busca de um ambiente sonoro de melhor qualidade.

    Dê aos alunos a seguinte tarefa: crie uma paisagem sonora diferente daquela que existe ali na sala de aula. Eles podem ficar livres para tentar recriar os sons do ambiente que quiserem: uma floresta, um estádio de futebol, uma rua movimentada, uma fazenda, etc.

    Divida os alunos em pequenos grupos e peça que trabalhem da seguinte maneira: 

    - Decidam a paisagem sonora que vão criar; 

    - Depois, decidam como fazer: que sons serão usados, quem vai executá-los, etc; 

    - Então, realizem os ensaios.

4. Se possível, coloque os grupos em espaços separados para não estragar a surpresa na hora das performances. Visite cada grupo durante a estruturação do trabalho e veja se algum grupo precisa de ajuda. Uma questão recorrente é os grupos não respeitarem os passos e a ordem sugerida para a composição.

5. Ao fim, os alunos devem apresentar suas composições para os colegas. Peça que os ouvintes mantenham os olhos fechados e tentem reconhecer a paisagem que foi apresentada.

Recursos Complementares

Bibliografia:

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 1991.

SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 2001.

Veja na internet:

http://en.wikipedia.org/wiki/R._Murray_Schafer

http://www.thecanadianencyclopedia.com/index.cfm?PgNm=TCE&Params=U1ARTU0003133

Avaliação

Discuta todos os trabalhos com os alunos.

Pergunte qual foi o trabalho mais claro para situar as pessoas no ambiente sonoro proposto.

Estimule os alunos a perguntarem entre si sobre elementos que soaram dúbios ou sons que não foram claros quanto a suas representações.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Helder, pós-Graduando em Arte Educação para o Ensino de Música , Ceará - disse:
    heldermusic@hotmail.com

    21/04/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom, parabéns! É este tipo de trabalho que precisamos desenvolver no dia dia e fazer com que o ensino de música se torne uma realidade em todas as escolas brasileiras.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.