27/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher,Erwin Doescher e Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o uso do tempo verbal presente simples e vocabulário sobre os dias da semana.
Estas aulas serão mais efetivas se os alunos já tiverem conhecimento do tempo verbal Presente Simples.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, que tem como tema a rotina da semana, o professor dividirá os alunos em duplas para que joguem o “MatchWords – Days of the Week” (Fig. 1), conforme postado abaixo.
RECURSO
Match Words Days of The Week
http://www.manythings.org/vocabulary/games/j/words.php?f=days_of_the_week
Figura 1 – Imagem do Recurso
Os alunos deverão escrever as palavras que aparecerem no jogo formando uma lista e, se necessário, procurar seus significados no dicionário de Inglês-Português.
Sugerimos que o professor estabeleça de cinco a dez minutos para este momento. Ao final, os alunos que se sentirem à vontade dirão as palavras que encontraram. O professor as escreverá na lousa e perguntará quais delas se referem aos dias da semana - já que algumas outras palavras apareceram no jogo também (tais como a palavra “and”). As palavras que se referem aos dias da semana são: Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday.
Ao final desta etapa o professor deverá promover a repetição oral das palavras que se referem aos dias da semana, tirando dúvidas quanto à pronúncia adequada das mesmas.
Neste momento, será proposto que, os alunos, ainda em duplas, reforcem o vocabulário referente aos dias da semana, respondendo ao “Calendar Quiz” que se refere a ordem dos dias da semana (Fig. 2).
RECURSO
Calendar Quiz
http://www.english-zone.com/grammar/calendar2.html
Figura 2 – Imagem do Recurso
O professor deverá estar atento ao trabalho das duplas, incentivando-os a utilizar as estratégias de leitura para a compreensão das perguntas, tais como, buscar as palavras chave e as palavras cognatas (ou transparentes, semelhantes às palavras da Língua Portuguesa).
Ao final deste momento, o professor deverá corrigir a atividade em aula aberta, solicitando as duplas que digam as respostas dadas as questões.
É importante que a ordem dos dias da semana seja reforçada, através da repetição oral detes em voz alta por toda a turma. Além disso, os alunos deverão visualizá-los escritos na ordem correta pelo professor na lousa - Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday.
Agora o professor deverá requisitar que alguns alunos da turma digam o que fazem em cada dia da semana perguntando: “Fulano, what do you do on (Monday)?” e dizendo “For example, I study on (Monday)”.
Na sequência, o professor dirá que os alunos ouvirão uma conversa sobre o que as pessoas fazem durante a semana e realizarão algumas atividades sobre a mesma, propostas no recurso “Daily Schedule” (Fig. 3). Este áudio tem a duração de 1:20min. O áudio se encontra na parte II intitulada “Listening Exercises”.
Observação: Caso o professor considere necessário ou conveniente poderá baixar o áudio e apresentá-lo num aparelho apropriado para que todos os alunos possam ouvir ao mesmo tempo clicando com o botão direito em “Play real media” ou em “Play Windows Media” e selecionando a opção “Salvar destino como”.
RECURSO
Daily Schedule
http://www.esl-lab.com/schedule/schedrd1.htm#list
Figura 3 – Imagem do Recurso
Este recurso contém atividades de pré-listening, listening, post-listening e vocabulário. Sugerimos que, neste momento, os alunos realizem apenas as atividades de Listening e Vocabulário em duplas e no tempo máximo de 10 minutos.
O professor deverá monitorar a realização das atividades e dar as orientações necessárias quanto a estratégias auditivas e vocabulário passando pelas duplas. Ao final deste momento, sugerimos que o professor corrija a atividade em aula aberta, discutindo as respostas com os alunos e colocando-as na lousa.
A partir da atividade anterior, cada aluno deverá elaborar um “Daily Schedule”. A ssim, primeiramente o professor deverá requisitar que os alunos digam as atividades mencionadas no áudio tais como “get up” e “work on the computer” e listá-las na lousa. Sugerimos que o professor leia o “Quiz Script” disponível no recurso da Atividade 2 para verificar as atividades mencionadas.
Dando seqüência, deverá, ainda em aula aberta, questionar os alunos sobre as atividades que realizam, com base na seguinte questão: “Fulano, what do you do on (Monday)?”.
Ao final deste momento, os alunos deverão, então, escrever o seu “Daily Routine Schedule”, tendo como base as seguintes questões norteadoras:
1. What day(s) do we have class?
2. What day(s) do you work? What days do you have off?
3. What day(s) do you go to church?
4. What days do (your) children go to school?
5. Which day(s) do you wash clothes?
6. What day(s) do you shop for groceries (food)?
7. Which day(s) do you cook dinner?
8. Which days to you clean house?
Sugerimos que para a criação do “Daily Routine Schedule” os alunos usem o quadro disponível no Recurso “Print School Timetable” ( Fig. 4), na forma de documento do aplicativo Excel (um programa de produção de planilhas eletrônicas). Para baixá-lo, é só clicar em “Click Here to Download an Excel Version”.
RECURSO
Print School Timetable
http://www.howtofixanything.co.uk/howto-177.html
Figura 4 – Imagem do Recurso
O professor deverá orientar e supervisionar os trabalhos dos alunos durante a atividade, para que escrevam suas atividades adequadamente.
Finalizando as atividades destas aulas, os alunos deverão apresentar seus “Schedule” em duplas (iniciando com as mesmas duplas da atividade anterior). Sugerimos que os alunos troquem de duplas pelo menos três vezes. (Fig. 5).
Figura 5 – Apresentando o Trabalho em Duplas
Fonte: https://www.msu.edu/~carrionl/English%20Teaching%20Photos/pairwork.jpg
Acesso em: 07 de outubro de 2009.
Sugestões
Ouvir a música “Friday I’m in Love” da banda “The Cure” e realizar as atividades propostas no recurso “Friday I’m in Love” (Fig. 6), referentes aos dias da semana e a expansão de vocabulário.
RECURSO
Friday I’m in Love
http://www.scribd.com/doc/6211813/Cure-Friday-Im-in-love
Figura 6 – Imagem do Recurso
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a compreensão auditiva do diálogo proposto e se internalizou (aprendeu) vocabulário referente a atividades diárias e dias da semana, utilizando-os adequadamente para a elaboração do “Daily Routine Schedule”.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/09/2012
Cinco estrelasAdorei esta sequencia, muito bem elaborada. Parabéns!!! Aproveito a oportunidade para pedir permissão de uso, pois estou trabalhando este mesmo tema com turmas de 4°série... Muito obrigado!!!
28/04/2010
Cinco estrelasParabéns! sua aula foi bem elaborada e servirá como instrumento de trabalho a vários docentes do país.