27/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Produzir texto escrito a partir de história ouvida.
- Imaginar e criar aventuras com a personagem principal da história, inserida na sua realidade.
- Reconhecer pontos turísticos da sua própria cidade.
- Valorizar a cidade natal como parte de sua identidade cultural.
Conhecer a história da Bruxa Onilda vai a Paris ou outro título da mesma coleção.
Levantar os pontos turísticos de sua cidade e se possível visitar alguns.
Seria interessante localizar nosso país no mapa mundi e depois sua cidade. Este tipo de trabalho enriqueceria a produção escrita dos alunos.
• Fotos dos pontos turísticos de sua cidade
• Folha ou caderno para produção de texto
Conversar sobre os pontos turísticos da cidade onde mora.
Levar a turma a imaginar uma aventura da Bruxa Onilda na sua cidade.
Ex: BRUXA ONILDA VAI AO RIO
Então pediria para imaginar o que a Bruxa Onilda poderia aprontar no Pão-de-Açúcar, no Cristo Redentor, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Jardim Botânico, em Copacabana, no Maracanã, no Sambódromo... Que tal?
Construir com a turma histórias oralmente.
Depois pediria para escrever essa grande aventura da Bruxa Onilda e ilustrar a sua história.
Pedir aos alunos para fazerem uma leitura silenciosa antes de entregar. Este momento funcionaria como revisão do próprio texto.
Os alunos que desejassem poderiam depois apresentar suas histórias, lendo para a turma.
O professor poderá pedir a cada aluno para ler sua produção e mostrar a ilustração do texto para a turma.
Também seria possível criar um álbum ou livro das aventuras da Bruxa Onilda pela sua cidade, com esse material.
Ainda realizar uma exposição pela escola com os trabalhos dos alunos: trechos dos textos e ilustrações sobre o trabalho realizado - Buxa Onilda vai a sua cidade.
Títulos da Coleção da Bruxa Onilda - E. Larreula, R.Capdevila. Ed. Scipione:
- Bruxa Onilda vai a Paris
- Bruxa Onilda vai à Inglaterra
- Bruxa Onilda vai a Nova Iorque
- Bruxa Onilda vai a Veneza
- Bruxa Onilda vai à festa
Acompanhar a participação do grupo durante o trabalho de criação de histórias oralmente.
Ler os textos escritos pelos alunos, priorizando a criatividade no desenvolvimento do tema proposto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2011
Cinco estrelasotima atividade..tive um monte de ideias... obrigada