27/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário relacionado a cores, países e nacionalidades.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, o professor deverá apresentar a bandeira do Brasil (Fig. 1) e questionar os alunos ese conhecem o porque de suas cores, se sabem o que estas representam.
Figura 1 – Bandeira do Brasil
Fonte: http://carlalamarca.files.wordpress.com/2009/02/bandeira_do_brasil.jpg Acesso em: 09 de outubro de 2009.
Após ouvir a opinião dos alunos, deverá mostrar bandeiras de alguns outros países e perguntar aos alunos se as conhecem - “Do you know the country that this flag represents?”. Sugerimos as seguintes, escolhidas por continente, para que o aluno também possa refletir sobre as diversas regiões em que o mundo se divide (Figs. 2, 3, 4, 5, 6):
Figura 2 - Bandeira da Bolívia
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/southam.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.
Figura 3 - Bandeira de Cuba
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/centralam.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.
Figura 4 - Bandeira da França
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/europe.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.
Figura 5 - Bandeira da Jamaica
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/centralam.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.
Figura 6 - Bandeira do Reino Unido
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/europe.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.
Dando seqüência, o professor perguntará quais as cores que podem encontrar em tais bandeiras. Depois de ouvir as repostas dos alunos, o professor deverá e apresentá-las para os alunos: red, white, blue, black, yellow, green. A maioria das bandeiras dos países tem apenas essas cores. As cores devem ser escritas na lousa e o professor deverá promover a repetição das mesmas, para sanar dúvidas quanto à pronúncia.
Como continuidade da atividade anterior, o professor então, perguntará aos alunos se acreditam que as cores das bandeiras possuem algum significado, com base na seguinte questão: “Do you know what the colors of the flags represent?”
Em um primeiro momento o professor ouvirá as opiniões dos alunos, que se manifestarão livremente.
Em seguida, os alunos deverão ser divididos em seis grupos: black, blue, green, red, white, yellow. Caso a turma seja numerosa, su gerimos a divisão em doze grupos, repetindo as cores para cada dois grupos.
Os grupos acessarão o recurso “Symbolic Use of Color in Flags” (Fig. 7), para pesquisarem, cada um sobre uma cor, seu significado nas bandeiras. O propósito é que os alunos desenvolvam vocabulário através da leitura, reforçando os nomes dos países e as cores.
RECURSO
Symbolic Use of Color in Flags
http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/colors.shtml
Figura 7 – Imagem do Recurso
A pesquisa a ser feita deverá contemplar os seguintes tópicos:
1. Meaning of the color in flags – significado da cor nas bandeiras
2. Flags with this color – bandeiras com esta cor
Ao final deste momento os grupos apresentarão suas pesquisas oralmente para a turma. Todos os alunos deverão falar, preferencialmente em Inglês.
Como conclusão deste momento, o professor proporá uma discussão em aula aberta, retomando as cores da bandeira brasileira – “What do Brazil’s flag colors represent?”
Agora, os mesmos grupos da atividade anterior escolherão um país que tem a cor estudada (na Atividade 1) em sua bandeira para fazer pesquisas mais detalhadas sobre o país escolhido e colocarem estas informações em um blog sobre o tema.
A pesquisa deverá contemplar os seguintes tópicos:
1. Population – população
2. Location – localização
3. Climate – clima
4. Curiosities – curiosidades
Para as pesquisas sugerimos os seguintes sites (Fig. 8):
1. http://www.infoplease.com/countries.html
2. http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/COUNTRIES/0,,pagePK:180619~theSitePK:136917,00.html
3. http://dir.yahoo.com/regional/countries/
4. http://www.countryreports.org/
Figura 8 – Imagem Site Country Reports
O professor deverá estar atento ao trabalho dos grupos, incentivando-os a utilizar as estratégias de leitura para a compreensão dos textos nos sites, tais como, buscar as palavras chave, as palavras cognatas e relacionar o assunto do texto ao seu conhecimento de mundo sobre o tema. O uso de dicionários não deverá ser incentivado.
Caso necessite, o professor poderá encontrar informações sobre as estratégias de leitura em (Fig. 9):
RECURSO
Estratégias de Leitura
http://gilsoncosta.blogspot.com/2008/02/estratgias-de-leitura-2.html
Figura 9 – Imagem do Recurso
Este recurso contém informações resumidas sobre as estratégias de leitura em Língua Inglesa, caso o professor necessite de orientações.
É importante que o professor supervisione os grupos para que produzam textos coerentes e bem organizados, usando de vocabulário adequado.
Para finalizar as atividades destas aulas, os textos criados serão postados no blog da turma. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivará interação dos alunos com pess oas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 10). podem ser acessadas em:
RECURSO
Blogs
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 10 – Imagem do Recurso
1. Em colaboração com os professores de História e Geografia, os alunos poderão fazer pesquisas que aprofundem o conhecimento sobre os países, incluindo tópicos tais como Economia e Governo.
2. Em colaboração com o professor de Artes os alunos poderão pesquisar sobre o significado e uso das cores no comércio e na moda, por exemplo.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo às cores e aos países.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/04/2014
Quatro estrelasFoi ótimo ter esse plano de aula como referência para meu Estágio. Obrigada
01/10/2010
Quatro estrelasesta aula é muito boa um ótimo planejamento, me auxiliou muito como base
16/05/2010
Cinco estrelasAdorei a aula , estava precisando de uma aula assim para trabalhar com os alunos, os países que vão participar da copa do mundo 2010.Tenho certeza que os alunos vão adorar...........Thanks very much!!!!!!!