23/11/2009
Elizabete Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Confeccionar máscaras tendo como modelo o rosto humano;
• Modelar com papel machê, expressões sobre a máscara confeccionada.
Aula 1
• Apresentar aos alunos uma proposta de oficina de Máscaras;
• Dizer aos alunos que para esta oficina será utilizado como molde o rosto do colega;
• Apresentar, aos alunos, imagens de rostos pintados, como forma de familiarizá-los com a proposta do trabalho.
Fotos de tribos das margens do rio Omo, na África - fotógrafo Hans Sylvester. Buscar link:
Aula 2
• Preparar para esta aula: jornais cortados em tiras pequenas, cola, plástico, fita crepe e tesoura;
• Dividir os alunos em dupla, explicando para eles que será iniciado o processo de modelagem do rosto do parceiro. Para que todos tenham a oportunidade de modelar e serem modelados, esta atividade terá a duração de duas aulas;
• Seguem os passos a serem realizados pelos alunos, sob a orientação do professor:
1. Cobrir o rosto dos alunos com plástico e fita crepe, procurando com estes materiais definir as formas do rosto a ser modelado;
2. Cortar aberturas para os olhos e narinas;
3. Iniciar a colagem com as tiras de jornais embebidas em uma mistura de água e cola (não deixar excesso de água)
4. Seguem exemplos:
Rosto de aluna sendo modelado
Término do processo
Fonte: Acervo particular
5. Explicar aos alunos que o rosto deve receber pelo menos 3 camadas de jornal;
6. Pedir para que o aluno retire, a máscara do rosto do colega;
7. Colocar para secar. Com o intuito de evitar que a máscara desmanche, coloque sob ela jornais amassados e secos, prendendo-os com fita crepe;
8. Segue exemplo:
Máscara secando
Fonte: Acervo particular
Aula 3
• Repetir o processo da aula anterior solicitando aos alunos que troquem as funções. Quem foi modelado deverá modelar o colega e vice versa.
Aula 4
• Preparar papel machê para esta aula
• Receita:
1. Picotar papel em pedacinhos;
2. Colocar o papel picado de molho em um recipiente com água e desinfetante, por 24 horas;
3. Bater a mistura no liquidificador com água;
4. Escorrer e espremer em um tecido o excesso de água;
5. Amassar o papel batido com cola ou grude até homogeneizar a massa;
• Pedir, aos alunos que passem uma generosa camada de cola na base da máscara, para que esta possa receber o papel machê;
Aluno preparando a base para receber o papel machê
Fonte: Arquivo particular
• Falar para os alunos aplicarem camadas de papel machê sobre a base, provocando sulcos e relevos;
• Retomar as imagens da primeira aula, para que os alunos possam inspirar-se nas pinturas dos africanos do Rio Omo;
• Colocar para secar.
Aula 5
• Preparar, para esta aula, uma mistura de massa corrida e cola;
• Solicitar aos alunos que apliquem sobre as máscaras remodeladas a massa corrida com cola para conseguirem uma superfície mais lisa;
• Deixar as máscaras secando
Aluno aplicando massa corrida sobre a modelagem em papel mache
Fonte: Arquivo particular
Aula 6• Preparar para esta aula: tinta guache com cola, pincéis, potes com água para lavar os pincéis e toalha de papel;
• Solicitar que os alunos pintem as máscaras.
• Seguem exemplos abaixo:
Máscaras produzidas nas oficinas de Máscaras
Fonte: Acervo Particular
Sites sobre o fotógrafo Hans Sylvester, link:
• Acompanhar o processo de confecção das máscaras e a modelagem das mesmas com papel machê, analisando o interesse e o desempenho dos alunos.
Quatro estrelas 3 classificações
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06/05/2013
Cinco estrelasfoi muito bom tanto é que consigui montar minha mascara
05/10/2011
Cinco estrelasmuito boa essa aula
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito ! Só não entendi bem o passo nº 7. Valeu. Abraços.