Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudo do movimento uniformemente variado

 

08/02/2010

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Isnard Domingos Ferraz e Daniel Rodrigues Ventura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as características de um MUV.

Avaliar e distinguir movimentos uniformemente variado: acelerado e retardado.

Analisar um movimento uniformemente variado através do gráfico representativo.

Duração das atividades
Uma aula ( 50 minutos )
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cinemática: conceitos de espaço, velocidade e aceleração

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que o professor desenvolva essa aula da seguinte forma:

Primeiro momento: Iniciar o estudo do movimento uniformemente variado apresentando suas características, ou seja, um movimento tal que sua velocidade varia de valores iguais em intervalos de tempo iguais. Para isto, projetar em uma tela para mostrar aos alunos a figura ilustrada abaixo, Figura 01-A, em que se verifica a variação da velocidade do móvel (automóvel) de 10 m/s a cada intervalo de 1,0 segundo.Deve-se aproveitar o momento para falar sobre a aceleração do móvel durante o intervalo de tempo desse movimento, ou seja, de zero a 3,0 segundos, apresentar o conceito e a definição (equacao matemática) da aceleração.

Após fornecer estes conhecimentos, peça aos alunos que usando a equação apresentada, determine o valor da aceleração do automóvel nese intervalo de zero a três segundos. Fazer com que respondam em voz alta as perguntas. Qual o valor encontrado? E o sinal da aceleraçào, positivo ou negativo? Esse sinal è o mesmo ou diferente do sinal da velocidade?

Enfatizar bem que este é um movimento uniformemente variado (MUV) acelerado, pois o módulo da velocidade está aumentando com o tempo. E ainda reforçar que tanto a aceleração quanto a velocidade tem mesmo sinal, ambos positivo. Nesse caso, movimento acelerado.

undefined

http://educar.sc.usp.br/fisica/images/dina2.gif

Em seguida apresentar os gráficos, Figura 1B, da aceleração em função do tempo, velocidade em função do tempo e espaço em função do tempo, correspondentes ao mov imento esquematizado na Figura 01-A. Explicar cada gráfico sempre voltando a Figura 01-A a fim de que seja bem assimilada a relação entre o movimento e o gráfico. Se for possível apresentar as duas projeções simultâneas na tela.

undefined

Segundo momento: Comente agora um movimento uniformemente variado, retardado, conforme ilustra a Figura 02-A. Esta ilustração mostra que o módulo da velocidade do móvel está diminuindo, e esta diminuição é de 5 m/s em cada intervalo de 1,0 segundo. Cabe ao professor reforçar que este movimento é também um MUV, como no anterior, mas é um movimento retardado, pois o módulo da velocidade está diminuindo. Pedir tambem para calcular aqui a aceleração, repetindo as perguntas do primeiro momento e chamar a atenção de que a aceleração e a velocidade têm sinais contrários, a velocidade é positiva e a aceleração é negativa. Aceleraçào e velocidade com sinais contrarios significa que o movimento è retardado.

undefined

http://educar.sc.usp.br/fisica/images/car.gif

Em seguida apresentar os gráficos , Figura 2B, da aceleração em função do te mpo, velocidade em função do tempo e espaço em função do tempo, correspondentes ao mo vimento esquematizado na Figura 02-A. Explicar cada gráfico sempre voltando a Figura 02-A, a fim de que seja bem assimilada a relação entre o mo vimento e o gráfico. Sendo possível mostrar as duas figuras simultaneamente.

            Sugerimos que o professor utilize uma simulação interessantíssima que se encontra no portal do professor cujo endereço está apresentado abaixo. Este recurso se for possível em sua escola vai enriquecer muito sua aula. É uma simulaç ão de múltiplas combinações de valores de aceleração, velocidade e posição inicial, que ilustra o movimento e simultaneamente os gráficos correspondentes de aceleração, velocidade e espaço em função do tempo. Vale a pena conferir.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13742

Obs. As figuras sem referência pertence ao própio autor.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Durante a exposição da simulação, para cada escolha dos valores indicados, antes de iniciar a simulação, questione os alunos estimulando a prever em cada situação as características do movimento e suas representação gráfica.

ou

Mostrar ou descrever um movimento semelhante aqueles ilustrados nas figuras 01-A e 02-A e pedir aos alunos que esbocem os gráficos aXt, vXt e sXt correspondentes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.