24/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher,Erwin Doescher e Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário sobre locais da cidade e direções (tais como “siga em frente” e “vire a direita”).
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início as discussões destas aulas, estando no Laboratório de Informática, o professor deverá perguntar aos alunos que lugares da cidade eles costumam ir, listando-os na lousa. Em seguida, deverá perguntar aos alunos se sabem como estes são chamados em inglês.
Após ouvir os alunos, o professor deverá dividi-los em duplas ou em trios para pesquisarem sobre como os lugares citados por eles – ou alguns deles – são chamados em Inglês. Sob a supervisão e orientação do professor, elaborando um cartaz com flaschards dos lugares (associando as figuras com os nomes) usando o recurso (Fig. 1) postado abaixo.
RECURSO
Site para Criação do Cartaz
http://www.toolsforeducators.com/handouts/places.php
Figura 1 - Imagem do Recurso
Para pesquisa sobre o tema “Places in Town – Lugares da Cidade” sugerimos os seguintes sites:
1. http://www.learnenglish.de/vocabulary/buildings.htm
2. http://www.enchantedlearning.com/languages/french/subjects/buildings.shtml
As duplas que se sentirem a vontade apresentarão em aula aberta o cartaz criado. A partir deste, o professor apresenta mais lugares usando dos Flaschards disponíveis no recurso (Fig. 2).
RECURSO
Flascards
http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-places-1.pdf
http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-places-2.pdf
http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-places-3.pdf
Figura 2 – Imagem do Recurso
O vocabulário apresentado neste recurso é: bakery, shoe shop, supermarket, news agent, library, gym, toyshop, bank, townhall, park.
Neste momento, será proposto que os alunos expliquem - em Inglês, como chegar aos locais mencionados na atividade anterior. Para tanto, inicialmente, será apresentado o vídeo “Learn English 4 – Directions” com a duração de 4 minutos e 12 segundos. Neste vídeo será introduzida a Expressão “Excuse me, where is the (beach)?” a partir de um diálogo.
RECURSO
Vídeo Directions
http://www.youtube.com/watch?v=esmQ9nysj6g&feature=related
Figura 2 – Imagem do Recurso
Ao final da exibição do vídeo, todos devem repetir as frases propostas e logo após criar uma pergunta semelhante, usando os locais apresentados na atividade anterior (como, por exemplo: “Excuse me, where is the bakery?”). O professor deve estar atento para dar algumas frases exemplos – usando os lugares citados no início das aulas, e depois pedir para que eles apresentem as suas.
Os a lunos que se sentirem à vontade apresentarão a pergunta criada para turma. É importante que a turma participe deste momento, discutindo se a frase foi construída corretamente, como poderia ter sido feita a pergunta etc.
Se necessário os alunos poderão assistir o vídeo novamente e o professor poderá solicitar a repetição das perguntas criadas para reforço da pronúncia adequada.
Dando sequência, ainda em duplas, os alunos assistirão a apresentação “After the Spy” do recurso postado abaixo, devendo repetir oralmente os diálogos apresentados (Fig. 3)
RECURSO
After the Spy
http://www.edu365.cat/eso/muds/angles/spy/index.htm#
Figura 3 – Imagem do Recurso
Em aula aberta o professor requisitará que os alunos que se sentirem à vontade digam as expressões para indicar direções que aparecem na apresentação, tais como “turn right” e “ go straight” para que escreva na lousa. Estas expressões serão lidas pelo professor e repetidas pelos alunos, enfatizando a pronúncia adequada das mesmas.
Agora os alunos criarão diálogos para requisitar e dar direções com base nas expressões e no vocabulário trabalhados nas atividades anteriores. Assim, deverão, em colaboração com o professor de Artes e de Geografia, desenhar mapas do bairro (Fig. 4), com as indicações dos estabelecimentos. Para tanto, sugerimos o uso do Google Maps.
RECURSO
Google Maps
http://maps.google.com/maps
Figura 4 – Imagem do Recurso
Caso o professor necessite de orientações sobre o Google Maps poderá assistir o vídeo proposto no recurso (Fig. 5) postado abaixo.
RECURSO
Vídeo Google Maps
http://www.youtube.com/watch?v=NOig0MdkVtM&feature=PlayList&p=135B5E61E990AF50&playnext=1&playnext_from=PL&index=36
Figura 5 – Imagem do Recurso
A partir dos mapas, os alunos deverão produzir diálogos para serem apresentados para a turma, tais como os vistos na atividade anterior. Exemplo:
A: Excuse me, where is the bank?
B: Go straight ahead for three blocks and turn right on Bela Street. The bank is on the left.
A: Thanks.
B: You are welcome.
Caso não seja possível usar o recurso Google Maps, os mapas poderão ser desenhados a mão livre ou usando o aplicativo Paint (um editor gráfico para a criação ou trabalho com imagens já prontas). O importante é que os alunos criem os diálogos e apresentem para a turma. Os mapas e diálogos criados poderão ser postados no mural da escola.
Para finalizar as atividades destas aulas os alunos poderão realizar a atividade auditiva sugerida (Fig. 6) para fixação dos conteúdos.
RECURSO
Atividade Auditiva Sobre Direções
http://www.elllo.org/games/games/12-LG-Directions.htm
F igura 6 – Imagem do Recurso
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender e utilizar adequadamente as expressões relativas a dar e pedir direções, bem como o vocabulário relativo aos locais tais como, bakery, coffee shop, relacionando-os com o seu contexto social de forma crítica.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do planejamento desta aula, porém percebi que é necessário que o professor conheça muito de informática, o que infelizmente não ocorre nas escolas públicas.