Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


INTRODUZINDO O GÊNERO ANÚNCIOS

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Perceber que um texto de narrativa literária pode conter um outro gênero textual: o anúncio
*Compreender o valor do anúncio como um instrumento de comunicação social.
* Entender o valor das partes constitutivas de um anúncio.
* Compreender a mensagem do anúncio.
*Aprender a escrever um anúncio, observando suas características textuais.
*Perceber que diferentes anúncios implicam diferentes suportes textuais, uma vez que envolvem diferentes destinatários.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

a)    Na própria sala de aula ou em um outro ambiente diferenciado deste, um salão aconchegante, um canto agradável do pátio ou com as crianças sentadas em rodinha, a professora poderá fazer uma Oficina Literária.

·        Conversa inicial, motivando os alunos para a leitura que irá acontecer.

·        Distribuição do livro: Quero casa com janela.

undefined

·        Leitura silenciosa do livro.

·        Leitura oral da história de uma forma lúdica: pode ser um jogral, uma leitura teatralizada, etc.

·        Orientação da observação dos alunos para o anúncio escrito no decorrer da história:

                      undefined

                   Qual é o assunto?

                   A quem se destina esse anúncio?

                   Onde pode ser encontrado esse anúncio? (televisão, jornal, encartes, rádio, etc).

                   Quem o escreveu?  

               ● Discussão oral com os alunos sobre os aspectos observados. Esta pode ser uma discussão muito rica, pertinente à realidade do aluno e que envolve inúmeros aspectos de conhecimento de mundo: adequação do anúncio ao produto ( por exemplo, produto caro/anúncio caro, preço exorbitante dos anúncios de televisão, aspecto massificador das propagandas aspecto artístico do anúncio...) O nível dessas discussões será determinado pela realidade dos alunos envolvidos.

               ● Joguinho oral: os alunos criarão anúncios sobre produtos do cotidiano, sugeridos pela professora e os colegas emitirão suas opiniões sobre esses trabalhos.

              ● Produção escrita: a professora motivará seus alunos para a escrita de anúncios sobre produtos à escolha deles. Os textos poderão ser feitos no rascunho. Depois a professora os corrigirá, individualmente.

                ● Arte final: os alunos passarão a limpo seus trabalhos com o maior capricho possível, ilustrarão e os colocarão no mural ou em um cartaz, para serem apreciados por toda a turma.

Atividade suplementar

A professora motivará seus alunos a produzirem anúncios reais, oferecendo produtos para empréstimos, compra ou venda.

Ficarão muito interessantes esses anúncios colocados em um mural da sala de aula, cartaz ou corredor da escola. Será uma experiência concreta do valor social da leitura e da escrita.

Recursos Complementares

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione, 1990.

DANIELS, H. Vygostsky em foco: pressupostos e desdobramentos; Papirus Editora; SP; 1994.

FERREIRA, Emília e TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985

Avaliação

A professora avaliará nessa aula se os alunos:

- Estão interessados na leitura;

- Compreenderam a história;

- Estão se sentindo encorajados para uma leitura oral, expondo-se para os colegas;

- Lêem com fluência;

- A altura da voz está adequada para o ambiente;

- Sentem-se motivados para a escrita;

- Distinguem as partes do anúncio: destinatário(s), remetente(s), objeto(s) do anúncio, moldura comunicativa;

- Escrevem com a competência esperada para o nível em que se encontram.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.