05/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento para o uso de vocabulário e expressões adequadas em uma entrevista de emprego em Inglês.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido em aparelho de CD.
Para dar início a estas aulas, o professor deverá propor que, em duplas ou trios, os alunos leiam o artigo “Copa e Olimpíadas devem gerar 5 milhões de empregos” (Fig. 1) e debater este com base nas seguintes questões norteadoras:
• Que eventos vão impulsionar a geração de empregos no Brasil?
• Quantos empregos serão criados?
• Quais as áreas mais favorecidas?
• Que tipo de qualificação os profissionais mais requisitados deverão ter?
RECURSO
Artigo Copa e Olimpíadas devem gerar 5 milhões de empregos
http://www.slideshare.net/jugense/copa-e-olimpadas-devem-gerar-5-milhes-de-empregos
Figura 1 – Imagem do Recurso
Ao final deste momento o professor deverá propor e organizar a discussão em aula aberta das questões propostas, com o intuito de ativar conhecimentos prévios do aluno sobre a importância da qualificação profissional. Sugerimos que as discussões não ultrapassem o tempo de 10 minutos.
Dando sequência a atividade anterior, o professor deverá questionar os alunos se em algum momento já participaram de uma entrevista de emprego, e como consideram que devem se comportar na mesma. Após brevemente ouvir a opinião dos alunos, deverá propor que ouçam uma especialista (Fig. 2) que dará dicas de como ser bem sucedido em uma entrevista de emprego, realizando individualmente algumas atividades para a compreensão destas.
Observação: o áudio tem a duração de 6min34seg e está disponível para download para ser salvo em CD!
RECURSO
Áudio Job Interviews
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammar/ask_about_english/080708/
Figura 2 – Imagem do Recurso Áudio Job Interviews
O professor deverá apresentar o áudio pelo menos três vezes, para que os alunos respondam a atividade de número um. Ao final deste momento, antes da correção em aula aberta, colocando as respostas na lousa, o professor deverá propor que os alunos comparem as respostas dadas em duplas, para confirmarem suas hipóteses a partir da discussão do que foi compreendido. Se necessário, o áudio poderá ser ouvido mais duas ou três vezes antes da correção feita pelo professor. O mesmo procedimento deverá ser adotado para a atividade 2 da folha de atividade proposta no recurso (Fig. 3).
RECURSO
Atividade Para o Áudio Job Interviews
http://www.slideshare.net/jugense/job-interviews-atividade-auditiva-2130986
Figura 3 – Imagem do Recurso
Ao final deste momento, o professor deverá propor a discussão em aula aberta sobre as estratégias utilizadas para a compreensão do áudio e sobre a imp ortância das informações apresentadas nele. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
• Quais técnicas você usou para entender e responder esta atividade? Pode dar exemplos?
• Você considera as dicas dadas pela especialista coerentes e úteis? Explique.
Caso necessite, o professor poderá encontrar informações sobre as estratégias de compreensão auditiva em (Fig. 4):
RECURSO
Estratégias de Compreensão Auditiva
http://www.midtel.com/~natebg/listenin.htm
Figura 4 – Imagem do Recurso
Este recurso contém informações resumidas sobre as estratégias de compreensão auditiva em Língua Inglesa, caso o professor necessite de orientações.
Neste momento, no Laboratório de Informática, os alunos deverão responder ao quiz disponível na Internet que corresponde a ligar as perguntas e respostas de uma entrevista de emprego propostas na atividade (Fig. 5). Caso não seja possível realizar a atividade online, o site a disponibiliza para download na forma de folha de atividae - em CLICK HERE no final da página.
RECURSO
Quiz Entrevista de Emprego
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/business/getthatjob/unit4interview/page3.shtml
Figura 5 – Imagem do Recurso
A finalidade do uso deste recurso é introduzir a prática oral de uma entrevista de emprego para que em momento posterior seja realizada uma entrevista simulada, levando em conta todos os aspectos mencionados na atividade auditiva proposta anteriormente.
Ao final da realização da atividade, o professor deverá ler e propor a repetição das perguntas e respostas apresentadas. Logo após, os alunos deverão, sob a supervisão do professor praticar as perguntas e respostas em duplas, as quais deverão ser trocadas de três a quatro vezes.
Para finalizar as atividades destas aulas, o professor deverá propor que as duplas, como no início da Atividade 2, criem uma simulação de entrevista de emprego a ser apresentada para a turma (Fig. 6). Neste momento, o professor orientará e supervisionará, pois as duplas poderão pesquisar na Internet sobre o tema. Sugerimos os seguintes sites:
1. http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/business/getthatjob/index.shtml
2. http://www.carolinebrownlisteninglessons.com/interview/menu.php
3. http://www.elllo.org/yeartwo/Jan10th/jobcenter.htm
4. http://www.bls.gov/k12/
Cada dupla receberá um número, e o professor sorteará as duplas que se apresentarão. Ao final de cada apresentação, os aspectos mencionados na atividade auditiva deverão ser avaliados coletivamente pelo grupo.
Figura 6 – Alunos Simulam Uma Entrevista de Emprego
Disponível em: http://www.isledegrande.com/midsch/images/ midsch-job-interviews 11-15-07.jpg
Acesso em: 05 de outubro de 2009.
1) Os alunos poderão gravar as simulações de entrevista de emprego e postá-las no YouTube. Maiores informações sobre como fazer esta postagem podem ser encontradas pelo professor no artigo “Beabá de Envio de Vídeos Para o Youtube” (Fig. 7).
RECURSO
Artigo “Beabá de Envio de Vídeos Para o Youtube
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=284
Figura 7 – Imagem do Recurso
2) O professor poderá levar, ou pedir que os alunos levem, roupas e objetos para a produção da apresentação das Job Interview criadas pelos alunos.
3) Em colaboração com o professor de História, os alunos poderão pesquisar sobre a questão do emprego no Brasil.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a compreensão auditiva do texto proposto e de trabalhar de forma colaborativa e criativa na criação das entrevistas de emprego.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!