23/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Incentivar, através de um processo lúdico, o interesse pelos homônimos, bem como pelas rimas. (Homônimos são palavras que tem a mesma grafia e pronúncia, porém, possuem diferentes significados). Ex: MANGA - pode ser a manga de uma camisa ou a fruta
Resgatar os valores culturais.
Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.
Proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.
Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade.
Para esta aula o aluno deve ter tido contato com algumas informações sobre o folclore brasileiro.
Momento 1
A professora perguntará à turma se sabem o que são adivinhas. Após ouvir as respostas explicar que adivinhas são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem. São criadas por indivíduos de diferentes localidades e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
A professora explicará, então, que será lido um livro muito diferente e bem interessante.
Imagem disponível em:
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/capas_alta/85-281-0390-0.jpg
Coleção: Ad ivinhe Só
Ilustra dor: Claudius
Salamandra, 2000
ISBN 8 528103900
24 páginas
Momento 2
Após a apresentação da capa do livro e possíveis comentários sobre o conteúdo do mesmo, distribuir uma folha de papel ofício A4, numerada de 1 a 21, para cada criança. Colocar o título do livro no quadro e pedir que copiem.
Exemplo:
Explicar que enquanto a professora for lendo o livro, as crianças terão que adivinhar as respostas de cada adivinha. Cada resposta funcionará como uma palavra do ditado. O livro é muito rico em imagens, sendo assim, ao fazer cada pergunta, a professora deve mostrar a imagem do livro para auxiliar na elaboração da resposta. É um livro muito divertido que motiva as crianças a pensar, dessa forma, farão o ditado brincando.
Ao término do ditado, as crianças podem fazer um desenho da parte do livro de que mais gostaram ou acharam interessante.
Alguns exemplos das adivinhas do livro:
Resposta: Vela
Resposta: barata
Resposta: botão
Resposta: bomba
Resposta: concha
Palavras do ditado (respostas de cada adivinha):
1- vela
2- banco
3- folhas
4- pasta
5- bomba
6- rio
7- botão
8- pata
9- conta ou conto
10- concha
11- corredor
12- canela
13- cara
14- macaco
15- manga
16- batata
17- galo
18- tanque
19- notas
20- barbeiro
21- pena
Uma outra sugestão, após a realização da atividade: a professora lerá novamente a adivinha e as crianças relatarão as possíveis respostas que serão anotadas no quadro e conferidas no livro.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2015
Cinco estrelasAmei a aula e meu alunos também. Muito proveitosa... Parabéns Amanda Barros Teixeira e Andréa Vassallo Fagundes.
10/11/2013
Cinco estrelasAdorei a atividade!
03/04/2010
Cinco estrelasGostei muito da atividade. Vou utilizar...