30/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão).
O aluno deverá tocar as notas musicais (DÓ-RÉ-MI) no metalofone por meio da leitura de uma música criada em sala de aula.
O aluno deverá relacionar a altura das três notas (grave, médio, agudo) aos planos baixo, médio e alto na grafia musical.
A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.
Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as três notas que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw
http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/
Para estimular o início da aula, faça o jogo da memória musical. De preferência em roda, peça que um aluno escolha uma das 3 notas (DÓ-RÉ-MI) do metalofone para tocar. O próximo aluno deverá tocar a mesma nota do colega e acrescentar mais um toque. O aluno seguinte toca as duas anteriores e acrescenta a sua nota musical. Com as notas DÓ-RÉ-MI, usando de repetição ou não, é possível fazer um bom jogo da memória musical. Veja o link abaixo que utiliza cores e sons para trabalhar a memória:
http://www.jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=genius
Na aula passada cada aluno fez uma pequena composição musical (do tamanho de uma ou duas frases musicais) utilizando somente as notas DÓ-RÉ-MI e escreveu a "partitura de degraus".
Só para recordar as regras, cada aluno deveria:
1. Dar um título para a composição.
2. Compor pensando na intenção musical ou na relação com o título escolhido.
3. Escrever a canção utilizando a notação de degraus para as notas musicais DÓ-RÉ-MI. Caso existissem outros aspectos para serem registrados (mudança de andamento, contrastes entre sons fortes e fracos, etc), o aluno deveria anotar estas observações.
Ao final da aula anterior cada aluno apresentou a sua música.
Neste momento da aula, peça aos alunos que, em duplas, troquem as suas composições com um colega. Assim, um aluno deve tentar tocar a "partitura de degraus" de um colega ao mesmo tempo em que outro colega tocará a sua música. Peça à cada dupla que ouça a interpretação do parceiro, investigue e discuta a eficiência da grafia utilizada observando os aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Discuta com a turma se a notação musical utilizada foi funcional. Faça um levantamento dos aspectos que poderiam ser melhorados.
Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone
Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related
Exemplo de execução de metalofones por uma turma
Para avaliar observe os seguintes itens:
1. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre altura do som (grave/agudo) e a grafia musical nos degraus da escada?
2. O aluno consegue tocar no instrumento a "partitura" do colega?
3. A apresentação no metalofone da música grafada pelo colega foi satisfatória?
4. O aluno conseguiu interagir e argumentar no levantamento das questões referentes à eficiência da grafia musical utilizada?
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