Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o arquipélago de Fernando de Noronha

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão conhecer o arquipélago de Fernando de Noronha, além de aprender a necessidade de preservação da fauna e da flora do arquipélago.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Produção de texto (elaboração de panfletos);

- Conhecimentos históricos sobre o estado do Paraná e algumas de suas cidades;

- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Disciplina e organização no trabalho em duplas. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD.

Motivação:


Para dar início às aulas o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que é um arquipélago e se conhecem um. Depois de ouvir as respostas dos alunos, deverá pedir que eles pesquisem em livros e na Internet a definição de um arquipélago (Fig. 1).


Figura 1- Imagem de um arquipélago
Disponível em: http://www2.uol.com.br/JC/sites/7maravilhas/imgs/noronha_432.jpg Acesso em: 07.Out. 2009.


De acordo com o site Wikipédia, a definição é a seguinte: “Um arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras”.
Referência:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquip%C3%A9lago Acesso em: 02.Out. 2009.

Atividade 1


Após a definição do que é um arquipélago, o Recurso (Fig. 2) abaixo deverá ser apresentado aos alunos, para que eles possam conhecer virtualmente um arquipélago, por meio de um vídeo!

Recurso:

Link do Recurso disponível no Site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=788  

Figura 2- Imagem do Recurso


O Recurso é um vídeo, um episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola, que identifica a localização do arquipélago de Fernando de Noronha e faz uma breve retrospectiva histórica de sua origem, demonstrando a relevância do local para a humanidade. O vídeo tem a duração de 2 (dois) minutos.

Após assistirem o vídeo, os alunos deverão dizer ao professor o que acharam deste, se gostaram, se alguém já conhecia Fernando de Noronha e o que acharam do que foi exibido no vídeo, se acharam a ilha bonita, se era dessa maneira que imaginavam um arquipélago e etc.


Em seguida, o professor deverá iniciar um diálogo sobre a importância da preservação da fauna e da flora de Fernando de Noronha e sobre a importância de conhecer a história das cidades...

Atividade 2

Os alunos serão convidados, neste momento, a assistirem um vídeo que aborda a temática da preservação da fauna e da flora do Brasil.


O vídeo (Fig. 3) se chama “Depende de nós” e tem a duração de 2’33 (dois minutos e trinta e três segundos).


Link do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Shlv1aDlrL4&feature=related

Figura 3- Imagem do vídeo

Observação:

Os alunos deverão ser questionados sobre o que venha a ser de fato, fauna e flora.
É importante que o professor pergunte se eles sabem o que significa cada um destes termos, para que o desenvolvimento da atividade ocorra de maneira satisfatória e que também entendam a importância da preservação da flora e da fauna do arquipélago de Fernando de Noronha, entre outros.
Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ser divididos em duplas.


Atividade 3

Neste momento cada dupla deverá fazer pesquisas em diferentes fontes (sites, livros didáticos, p aradidáticos, jornais, re vistas e etc.) sobre a importância da preservação da fauna e da flora dos arquipélagos.

Sugestão de sites para o desenvolvimento das pesquisas:

http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_preservacao.htm  

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/brasil/fauna-e-flora-brasileira-2.php  

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/diafauna.html  (Fig. 4)

Figura 4- Imagem do site “Ambiente Brasil”

Após o desenvolvimento das pesquisas, cada dupla deverá elaborar, sob a supervisão do professor, um panfleto acerca do que aprenderam durante estas aulas. Ou seja, o panfleto deverá deverá abordar os seguintes temas:

- O que é um arquipélago;
- O que é fauna;
- O que é flora;
- Importância da preservação da fauna e da flora

Com esta atividade, os alunos poderão trabalhar os aspectos relacionados à Língua Portuguesa, uma vez que nos panfletos deverá conter pequenos textos escritos por cada uma das duplas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é um arquipélago e qual é a importância da preservação da fauna e da flora destes e que os aspectos relacionados à produção de texto também sejam avaliados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • josé orlando, Escoa Estadual Waldecy Corrêa Ferreira , Amapá - disse:
    jorlandosousa@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da aula é muito interressante, irei segui o exemplo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.