27/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin eDoescher,Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver, a partir da discussão do tema Olimpíadas, o vocabulário a respeito de esportes.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, que têm como tema as Olimpíadas e esportes, o professor deverá exibir o vídeo “bruno bozzetto mr OttO the olympic adventures” (Fig. 1), com a duração de 3:54min, postado abaixo. Este vídeo trata-se de uma animação humorística sobre o tema Olimpíadas.
RECURSO
Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=bO5v5AMtDh0
Figura 1 – Imagem do Recurso
Após assistirem o vídeo os alunos deverão responder as seguintes questões:
1. What is the video about? / Qual é o assunto do vídeo?
2. What sports do you see in the video? / Quais esportes você vê no video?
Ao final desta etapa, os alunos que se sentirem à vontade apresentarão suas respostas, que serão confirmadas como adequadas ou pelo professor, após breve debate. Caso considere necessário, o professor poderá passar o vídeo novamente.
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo em DVD para ser exibido, em aparelho adequado, ao mesmo tempo para todos os alunos!
Neste momento o professor apresentará, em Inglês, para os alunos alguns dos esportes que fazem parte das Olimpíadas. Para tanto, os alunos, divididos em duplas ou trios, realizarão a atividade online que consiste em completar os nomes de esportes propostos nas figuras, usando palavras de uma lista proposta no recurso (Fig. 2).
RECURSOVisual Vocabulary of Olympic Sports
http://www.learnenglishfeelgood.com/vocabulary/visual-esl-olympics1.html
Figura 2 – Imagem do Recurso
Ao final deste momento, o professor deverá solicitar que algumas duplas digam os nomes dos esportes propostos nas imagens e escrevê-los na lousa. Logo em seguida, deverá promover a repetição oral das palavras, para esclarecer dúvidas quanto à pronúncia.
Como continuidade a atividade anterior, o professor deverá questionar os alunos se conhecem mais algum esporte que faz parte das Olimpíadas e quais são. Para ter uma lista dos mesmos, deverão acessar o Recuso “Olympics.org” (Fig. 3)
RECURSO
Olympics.org
http://www.olympic.org/en/content/Sports/
Figura 3 – Imagem do Recurso
Sugerimos que o professor leia com os alunos os esportes propostos na lista que aparece no topo do site, ao lado direito da tela.
Neste momento, então, os alunos deverão, nas mesmas duplas da atividade anterior, escolher um esporte sobre o qual irão pesquisar.
Os tópicos a serem incluídos nesta pesquisa são:
1. Origins of the Sport
2. Equipament
3. Rules
4. Medalists in the Olympics
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites:
http://news.bbc.co.uk/sport
http://www.sportsknowhow.com/rules/index.html
Os alunos poderão pesquisar também no site de busca Google, usando a expressão “how to pl ay + nome do esporte pesquisado". É impo rtante que o professor organize a turma para que cada dupla pesquise esportes diferentes entre si.
A partir das pesquisas feitas, os alunos elaborarão cartazes informativos sobre cada esporte pesquisado, contendo imagens e texto em Inglês relativo aos tópicos pesquisados, que serão posteriormente postados no mural da escola (Fig. 4), em colaboração com o professor de Artes.
Neste processo poderão ser usados editores de imagens, caso o professor considere conveniente, tais como o Corel Draw e o Paintbrush. Caso o professor necessite aprender usar tais editores sugerimos os seguintes tutoriais:
1. http://www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/coreldraw10/
2. http://www.khouse.fplf.org.br/manuais/pdf/paint_brush.pdf
Figura 4 – Alunos Criando Cartazes
Fonte: http://www.escolasaopaulo.org/banco-de-imagens/ferias-de-julho-na-escola-sao-paulo/alunos%20desenhando.JPG Acesso em: 06 de outubro de 2009.
Observação: No momento de elaboração dos cartazes, o professor deverá supervisionar as duplas quanto ao uso adequado do vocabulário, orientando quanto a coerência e coesão dos textos produzidos.
Finalizando as aulas, cada dupla deverá apresentar o cartaz criado para a turma.
Logo após as apresentações, o professor orientará um breve debate, em inglês ou em Português sobre a importância da prática esportiva e da realização das Olimpíadas (no Brasil, em 2016). Para tanto, poderá propor a leitura dos textos “People Who Practice Sports and Have Active Occupations are Healthier” e “Rio is Ready (Fig. 5), disponíveis respectivamente em:
• http://articles.famouswhy.com/people_who_practice_sports_and_have_active_occupations_are_healthier/
• http://www.rio2016.com/en/PorqueRio/
Figura 5 – Imagem do Recurso
1. Criar um grupo de discussão a respeito do tema “Rio 2016” na Internet, no qual os alunos poderão postar suas opiniões e questionamentos em Inglês ou Português para posterior elaboração de textos. Sugerimos o Yahoo!
RECURSO
Yahoo Grupos
http://br.groups.yahoo.com/
Figura 6 – Imagem do Recurso
Um Grupo de Discussão é um grupo na Internet para que as pessoas troquem informações entre si sobre um tema de interesse, comunicando através de mensagens visíveis a todos os participantes. É possível criar perguntas e respostas para as mensagens. Para evitar dissabores, é conveniente analisar durante algum tempo o teor das mensagens e o nível de qualidade do grupo de discussão antes de se proceder uma participação mais activa. Alguns grupos de discussão publicam “Perguntas Freqüentes”, que são perguntas destinadas a introduzir os internautas aos respectivos temas e a evitar a repetição desnecessária de perguntas básicas.
2. Entrevistar profissionais da área de Educação F ísica sobre a import ância da prática espo rtiva e incluir as informações recolhidas nos cartazes.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de internalizar (aprender) os nomes dos esportes escrevendo textos com vocabulário e organização adequada sobre os mesmos, de forma crítica e criativa!
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, A aula é magnífica!!!