Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Datas comemorativas - Aula 2 - Thanksgiving Day!

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
TANIA MARIA REDEL PETRECELI
imagem do usuário

SANTA MARIA - RS COL EST TANCREDO NEVES

Ana Marta Focaccia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar vocabulário.
Conhecer  a origem histórica do Thanksgiving, principais símbolos e costumes.

Praticar técnicas de leitura de texto e hipertexto. (webpage)
Manejar informação disponível na Internet, desenvolvendo habilidade de busca, acesso e seleção.
Utilizar ferramentas de wiki: como o editor de texto, fazer upload de imagem, editar postagens, criar subpáginas.
Criar um texto coerente em colaboração com seu grupo.
Respeitar pontos de vista diferentes.
Citar fontes e referências.

Duração das atividades
6 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ferramentas do software Wiki - criar página e sub-página, postar, editar, fazer upload de imagem.
Estratégias e recursos da aula
Introdução  

Em Novembro comemora-se “Thanksgiving Day”. As atividades de comemoração no Canadá e Estados Unidos remetem ao início da colonização européia naqueles países. A data é comemorada com paradas, festividades e jantar de confraternização entre parentes e amigos, como poderemos ver nos textos selecionados para a aula.
O tema da aula  culminará com desafios aos alunos ao trabalhar em um espaço wiki previamente criado.

Por que trabalharmos com este software na aula? Ele permite um trabalho colaborativo  dos alunos. Promove a interação. Proporciona a construção individual e coletiva do conhecimento. 

O aluno estará pesquisando  na Internet, selecionando informações pertinentes ao tema da aula, transformando-as em conhecimento, criando um texto que poderá ser editado à medida que novas informações relevantes surgirem.

Atividade 1 – Iniciar a aula com a rima do folclore americano:

Image and rhyme from http://www.thanksgiving-day.org/ acesso em 06/10/09.

Thanksgiving

The year has turned its circle,
the seasons come and go.
The harvest all is gathered in
and chilly north winds blow.

Orchards have shared their treasures,
the fields, their yellow grain,
so open wide the doorway ---
Thanksgiving comes again!
(Old Rhyme)
Debater com os alunos o sentido da rima e o que sabem sobre a data.

Atividade 2 -

Thanksgiving remete a comemorações onde são feitos pratos com produtos da terra e a comemoração de colheitas no outono, torna-se interessante trabalhar com vocabulário e textos relativos ao tema. O aluno, por sua vez, terá mais tranquilidade em lidar com as informações que encontrará e usará para construir seu próprio texto.

*** Crossword:

Fonte da crossword: (disponível para impressão)

http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/quizzes/crossword/091009_crossword_autumn.shtml
acesso em 10/10/09

Fonte  http://www.pdictionary.com/english/jumble.php?nl=any&db=vegetables acesso em 09/10/09

***No endereço abaixo os alunos poderão conferir a pronúncia do vocabulário.

 http://www.zapenglish.com/pt/vocabulario-comidavegetais.htm acesso em o9/10/09

***Wordsearch:

Fonte:

 http://printables.kaboose.com/thanksgiving-word-search-hard.h tml acesso em 14/10/09 (disponí vel para impressão).

Atividade 3 - O  texto da BBC apresenta uma reportagem e oferece um quiz sobre o texto que também poderão ser impressos.

http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_4040000/newsid_4041000/4041097. stm  acesso em 28/09/09

http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_4040000/newsid_4041100/4041117.stm

 acesso em 28/09/09.

Atividade 4

Texto para atividade de leitura e pronúncia em


http://resources.marshalladulteducation.org/rs/l65/thanks_pre-read.htm acesso 28/09/09

Reading and listening activity:

What do you do on the fourth Thursday of November? Most people in the United States celebrate Thanksgiving. Thanksgiving is a national holiday. On this day, most people do not go to work. They travel by plane, train, bus, or car to be together with family and friends. They gather to give thanks and share in great food and fun.
Thanksgiving morning is a fun time for children. Many large cities throughout the United States host wonderful parades. New York City’s “Macy’s Day Parade” is one of the best known. Turn on your television Thanksgiving morning, and you can see a parade on almost every station!
In the afternoon, families gather for a special holiday dinner. They feast on the traditional meal of turkey with stuffing, mashed potatoes, and cranberries. Save room for dessert! The pumpkin pie is delicious. After dinner families relax and talk. Many people watch football games on TV.
Thanksgiving began over 350 years ago. On December 11, 1620, one hundred Pilgrims landed at Plymouth Rock. They sailed from England on a boat called the Mayflower. Many came for religious freedom. All came for new lives.
The first winter the Pilgrims were hungry, sick, and very cold. Many did not survive. Forty six of the original 102 people died. The native Indians helped the struggling Pilgrims. They taught the Pilgrims to plant corn and build houses. They taught the Pilgrims about the land’s plants and animals. Without the help of the Indians, all the Pilgrims may have died that first year.
In the fall of 1621, the Pilgrims gave thanks for their new land and large harvest. They also gave thanks for the help of the Indians. The first Thanksgiving holiday lasted for three days. No one knows if turkey was served. We do know the Pilgrims and Indians feasted on venison and fish.
They also had boiled pumpkin, berries, plums and fried bread made from corn.
Today, Thanksgiving is more than giving thanks and sharing a tasty meal. It is also the beginning of the holiday shopping season. The biggest shopping day of the year happens the day after Thanksgiving. Many stores open their doors to shoppers at 6 a.m. These early-birds find many special savings!

Atividade 5:

***Roast Turkey a tradicional Thanksgiving recipe:

Find the correct order to roast a turkey:

( ) Light the oven and set it, at 375 degrees.
( ) Baste the turkey with butter every 30 min.
(2 ) Wash the turkey carefully.
( ) Sprinkle it with salt and pepper, inside and out.
( ) Fill the turkey with stuffing.
( ) Put the pan in the oven and cook the turkey for about 25 min per pound.
( ) 25 minutes before the turkey is done, take off the cover so the turkey will brown.
( ) Place the turkey in a deep pan and cover it.
( ) Remove the turkey and turn off the oven.
( ) Sew up the turkey and butter the outside well.

(Unknown author)

Sugestões para aulas:

No site abaixo encontramos conteúdos para a pesquisa e várias atividades que podem ser realizadas em sala de aula.
http://www.thanksgivingnovember.com/thanksgiving-games-for-kid.html acesso em 03/10/09

Para saber mais sobre os símbolos do Thanksgiving acesse o seguinte site:
http://www.thanksgiving-day.org/ acesso em 06/09/09

Sugestão de atividade

***Thanksgiving dinner -

http://en.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving_dinner acesso em 10/10/09


Atividade 6 - Trabalhando colaborativamente:

Após a realização das atividades anteriores  os alunos realizarão a pesquisa na Internet para desempenhar a tarefa proposta no Wikispaces criado anteriormente.

Na página de introdução do wiki encontram-se os sites sugeridos para a pesquisa.

A aula apresentará desafios aos alunos com a pesquisa em sites selecionados anteriormente pelo professor.

Os alunos serão separados em grupos.

Cada grupo terá uma página com um determinado aspecto do evento a pesquisar, em colaboração criará um texto e atividades sobre o mesmo.

Ao final as contribuições dos grupos serão organizadas compondo um único texto informativo.


Passos da atividade com wiki:

(Em primeiro lugar o professor deverá apresentar as ferramentas do wiki para o trabalho com o software.)
1. Apresentar o tema da tarefa.
2. Os alunos lêem a introdução.
3. Formar os grupos – sete no total.
4. Deixar que escolham qual tarefa desempenhar.
5. Realizar a pesquisa, ler, anotar dados.
6. Responder aos desafios, desempenhando sua tarefa.
7. Mostrar ao professor para sua aprovação.
8. Todos os alunos compartilham as informações obtidas, trocando questionamentos.
9. Organizar o texto final.

10. Avaliação da tarefa.


Durante o trabalho o professor auxilia com o esclarecimento de dúvidas.

Observação -

Professor, é importante agendar antecipamente horário no Laboratório de Informática.

 Se a escola não conta com Sala de Informática, o professor poderá realizar a pesquisa na Biblioteca. Os alunos organizarão seus textos conforme os passos acima, porém em uma atividade escrita.

Os alunos poderão criar  slides no Impress ou Power Point, para posteriormente apresentar à turma e ao professor.


Sugestão de atividade de encerramento da aula: Mensagens
Organizar pequenas mensagens de "Happy Thanksgiving", postar no Wiki ou no Blog da turma.
Utilizar rimas encontradas nos sites utilizados na aula.
As mensagens p odem ser confeccionadas em sala de aula, em papel cartão por exemplo, veja a imagem abaixo, e trocadas após a realização de um amigo secreto.

Recursos Complementares

Sala de informática com acesso à Internet ou Biblioteca da Escola.
Dicionários.
Wikispaces para a aula: http://learningenglishlessons.wikispaces.com


Site para criação de wikis:– http://wikispaces.com

Avaliação

A avaliação será contínua, durante as aulas.
Participação nas atividades propostas.
Textos e atividades postados no Wikispaces http://learningenglishlessons.wikispaces.com previamente criado.
Criatividade e pertinência do texto criado em relação aos desafios propostos.
Apresentação do trabalho.
Autoavaliação

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.