23/11/2009
Elizabete Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Confeccionar fantoches;
• Criar uma história para ser apresentada com os fantoches.
Aula 1
• Apresentar aos alunos uma proposta de encenação de histórias, com o auxílio de fantoches;
• Fazer, para a turma, uma leitura dramática de uma história ou conto (sugestão de sites nos recursos complementares);
• Dividir a sala em grupos e solicitar que cada um crie uma história ou um conto, de forma que o número de personagens seja igual à quantidade de membros integrantes do grupo;
• Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula, sacos de papel e cabos de vassouras.
Aula 2
• Preparar cola, jornais, cartolinas, papel cartão, cordão, papel de seda, papel crepon e outros materiais que poderão ser utilizados na criação dos fantoches;
• Dizer aos alunos que, de acordo com a história ou conto elaborado na aula anterior, eles deverão construir fantoches para representar seus personagens;
• Pedir para os alunos desenharem em um dos lados do saco de papel, a face de seu personagem, recortando e colando papeis coloridos no formato dos olhos, da boca, do nariz e de outros detalhes dos rostos dos personagens;
• Solicitar que os alunos preencham o interior do saco com jornais embolados, e coloquem o cabo de vassoura na boca do saco de papel, amarrando-o de modo que fique bem firme;
• Falar para os alunos colocarem, com os materiais disponibilizados, detalhes na cabeça dos fantoches.
• Seguem exemplos:
Fantoches produzidos por um grupo de professoras de Lagoa Formosa – 1999
Fonte: Acervo particular
Aula 3
• Preparar dois metros de papel craft, tinta guache, pincéis, potes para água e papel toalha;
• Solicitar aos alunos para que pintem uma cena neste papel, informando-os que tal cena será utilizada na apresentação das histórias elaboradas;
• Segue exemplo:
• Painel produzido por um grupo de professoras de Lagoa Formosa – 1999
Fonte: Acervo particular
Aula 4
• Preparar a sala para a apresentação dos grupos;
• Colocar o papel craft em um suporte de modo que este sirva de suporte para a apresentação dos grupos;
• Seguem imagens de apresentações:
Apresentações realizadas por um grupo de professoras de Lagoa Formosa – 1999
Fonte: Acervo particular
• Sugestão de sites:
http://www.feijo.com/~flavia/joaoemaria.html para histórias como João e Maria, chapeuzinho Vermelho, O pequeno polegar e outros;
http://www.dominiofeminino.com.br/man/contoadolesc.htm para contos de adolescentes.
• Observar e acompanhar os alunos durante o processo de confecção dos fantoches, de elaboração da história ou conto e da apresentação teatral, de modo a perceber o envolvimento, a produtividade e a desenvoltura de cada um perante o grupo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!