Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com adivinhas - Manos Malucos

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar, através de um processo lúdico, o interesse pelos homônimos, bem como pelas rimas. (Homônimos são palavras que tem a mesma grafia e pronúncia, porém, possuem diferentes significados). Ex: MANGA - pode ser a manga de uma camisa ou a fruta

Resgatar os valores culturais.

Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.

Proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.

Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno deve ter tido contato com algumas informações sobre o folclore brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora perguntará à turma se sabem o que são adivinhas. Após ouvir as respostas explicar que adivinhas são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem. São criadas por indivíduos de diferentes localidades e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.

A professora explicará, então, que será lido um livro muito diferente e bem interessante.

undefined

Imagem disponível em:

http://literatura.moderna.com.br/catalogo/capas_alta/85-281-0390-0.jpg

Coleção: Ad ivinhe Só

Ilustra dor: Claudius 

  Salamandra, 2000

ISBN 8 528103900

24 páginas

Momento 2

Após a apresentação da capa do livro e possíveis comentários sobre o conteúdo do mesmo, distribuir uma folha de papel ofício A4, numerada de 1 a 21, para cada criança. Colocar o título do livro no quadro e pedir que copiem.

Exemplo:

undefined

Explicar que enquanto a professora for lendo o livro, as crianças terão que adivinhar as respostas de cada adivinha. Cada resposta funcionará como uma palavra do ditado. O livro é muito rico em imagens, sendo assim, ao fazer cada pergunta, a professora deve mostrar a imagem do livro para auxiliar na elaboração da resposta. É um livro muito divertido que motiva as crianças a pensar, dessa forma, farão o ditado brincando.

Ao término do ditado, as crianças podem fazer um desenho da parte do livro de que mais gostaram ou acharam interessante.

Alguns exemplos das adivinhas do livro:

  • Uma irmãzinha bem branca passeia no azul do mar. A outra a gente põe no bolo e acende para assoprar.

Resposta: Vela

  • Uma irmã custa bem pouco e nem mesmo teve aumento. A outra me deixa louco porque é inseto nojento.

Resposta: barata

  • Uma fecha a minha camisa e a roupa do meu amigo. Outro eu uso toda hora no que eu ligo ou que desligo. Mas agora tem mais um. São três irmãos desta vez. É o começo da flor e o último dos três.

Resposta: botão

  • Uma irmãzinha é elétrica e puxa água do chão. A outra explode com força na festa de São João. Mas tem ainda uma outra irmã - por ela meu peito bate – é verdadeira delícia de creme ou de chocolate.

Resposta: bomba

  • Com uma irmãzinha eu sirvo sopa ou feijão no jantar. Com outra irmãzinha eu brinco na areia junto ao mar.

Resposta: concha

Palavras do ditado (respostas de cada adivinha):

1- vela

2- banco

3- folhas

4- pasta

5- bomba

6- rio

7- botão

8- pata

9- conta ou conto

10- concha

11- corredor

12- canela

13- cara

14- macaco

15- manga

16- batata

17- galo

18- tanque

19- notas

20- barbeiro

21- pena

Uma outra sugestão, após a realização da atividade: a professora lerá novamente a adivinha e as crianças relatarão as possíveis respostas que serão anotadas no quadro e conferidas no livro.

Avaliação
Avaliar a capacidade de perceber as informações contidas no texto a partir da corerência nas respostas dadas.
Analisar o processo de escrita dos alunos, bem como os fonemas ainda não dominados, observando se os alunos tiveram avanço em relação à fase da escrita em que se encontram.
Analisar a criatividade demonstrada através da produção do desenho.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tamara, Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães , Bahia - disse:
    mararruda.89@gmail.com

    09/08/2015

    Cinco estrelas

    Amei a aula e meu alunos também. Muito proveitosa... Parabéns Amanda Barros Teixeira e Andréa Vassallo Fagundes.


  • MARTA BINATTI, E.B.M. Osvaldo Machado , Santa Catarina - disse:
    marta.binatti@hotmail.com

    10/11/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade!


  • Tathy, Prefeitura Municipal , São Paulo - disse:
    tathytey@hotmail.com

    03/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade. Vou utilizar...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.