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Conhecendo o estado do Paraná

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão conhecer o estado brasileiro do Paraná, sua história, bem como alguns lugares de destaque do estado. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Conhecimentos geográficos (manipulação de mapas e etc);
- Língua escrita (elaboração de cartazes);

- Língua Oral (apresentação dos cartazes);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas, porém os alunos precisam estar alfabetizados, pois o recurso utilizado é composto de textos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.


Observação: É importante que antes do início destas aulas os alunos da sala de aula estejam divididos em 8 (oito) grupos.

Motivação:


Para dar início às aulas, o professor deverá apresentar aos alunos o mapa do Brasil (Fig. 1) e pedir que eles localizem o estado do Paraná.

Figura 1- Imagem do mapa do Brasil
Disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/brasil/imagens/mapa-do-brasil-2.gif  Acesso em: 01. Out. 2009.

Em seguida, deverá pedir para que cada grupo pesquise em mapas, livros didáticos, entre outras fontes, em que região do país está localizado o estado do Paraná, bem como qual é sua capital e tamanho (territorial) do estado.
O professor poderá estipular um tempo para que os grupos possam fazer tal pesquisa, que poderá ser em torno de 15 minutos, e depois sortear um grupo para que este dê as respostas (sobre a localização do estado). Desta forma, o professor propiciará um clima de gincana, em que os alunos se sintam instigados a participar.


Atividade 1

Neste momento, o vídeo (Fig. 2) abaixo deverá ser visitado pelos alunos para que possam conhecer as lindas paisagens do estado do Paraná:

Link do vídeo retirado do site “Youtube”:

http://www.youtube.com/watch?v=u6Z9mk_Judw  

O vídeo tem a duração de 1’20 (um minuto e vinte segundos).

Figura 2- Imagem do Vídeo


Atividade 2


Depois de pesquisadas estas informações, sobre a localização do estado do Paraná, e ter visto o vídeo sobre as lindas paisagens do estado, cada grupo deverá acessar o recurso postado abaixo (Fig. 3).

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11434

 

Figura 3- Imagem do Recurso

O recurso tem o objetivo de possibilitar aos alunos o conhecimento de diversos pontos turísticos do Estado do Paraná. Este recurso é do tipo hipertexto que relata um pouco da história deste estado brasileiro mostrando 12 (doze) locais que merecem destaque.

Sugerimos que cada um dos oito grupos formados fique responsável por conhecer mais detalhadamente, através da exploração virtual do recurso, dois lugares do referido estado.

Além disso, sugerimos que os lugares destacados no recurso sejam divididos, conforme a lista abaixo, para que cada grupo fique responsável pela pesquisa de dois lugares:


- Caiobá e Lapa
- Morretes e Maringá
- Ilha do Mel e Graciosa
- Guaraqueçaba e Curitiba
- Pontal do Paraná e Antonina
- Matinhos e Paranaguá
- Guaratuba e Londrina
- Foz do Iguaçu e Vila Velha

Para que esta pesquisa seja realmente mais detalhada, cada grupo deverá pesquisar outras informações, além das que o recurso apresenta a respeito dos lugares que ficaram responsáveis. Estas outras informações são:

- Localização do lugar no mapa do estado do Paraná;
- População;
- Principal atividade econômica.

Estas informações poderão ser retiradas de dife rentes fontes, tais como:


- Livro s didáticos,
- Atlas;

- Mapas;
- Sites;
- Jornais;
- Revistas.

É extremamente importante que os alunos tenham a habilidade de efetuar pesquisas de variados assuntos em diferentes fontes, pois esta uma das habilidades que a escola deve trabalhar com seus alunos!

Abaixo estão sugeridos alguns sites em que as pesquisas poderão ser realizadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_estado_do_Paran%C3%A1_por_popula%C3%A7%C3%A3o  

http://www.suapesquisa.com/estadosbrasileiros/estado_parana.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paran%C3%A1  

http://www.braziliantourism.com.br/pr-pt-po.html  

http://www.turismo.pr.gov.br/  


Atividade 3

Cada grupo deverá, neste momento, apresentar o resultado de suas pesquisas em formato de cartazes ou murais (sugerimos 2 por grupo), nos quais deverão conter as informações principais destas. Em cada cartaz deverá conter:
- Imagens dos lugares;
- Localização do lugar no mapa do estado do Paraná;
- População;
- Principal atividade econômica;
- Outras informações que o grupo considerar interessante.

É importante que o professor supervisione a confecção dos cartazes ou Murais para que os aspectos relacionados à escrita e à criatividade possam ser trabalhados da melhor maneira possível.

Estes cartazes deverão ser apresentados, ou seja, cada grupo irá à frente da sala de aula para apresentar as informações pesquisadas, para que possam trabalhar com a oralidade (competência que deve ser trabalhada desde as séries iniciais).
Sugerimos que os cartazes sejam expostos em um mural na escola, para que os demais alunos, professores e funcionários da escola possam conhecer suas pesquisas.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor e os alunos acessem os links abaixo que se referem a sites em que há a explicação sobre como elaborar um cartaz:

http://www.slideshare.net/elisabeteteixeiralopes/como-fazer-um-cartaz-presentation  

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_cartaz.htm  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Conhecimentos geográficos (manipulação de mapas e etc.);
- Língua escrita (elaboração dos cartazes);
- Língua Oral (apresentação dos cartazes);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

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