22/03/2010
Marilda Aparecida Ionta e Renata Rena
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
• Os meios de transporte urbano, seus problemas e possíveis soluções.
• Interpretação de vídeos.
Atividade 1
Professor, se o local onde desenvolve sua atividade docente for uma cidade de porte médio ou grande, peça aos alunos para descreverem as dificuldades de se locomoverem ,
Professor, se o local for uma cidade de porte pequeno, peça para os alunos para observar nos jornais , telejornais ou ainda internet as dificuldades para se locomover nas grandes cidades brasileiras.
Proponha-os pensarem se isto é uma situação impossível de mudar ou se existem outras possibilidades.
Atividade 2
Professor, para esta aula será necessário uma sala de projeção ou uma sala de vídeo. O vídeo pode ser encontrado no endereço:http://video.google.com/videoplay?docid=1608289607442109392#
Trabalhando com o vídeo\Sociedade do automóvel
Professor, este vídeo possui aproximadamente 40 minutos, apesar de um filme extenso ele é bem aceito pelos adolescentes. O filme coloca a situação do transito na cidade de São Paulo na perspectiva de um debate que esclareça o que levou a está e problemática do transporte, bem como aponta soluções.
Antes de assistir o vídeo faça alguns questionamentos sobre o uso do automóvel como meio de transporte. Chame atenção sobre o que de importante deve ser destacado no vídeo sociedade do automóvel.
Proponha aos alunos questionamentos sobre o vídeo como:
• Nossas cidades foram projetas para um transporte coletivo?
• Seria diferente nosso espaço urbano se houvesse um menor número de automóveis?
• Conseguimos viver sem o Automóvel?
• Os problemas causados pelo automóvel são iguais para todos habitantes da cidade?
Realizada esta parte da atividade proponha a seguinte atividade para que os alunos:
Atividade 3
A segunda proposta de atividade consiste em assistir um outro vídeo sobre ciclovia para a cidade.
Retorne a atividade anterior, ou seja, relembre o debate.
Você pode utilizar os dois vídeos ou apenas um destes
Vídeo 1 ciclovia para acidade que queremos 8 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=y4k1hfmcNBg
Vídeo 2 ciclovia para acidade que queremos 8 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=WFmR9q1RsUU&feature=related
Esses vídeos apontam e exemplificam uma solução para o transporte através das ciclovias. É uma discussão interessante, pois nos coloca novas perspectivas em relação ao transporte urbano.
Em seguida, proponha aos alunos questionamentos sobre o vídeo como :
• É possível usarmos a bicicleta como meio transporte em nossas cidades?
• O que tornaria esta utilização mais provável?
• Por que não utilizamos mais as bicicletas como transporte?
Agora professores:
• Divida a turma em grupos e proponha a eles a elaboração de um plano alternativo de transporte para a nossa cidade ( atenção deixe que eles sejam criativos),
• Apresente os planos à turma
• Elabore a discussão sobre a viabilidade das propostas levanto em consideração aspecto ambiental, números de pessoas atendidas e viabilidade técnica e econômica
Professor de sites para auxiliar com o tema:
Projeção de vídeo
Após as atividades apresente a escola uma ação que pode melhorar o transporte do bairro, e mobilize o grêmio, a associação de pais e mestre, a direção da escola a associação de moradores para a solução dos problemas.
Professor avalie o senso de cidadania e capacidade de comunicação de seus alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!