19/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Os alunos poderão conhecer o arquipélago de Fernando de Noronha, além de aprender a necessidade de preservação da fauna e da flora do arquipélago.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Produção de texto (elaboração de panfletos);
- Conhecimentos históricos sobre o estado do Paraná e algumas de suas cidades;
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Disciplina e organização no trabalho em duplas.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD.
Para dar início às aulas o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que é um arquipélago e se conhecem um. Depois de ouvir as respostas dos alunos, deverá pedir que eles pesquisem em livros e na Internet a definição de um arquipélago (Fig. 1).
Figura 1- Imagem de um arquipélago
Disponível em: http://www2.uol.com.br/JC/sites/7maravilhas/imgs/noronha_432.jpg Acesso em: 07.Out. 2009.
De acordo com o site Wikipédia, a definição é a seguinte: “Um arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras”.
Referência:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquip%C3%A9lago Acesso em: 02.Out. 2009.
Após a definição do que é um arquipélago, o Recurso (Fig. 2) abaixo deverá ser apresentado aos alunos, para que eles possam conhecer virtualmente um arquipélago, por meio de um vídeo!
Recurso:
Link do Recurso disponível no Site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=788
Figura 2- Imagem do Recurso
O Recurso é um vídeo, um episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola, que identifica a localização do arquipélago de Fernando de Noronha e faz uma breve retrospectiva histórica de sua origem, demonstrando a relevância do local para a humanidade. O vídeo tem a duração de 2 (dois) minutos.
Após assistirem o vídeo, os alunos deverão dizer ao professor o que acharam deste, se gostaram, se alguém já conhecia Fernando de Noronha e o que acharam do que foi exibido no vídeo, se acharam a ilha bonita, se era dessa maneira que imaginavam um arquipélago e etc.
Em seguida, o professor deverá iniciar um diálogo sobre a importância da preservação da fauna e da flora de Fernando de Noronha e sobre a importância de conhecer a história das cidades...
Os alunos serão convidados, neste momento, a assistirem um vídeo que aborda a temática da preservação da fauna e da flora do Brasil.
O vídeo (Fig. 3) se chama “Depende de nós” e tem a duração de 2’33 (dois minutos e trinta e três segundos).
Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Shlv1aDlrL4&feature=related
Figura 3- Imagem do vídeo
Observação:
Os alunos deverão ser questionados sobre o que venha a ser de fato, fauna e flora.
É importante que o professor pergunte se eles sabem o que significa cada um destes termos, para que o desenvolvimento da atividade ocorra de maneira satisfatória e que também entendam a importância da preservação da flora e da fauna do arquipélago de Fernando de Noronha, entre outros.
Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ser divididos em duplas.
Neste momento cada dupla deverá fazer pesquisas em diferentes fontes (sites, livros didáticos, p aradidáticos, jornais, re vistas e etc.) sobre a importância da preservação da fauna e da flora dos arquipélagos.
Sugestão de sites para o desenvolvimento das pesquisas:
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_preservacao.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/brasil/fauna-e-flora-brasileira-2.php
Figura 4- Imagem do site “Ambiente Brasil”
Após o desenvolvimento das pesquisas, cada dupla deverá elaborar, sob a supervisão do professor, um panfleto acerca do que aprenderam durante estas aulas. Ou seja, o panfleto deverá deverá abordar os seguintes temas:
- O que é um arquipélago;
- O que é fauna;
- O que é flora;
- Importância da preservação da fauna e da flora
Com esta atividade, os alunos poderão trabalhar os aspectos relacionados à Língua Portuguesa, uma vez que nos panfletos deverá conter pequenos textos escritos por cada uma das duplas.
Definições para o termo “Fauna”:
Disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:Fauna+&ei=ODvGSqu0JcOf8Aa4l-U4&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title
Definições para o termo “Flora”:
Disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:Flora+&ei=ijvGSrTBOdPS8Qbh6sVG&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é um arquipélago e qual é a importância da preservação da fauna e da flora destes e que os aspectos relacionados à produção de texto também sejam avaliados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula é muito interressante, irei segui o exemplo.