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A formação das paisagens: Cordilheira dos Andes

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá explicar a tectônica de placas, a formação da Cordilheira dos Andes e identificar o modo de vida dos povos que vivem em grandes altitudes.

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve saber o que é relevo, conhecer quais são os continentes e, especial, a América do Sul.

Estratégias e recursos da aula

  Aula 1     

Professor, o foco desta aula é a formação da Cordlheira dos Andes. Aproveite as notícias sobre tsunamis e terremotos, todos relacionados ao Círculo de Fogo do Pacífico para problematizar.
2004 - tsumani na Ásia;
2005 - terremoto no Japão e na Indonésia (Ásia);
2006 - terremoto em Taiwan (Ásia);
2007 - terremoto no Peru (América do Sul);
2007 - terremotos no Pacífico sul;
2008 - maremoto nas Filipinas (Ásia);
2008 - tremores de terra no Brasil causados por terremoto no Chile (América do Sul);
2009 - terremoto na Ásia (japão);
2009 - terremotos na Oceania,
2009 - tsunami na Oceania.


Com auxílio de um mapa-múndi, converse com os alunos a respeito das notícias e localize os fatos. A Localização vai mostrar que ao redor do oceano Pacífico há tendência de terremotos no continente ou no fundo do oceano.
A partir daí, converse com os alunos para chegar a duas questões:
1) por que essa região é tão atingida por catástrofes deste tipo?
2) este fator (Círculo de Fogo do Pacífico) pode ter outras consequências?

Lembre que esta aula deve ser muito dialogada, todas as sugestões, hipóteses, dúvidas dos alunos devem ser consideradas por você. Anote-as em seu caderno.

Dica:

Para esta atividade o professor pode levar os alunos no Laboratório de Informática e usar o Google Maps on-line e ver as imagens de satélite destes lugares, inclusive é possível utilizar uma versão do Google Earth instalado em um computador, com auxílio de um projetor tipo datashow, onde todos os estudantes poderão visualizar juntos as imagens com animação.

Aula 2

Comece com as anotações que você fez a partir das falas dos alunos para chegar à explicação da tectônica de placas, que permite melhor compreensão do Círculo de Fogo do Pacífico e vai coincidir com as marcações que foram feitas no mapa-múndi durante a conversa sobre as catástrofes divulgadas pela mídia. Para essa explicação utilize o recurso "A Formação dos Continentes" (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12658/formacaodoscontinentes.swf).

A formação dos continentes

Ao explorar a animação, chame a atenção para:

1. a Pangea, único continente que separou-se chegando à formação atual, que continua em movimento;

2. a emenda de placas no limiar da América do Sul, onde fica a Cordilheira dos Andes;

3. os pontos de grande atividade sísmica, que estão, em sua maioria, ao redor do oceano Pacífico;

4. localizar e identificar as duas placas que, ao chocarem-se, deram origem aos Andes.


Em seguida, explique que a tectônica de placas também age no planeta formando relevo: a Cordilheira dos Andes é um exemplo. Mostre, por meio da animação "Como se formam as montanhas" (a animação é narrada em inglês, se quiser pode usar sem áudio, e fazer sua própria narração: http://www.youtube.com/watch?v=ngV66m00UvU ), que mostra a formação da cordilheira, que está no encontro das placas Sul-americana e de Nazca.

Nesta aula, que se dá no laboratório de informática, peça aos alunos que pesquisem vídeos que apresentem a região, a intenção é que vejam a gigantesca cordilheira e a forma como a população local a ocupa. Não deixe de falar de Machu Pichu, grande exemplo de planejamento geoestratégico. Essa pesquisa pode ser feita em grupos, com dois ou três alunos em cada computador.
Atenda os grupos enquanto buscam os vídeos, peça que façam pausa sempre que desejar chamar a atenção para algo presente nos vídeos.
Vídeos sobre os Andes (acessados em 09 out 2009):

Lição de casa: esta atividade é individual. Peça que os alunos escrevam sobre a cordilheira dos andes. O texto deve conter o que mais chamou a atenção de cada um nas descobertas sobre a cordilheira, feita nestas duas aulas. Deve conter, também, a formação da cordilheira e informações sobre os povos que a ocupam.

Aula 3:

Peça que cada aluno leia seu texto, podendo fazer comentários a respeito. Aproveite a leitura dos textos para complementar informações e corrigir possíveis equívocos que possam ter acontecido no entendimento do assunto.
Não deixe de ter sempre o mapa na parede para localizar tudo o que é citado.

prática social final

Nós, no Brasil, temos alguma relação com a Cordilheira dos Andes?

Peça aos alunos que façam uma lista de "coisas" que relacionam o Brasil com a região andina.

Deve aparecer na lista: o Rio Amazonas nasce na cordilheira; o clima, no Brasil, sofre influência das cordilheiras (massas frias); os tremores de terra no Brasil são consequência de terremotos na emenda das placas na região andina; dentre os países (membros ou associados) do Mercosul, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela são andinos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A formação dos continentes Animação/simulação
Recursos Complementares

Estes endereços, acessados em 10 out 2009, podem ajudar:

Avaliação

Deve ser acontecer durante todo o processo, considerando os seguintes critérios:
a) participação no encontro inicial do tema: comentando, perguntando, apresentando hipóteses;
b) trabalho em grupo: atenção ao tema, cooperação e colaboração;
c) elaboração e pertinência do texto;
d) leitura do texto.

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