21/11/2009
Fabiana Lima Bezerra, Raimunda Porfírio Ribeiro, Pollyanna Regis Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Atividade 1 - Observar os ingredientes do iogurte
1º Momento: O professor leva as crianças para a cozinha experimental da escola ou para um espaço que disponha de fogão afim de esquentar o leite.
2º Momento: o professor explica para as crianças que o iogurte é um leite fermentado pela ação de bactérias. Diz que a combinação de duas espécies de bactérias se multiplica no leite quando ele atinge a temperatura entre 40 e 45°C. logo, o leite para se transformar em iogurte precisa da combinação das duas bactérias.
3º Momento: O professor leva as crianças para a cozinha e inícia a preparação do iogurte. O modo de preparar do iogurte é de forma caseira com leite pasteurizado:
Fonte: http://www.cegenalimentos.org.br/images/noticias
Ingredientes:
1 litro de leite pasteurizado
2 copos de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes)
Modo de Preparo:
Aqueça um litro de leite até que ele fique morno. Em seguida acrescente dois copos de iogurte e mexa até uni-los.
Cubra o refratário com um pano e coloque-o no forno. No outro dia retire-o do forno e sirva-o ou deixe na geladeira para ficar gelado.
Em seguida coloque o recipiente no forno até o outro dia.
4º Momento: Após a preparação do iogurte, as crianças poderão registrar a receita como também desenhar as etapas vivenciadas na preparação do iogurte.
5º Momento: No dia seguinte quando voltarem à escola, as crianças poderão degustar o iogurte na hora do lanche. Antes de degustar, o professor separa uma porção para as crianças observarem a transformação do leite e discutir na grande roda o que provocou tal transformação.
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