10/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio de um jogo da Memória, que alguns alimentos, especialmente os legumes, são do tipo “raízes”, bem como sua importância na alimentação do ser humano.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Disciplina e organização no trabalho em dupla.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início ao assunto das aulas, sugerimos que o professor apresente o Recurso (Fig. 1), postado abaixo, que é um jogo da memória sobre os alimentos raízes. Para isso, sugerimos que os alunos estejam divididos em duplas e no Laboratório de Informática!
Link do recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9520
Observação: Colocamos dois endereços de acesso ao recurso para facilitar ao professor a visualização do mesmo.
Figura 1- Imagem do Recurso
O recurso consiste num jogo da memória onde o aluno deverá ajudar a personagem pipoca a encontrar os pares de legumes: beterraba, nabo, cenoura, mandioca, batata, entre outros, todos sendo raízes.
Há também a opção do lado esquerdo do Recurso intitulado “Dicas de Alimentação” que tem o objetivo de conhecer as vitaminas que cada um dos alimentos raízes contidos no jogo têm.
Após participarem do jogo e tendo sido discutido a importância destes alimentos para o ser humano, cada dupla deverá pesquisar em diferentes fontes - internet, livros, revistas, jornais, sobre os alimentos raízes, os tubérculos! O próprio recurso já traz alguns, mas é importante que outros sejam também pesquisados.
Ressaltamos que no jogo da memória, da atividade anterior, são encontrados 8 (oito) tipos de alimentos raízes. Assim, é importante que o professor peça que os alunos pesquisem sobre cada um destes alimentos (quais são seus nutrientes, importância para a saúde), entre outros como:
- inhame;
- cana-de-açucar;
- ginseng;
- cebola etc.
Visando construir ainda mais os conhecimentos acerca da importância dos alimentos raízes, abaixo sugerimos alguns sites (Fig. 2) nos quais pesquisas poderão ser feitas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiz
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tub%C3%A9rculo
http://lazer.hsw.uol.com.br/informacoes-basicas-sobre-os-vegetais10.htm
Figura 2- Imagem do site “Wikipédia”
Para encerrar estas aulas, o professor deverá pedir que cada dupla pesquise em livros de receitas, jornais, revistas e até mesmo com os funcionários da escola uma receita culinária em que o ingrediente principal seja um alimento raiz, como por exemplo: batata, mandioca, rabanete, beterraba, nabo, batata-doce, entre outros.
Sugerimos que a receita escolhida seja impressa e levada para sua casa para que seus pais ou responsáveis possam prepará-las com a ajuda do aluno, além de colocar as receitas em um Mural na escola!
Abaixo estão os links de alguns sites que podem ser visitados para a busca das receitas culinárias :
http://www.viaki.com/home/receitas/info/b/batata.html
http://www.viaki.com/home/receitas/info/b/bolo_de_cenoura.html
http://www.receitasculinarias.net/italianas/1261/nhoque-de-batata-doce-com-espinafre-e-leite.html
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-sopa-cremosa-batata-doce-487745.shtml
http://cybercook.terra.com.br/pao-de-batata-doce-na-comunidade.html?codigo=6429
http://www.pratocheio.com/2008/08/04/salada-de-beterraba-e-maca-com-queijo-fresco/
http://www.receitasculinarias.net/pates/805/pate-de-beterraba.html
http://www.culinaria-receitas.com.br/bolos/bolo-de-inhame.html
http://www.culinaria-receitas.com.br/molhos-e-cremes/pure-de-inhame.html
Observação: O professor deverá levar para a sala de aula livros de receitas, jornais e revistas para que os alunos possam procurar receitas!
Caso no Laboratório de Informática da escola não haja internet, sugerimos que o professor imprima estas receitas (dos sites indicados acima) e leve à sala de aula, de forma a propiciar a implementação destas aulas.
O professor poderá dar continuidade ao tema “alimentação” em outra oportunidade. Para isso, sugerimos que a aula: “Boa alimentação: você sabe o que é isso?” seja trabalhada com os alunos.
Link da aula no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4650
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas, e o professor deverá ficar atento para perceber se os alunos entenderam o que são os alimentos raízes e qual sua importância na alimentação do ser humano.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!