29/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Estratégias e recursos:
a) Na própria sala de aula ou em um outro ambiente diferenciado deste, um salão aconchegante, um canto agradável do pátio ou com as crianças sentadas em rodinha, a professora poderá fazer uma Oficina Literária.
· Conversa inicial, motivando os alunos para a leitura que irá acontecer.
· Distribuição do livro: Quero casa com janela.
· Leitura silenciosa do livro.
· Leitura oral da história de uma forma lúdica: pode ser um jogral, uma leitura teatralizada, etc.
· Orientação da observação dos alunos para o anúncio escrito no decorrer da história:
Qual é o assunto?
A quem se destina esse anúncio?
Onde pode ser encontrado esse anúncio? (televisão, jornal, encartes, rádio, etc).
Quem o escreveu?
● Discussão oral com os alunos sobre os aspectos observados. Esta pode ser uma discussão muito rica, pertinente à realidade do aluno e que envolve inúmeros aspectos de conhecimento de mundo: adequação do anúncio ao produto ( por exemplo, produto caro/anúncio caro, preço exorbitante dos anúncios de televisão, aspecto massificador das propagandas aspecto artístico do anúncio...) O nível dessas discussões será determinado pela realidade dos alunos envolvidos.
● Joguinho oral: os alunos criarão anúncios sobre produtos do cotidiano, sugeridos pela professora e os colegas emitirão suas opiniões sobre esses trabalhos.
● Produção escrita: a professora motivará seus alunos para a escrita de anúncios sobre produtos à escolha deles. Os textos poderão ser feitos no rascunho. Depois a professora os corrigirá, individualmente.
● Arte final: os alunos passarão a limpo seus trabalhos com o maior capricho possível, ilustrarão e os colocarão no mural ou em um cartaz, para serem apreciados por toda a turma.
Atividade suplementar
A professora motivará seus alunos a produzirem anúncios reais, oferecendo produtos para empréstimos, compra ou venda.
Ficarão muito interessantes esses anúncios colocados em um mural da sala de aula, cartaz ou corredor da escola. Será uma experiência concreta do valor social da leitura e da escrita.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione, 1990.
DANIELS, H. Vygostsky em foco: pressupostos e desdobramentos; Papirus Editora; SP; 1994.
FERREIRA, Emília e TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985
A professora avaliará nessa aula se os alunos:
- Estão interessados na leitura;
- Compreenderam a história;
- Estão se sentindo encorajados para uma leitura oral, expondo-se para os colegas;
- Lêem com fluência;
- A altura da voz está adequada para o ambiente;
- Sentem-se motivados para a escrita;
- Distinguem as partes do anúncio: destinatário(s), remetente(s), objeto(s) do anúncio, moldura comunicativa;
- Escrevem com a competência esperada para o nível em que se encontram.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/02/2012
Quatro estrelasAchei a sua aula muito interessante. Pois foi uma forma lúdica de trabalhar anúncio. Utilizarei a história também.
09/11/2011
Cinco estrelasOtima a aula
24/03/2010
Cinco estrelasMuito instrutiva a aula.