Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cidades como se locomover

 

22/03/2010

Autor e Coautor(es)
Allain Wilham Silva de Oliveira
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Marilda Aparecida Ionta e Renata Rena

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Os meios de transporte urbano, seus problemas e possíveis soluções.
• Interpretação de vídeos.

Duração das atividades
10 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, se o local onde desenvolve sua atividade docente for uma cidade de porte médio ou grande, peça aos alunos para descreverem as dificuldades de se locomoverem ,

Professor, se o local for uma cidade de porte pequeno,  peça para os alunos para observar nos jornais , telejornais ou ainda internet as dificuldades para se locomover nas grandes cidades brasileiras.

Proponha-os pensarem se isto é uma situação impossível de mudar ou se existem outras possibilidades.

Atividade 2

Professor, para esta aula será necessário uma sala de projeção ou uma sala de vídeo. O vídeo pode ser encontrado no endereço:

http://video.google.com/videoplay?docid=1608289607442109392#


Trabalhando com o vídeo\Sociedade do automóvel
Professor, este vídeo possui aproximadamente 40 minutos, apesar de um filme extenso ele é bem aceito pelos adolescentes. O filme coloca a situação do transito na cidade de São Paulo na perspectiva de um debate que esclareça o que levou a está e problemática do transporte, bem como aponta soluções.
Antes de assistir o vídeo faça alguns questionamentos sobre o uso do automóvel como meio de transporte. Chame atenção sobre o que de importante deve ser destacado no vídeo sociedade do automóvel.

Proponha aos alunos questionamentos sobre o vídeo como:
• Nossas cidades foram projetas para um transporte coletivo?
• Seria diferente nosso espaço urbano se houvesse um menor número de automóveis?
• Conseguimos viver sem o Automóvel?
• Os problemas causados pelo automóvel são iguais para todos habitantes da cidade?

Realizada esta parte da atividade proponha  a seguinte atividade para que os alunos:

  • Peça aos alunos para fazer um vídeo em grupo sobre o transporte diário deles ou de alguma outra pessoa, este vídeo pode ser no celular.
  • Peça aos grupos que os exiba em sala e os discuta as semelhanças e diferenças com o vídeo sociedade do automóvel.

Atividade 3

A segunda proposta de atividade consiste em assistir um outro vídeo sobre ciclovia para a cidade.

Retorne a atividade anterior, ou seja, relembre o debate.


Você pode utilizar os dois vídeos ou apenas um destes
Vídeo 1 ciclovia para acidade que queremos 8 minutos


http://www.youtube.com/watch?v=y4k1hfmcNBg


Vídeo 2 ciclovia para acidade que queremos 8 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=WFmR9q1RsUU&feature=related


Esses vídeos apontam e exemplificam uma solução para o transporte através das ciclovias. É uma discussão interessante, pois nos coloca novas perspectivas em relação ao transporte urbano.
Em seguida, proponha aos alunos questionamentos sobre o vídeo como :
• É possível usarmos a bicicleta como meio transporte em nossas cidades?
• O que tornaria esta utilização mais provável?
• Por que não utilizamos mais as bicicletas como transporte?

Agora professores:

• Divida a turma em grupos e proponha a eles a elaboração de um plano alternativo de transporte para a nossa cidade ( atenção deixe que eles sejam criativos),
• Apresente os planos à turma
• Elabore a discussão sobre a viabilidade das propostas levanto em consideração aspecto ambiental, números de pessoas atendidas e viabilidade técnica e econômica

Recursos Complementares
Avaliação


Após as atividades apresente a escola uma ação que pode melhorar o transporte do bairro, e mobilize o grêmio, a associação de pais e mestre, a direção da escola a associação de moradores para a solução dos problemas.

Professor  avalie o senso de cidadania e capacidade de comunicação de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.