Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma história gera outras histórias II - “Bruxa Onilda vai a sua cidade”

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Produzir texto escrito a partir de história ouvida.

- Imaginar e criar aventuras com a personagem principal da história, inserida na sua realidade.

- Reconhecer pontos turísticos da sua própria cidade.

-  Valorizar a cidade natal como parte de sua identidade cultural.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Conhecer a história da Bruxa Onilda vai a Paris ou outro título da mesma coleção.
     Levantar os pontos turísticos de sua cidade e se possível visitar alguns.
     Seria interessante localizar nosso país no mapa mundi e depois sua cidade. Este tipo de trabalho enriqueceria a produção escrita dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

        
           • Fotos dos pontos turísticos de sua cidade
           • Folha ou caderno para produção de texto


     Conversar sobre os pontos turísticos da cidade onde mora.
     Levar a turma a imaginar uma aventura da Bruxa Onilda na sua cidade.
Ex: BRUXA ONILDA VAI AO RIO
     Então pediria para imaginar o que a Bruxa Onilda poderia aprontar no Pão-de-Açúcar, no Cristo Redentor, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Jardim Botânico, em Copacabana, no Maracanã, no Sambódromo... Que tal?
     Construir com a turma histórias oralmente.
     Depois pediria para escrever essa grande aventura da Bruxa Onilda e ilustrar a sua história.
     Pedir aos alunos para fazerem uma leitura silenciosa antes de entregar. Este momento funcionaria como revisão do próprio texto.
     Os alunos que desejassem poderiam depois apresentar suas histórias, lendo para a turma.

Recursos Complementares

O professor poderá pedir a cada aluno para ler sua produção e mostrar a ilustração do texto para a turma.
Também seria possível criar um álbum ou livro das aventuras da Bruxa Onilda pela sua cidade, com esse material.

Ainda realizar uma exposição pela escola com os trabalhos dos alunos: trechos dos textos e ilustrações sobre o trabalho realizado - Buxa Onilda vai a sua cidade.

Títulos da Coleção da Bruxa Onilda - E. Larreula, R.Capdevila. Ed. Scipione:

- Bruxa Onilda vai a Paris
- Bruxa Onilda vai à Inglaterra
- Bruxa Onilda vai a Nova Iorque
- Bruxa Onilda vai a Veneza
- Bruxa Onilda vai à festa

Avaliação

     Acompanhar a participação do grupo durante o trabalho de criação de histórias oralmente.
     Ler os textos escritos pelos alunos, priorizando a criatividade no desenvolvimento do tema proposto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.