27/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a visão crítica sobre o tema Halloween, a partir da leitura de textos em Inglês e em Português.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Estando os alunos organizados em duplas ou trios no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, que têm como tema o Halloween, o professor deverá promover uma discussão sobre o referido tema. Em aula aberta, o professor deverá questionar os alunos se eles consideram que é adequado ou não o Halloween ser celebrado no Brasil e porquê. Para impulsionar as discussões, os alunos deverão ler o texto “Halloween no Brasil” (Fig. 1).
RECURSO
Texto Halloween no Brasil
http://www.brasilescola.com/halloween/halloween-no-brasil.htm
Figura 1 – Imagem do Recurso
A finalidade do uso deste recurso,é levar o aluno a pensar de forma crítica sobre o tema, a partir da análise dos argumentos apresentados. As seguintes questões norteadoras poderão ser trabalhadas:
1. O Halloween é tradicional no Brasil?
2. Quais as atitudes das pessoas a favor da celebração do Halloween no Brasil? E das pessoas que são contra?
3. Qual é sua opinião sobre celebrar o Halloween no Brasil?
O professor deverá organizar e supervisionar as discussões neste momento, para que não se perca o foco da mesma.
Neste momento, será proposto que, os alunos ainda em duplas, leiam o texto “History of Halloween” (Fig. 2) online e respondam as questões propostas na forma de verdadeiro ou falso, identificando as informações principais do mesmo sobre as origens do Halloween.
RECURSO
History of Halloween
http://www.5minuteenglish.com/oct29.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
O professor deverá estar atento ao trabalho das duplas, incentivando-os a utilizar as estratégias de leitura para a compreensão do texto, tais como, buscar as palavras-chave (as que aparecem nas perguntas e também no texto), as palavras cognatas (semelhantes às da Língua Portuguesa) e relacionar o assunto do texto ao seu conhecimento de mundo sobre o tema (no caso com o texto discutido durante a fase da motivação). O uso de dicionários não deverá ser incentivado.
Ao final desta atividade, o professor deverá corrigir a atividade em aula aberta, solicitando às duplas que digam quais as respostas dadas às questões e como chegaram até elas, explicando, caso necessário sobre as estratégias de leitura.
Caso necessite, o professor poderá encontrar informações sobre as estratégias de leitura em (Fig. 3):
RECURSO
Estratégias de Leitura
http://gilsoncosta.blogspot.com/2008/02/estratgias-de-leitura-2.html
Figura 3 – Imagem do Recurso
Este recurso contém informações resumidas sobre as estratégias de leitura em Língua Inglesa, caso o professor necessite de orientações.
Ao final deste momento, cada dupla deverá elaborar um p arágrafo “a favor” o u “contra” a celebração do Halloween no Brasil. Este parágrafo deverá conter pelo menos duas justificativas, fundamentadas nos textos lidos.
Neste momento, as duplas, lerão os seus parágrafos para a turma. Os argumentos principais (justificativas) levantados em cada um serão colocados na lousa pelo professor, após debate com a turma.
A partir das argumentações dos alunos, em colaboração com o professor de Matemática, deverá ser proposta a elaboração de um levantamento estatístico dos alunos da escola que são a favor e contra que o Halloween seja celebrado no Brasil. Cada grupo, então, ficará responsável por fazer o levantamento das opiniões em uma turma. Sugerimos como questões para as entrevistas:
a. Você sabe o que é o Halloween?
b. Você já participou de alguma festa de Halloween?
c. Você é a favor de que o Halloween seja celebrado no Brasil?
Os dados das entrevistas serão transformados em estatísticas e apresentados na forma de gráfico, no mural da escola.
1) Criar um grupo de discussão a respeito do tema Halloween na Internet, no qual os alunos poderão postar suas opiniões e questionamentos em Inglês ou Português para posterior elaboração de textos. Sugerimos o Yahoo!Grupos (Fig. 5).
RECURSO
Yahoo Grupos
http://br.groups.yahoo.com/
Figura 5 – Imagem do Recurso
2) Propor que, em duplas ou trios, os alunos realizem a atividade “Word Drop Game” (Fig. 6) para o desenvolvimento de vocabulário relacionado ao Halloween. Esta consiste em organizar as letras das palavras enquanto elas “caem” na tela, somando pontos. As palavras que aparecem neste jogo são:
• bat
• black cat
• candy
• carve
• costume
• Dracula
• ghost
• October
• pumpkin
• trick or treat
• vampire
• witch
Antes dos alunos realizarem a atividade, o professor deverá apresentá-las em forma de lista escrita na lousa, com repetição oral das mesmas, para enfatizar a pronúncia. Os alunos então buscarão o significado de tais palavras no dicionário.
RECURSO
Word Drop Game
http://www.manythings.org/vocabulary/games/b/words.php?f=halloween
Figura 6 – Imagem do Recurso
Sugerimos que o professor estabeleça de cinco a dez minutos para que os alunos realizem a atividade proposta no recurso. Ao final, deverá, em aula aberta, verificar quais as duplas que conseguiram organizar mais palavras, e quais são elas, colocando-as na lousa para em seguida ler e solicitar que os alunos repitam para reforçar a pronúncia adequada.
Ao final, o professor deverá dizer que todas estas palavras estão relacionadas ao Halloween, celebrado nos Estados Unidos em 31 de outubro, propondo uma conversa informal sobre o tema, a partir das seguintes questões norteadoras:
1. O que você sabe sobre o Halloween?
2. Onde ele é celebrado? Quando?
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura dos textos em Inglês e Português, refletindo criticamente sobre o tema Halloween.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasCara Juliana, Sou professora de Inglês, atualmente trabalho com os níveis Fundamental Final, EJA ( tempos formativos) todos. Estou fazendo um curso de aperfeiçoamento pelo estado "Mídias na Educação" é um curso de pós graduação à distancia semi- presencial. Uma das tarefas do curso é pesquisar sobre uma aula que esteja no portal do professor e respondaer a algumas perguntas como: Foram usadas algumas ferramentas TICs de diferentes mídias? O que você gostaria de perguntar ao professor?