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Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 4

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão).
O aluno deverá tocar as notas musicais (DÓ-RÉ-MI) no metalofone por meio da leitura de uma música criada em sala de aula.
O aluno deverá relacionar a altura das três notas (grave, médio, agudo) aos planos baixo, médio e alto na grafia musical.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as três notas que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).

Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.

Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).

Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:

http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/

Atividade 2 - Jogo da Memória Musical

Para estimular o início da aula, faça o jogo da memória musical. De preferência em roda, peça que um aluno escolha uma das 3 notas (DÓ-RÉ-MI) do metalofone para tocar. O próximo aluno deverá tocar a mesma nota do colega e acrescentar mais um toque. O aluno seguinte toca as duas anteriores e acrescenta a sua nota musical. Com as notas DÓ-RÉ-MI, usando de repetição ou não, é possível fazer um bom jogo da memória musical. Veja o link abaixo que utiliza cores e sons para trabalhar a memória:

http://www.jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=genius

Atividade 3 - Troca de "partituras"

Na aula passada cada aluno fez uma pequena composição musical (do tamanho de uma ou duas frases musicais) utilizando somente as notas DÓ-RÉ-MI e escreveu a "partitura de degraus". 

Só para recordar as regras, cada aluno deveria:

1. Dar um título para a composição.

2. Compor pensando na intenção musical ou na relação com o título escolhido.

3. Escrever a canção utilizando a notação de degraus para as notas musicais DÓ-RÉ-MI.  Caso existissem outros aspectos para serem registrados (mudança de andamento, contrastes entre sons fortes e fracos, etc), o aluno deveria anotar estas observações.

Ao final da aula anterior cada aluno apresentou a sua música.

Neste momento da aula, peça aos alunos que, em duplas, troquem as suas composições com um colega. Assim, um aluno deve tentar tocar a "partitura de degraus" de um colega ao mesmo tempo em que outro colega tocará a sua música. Peça à cada dupla que ouça a interpretação do parceiro, investigue e discuta a eficiência da grafia utilizada observando os aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Discuta com a turma se a notação musical utilizada foi funcional. Faça um levantamento dos aspectos que poderiam ser melhorados.

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone

http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html

Exemplo de uma aula com instrumental Orff

http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related

Exemplo de execução de metalofones por uma turma

http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

1. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre altura do som (grave/agudo) e a grafia musical nos degraus da escada?

2. O aluno consegue tocar no instrumento a "partitura" do colega?

3. A apresentação no metalofone da música grafada pelo colega foi satisfatória?

4. O aluno conseguiu interagir e argumentar no levantamento das questões referentes à eficiência da grafia musical utilizada?

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