Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentos raízes?

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio de um jogo da Memória, que alguns alimentos, especialmente os legumes, são do tipo “raízes”, bem como sua importância na alimentação do ser humano.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Disciplina e organização no trabalho em dupla.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início ao assunto das aulas, sugerimos que o professor apresente o Recurso (Fig. 1), postado abaixo, que é um jogo da memória sobre os alimentos raízes. Para isso, sugerimos que os alunos estejam divididos em duplas e no Laboratório de Informática!


Link do recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9520

Observação: Colocamos dois endereços de acesso ao recurso para facilitar ao professor a visualização do mesmo.

Figura 1- Imagem do Recurso

O recurso consiste num jogo da memória onde o aluno deverá ajudar a personagem pipoca a encontrar os pares de legumes: beterraba, nabo, cenoura, mandioca, batata, entre outros, todos sendo raízes.
Há também a opção do lado esquerdo do Recurso intitulado “Dicas de Alimentação” que tem o objetivo de conhecer as vitaminas que cada um dos alimentos raízes contidos no jogo têm.

Atividade 1

Após participarem do jogo e tendo sido discutido a importância destes alimentos para o ser humano, cada dupla deverá pesquisar em diferentes fontes - internet, livros, revistas, jornais, sobre os alimentos raízes, os tubérculos! O próprio recurso já traz alguns, mas é importante que outros sejam também pesquisados.
Ressaltamos que no jogo da memória, da atividade anterior, são encontrados 8 (oito) tipos de alimentos raízes. Assim, é importante que o professor peça que os alunos pesquisem sobre cada um destes alimentos (quais são seus nutrientes, importância para a saúde), entre outros como:
- inhame;
- cana-de-açucar;
- ginseng;
- cebola etc.


Visando construir ainda mais os conhecimentos acerca da importância dos alimentos raízes, abaixo sugerimos alguns sites (Fig. 2) nos quais pesquisas poderão ser feitas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiz  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tub%C3%A9rculo  

http://lazer.hsw.uol.com.br/informacoes-basicas-sobre-os-vegetais10.htm  

http://minhavida.uol.com.br/conteudo/10030-Desmonte-a-piramide-e-conheca-cada-um-dos-seus-integrantes.htm

Figura 2- Imagem do site “Wikipédia”


Atividade 2

Para encerrar estas aulas, o professor deverá pedir que cada dupla pesquise em livros de receitas, jornais, revistas e até mesmo com os funcionários da escola uma receita culinária em que o ingrediente principal seja um alimento raiz, como por exemplo: batata, mandioca, rabanete, beterraba, nabo, batata-doce, entre outros.
Sugerimos que a receita escolhida seja impressa e levada para sua casa para que seus pais ou responsáveis possam prepará-las com a ajuda do aluno, além de colocar as receitas em um Mural na escola!

Abaixo estão os links de alguns sites que podem ser visitados para a busca das receitas culinárias :

http://www.viaki.com/home/receitas/info/b/batata.html  

http://www.viaki.com/home/receitas/info/b/bolo_de_cenoura.html  

http://www.receitasculinarias.net/italianas/1261/nhoque-de-batata-doce-com-espinafre-e-leite.html  

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-sopa-cremosa-batata-doce-487745.shtml

http://cybercook.terra.com.br/pao-de-batata-doce-na-comunidade.html?codigo=6429  

http://www.pratocheio.com/2008/08/04/salada-de-beterraba-e-maca-com-queijo-fresco/  

http://www.receitasculinarias.net/pates/805/pate-de-beterraba.html

http://www.culinaria-receitas.com.br/bolos/bolo-de-inhame.html

http://www.culinaria-receitas.com.br/molhos-e-cremes/pure-de-inhame.html

Observação: O professor deverá levar para a sala de aula livros de receitas, jornais e revistas para que os alunos possam procurar receitas!

Caso no Laboratório de Informática da escola não haja internet, sugerimos que o professor imprima estas receitas (dos sites indicados acima) e leve à sala de aula, de forma a propiciar a implementação destas aulas.

Recursos Complementares

O professor poderá dar continuidade ao tema “alimentação” em outra oportunidade. Para isso, sugerimos que a aula: “Boa alimentação: você sabe o que é isso?” seja trabalhada com os alunos.

Link da aula no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4650

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas, e o professor deverá ficar atento para perceber se os alunos entenderam o que são os alimentos raízes e qual sua importância na alimentação do ser humano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.