Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 2

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal;

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados;

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;

Questionário preenchido em casa previamente.

Estratégias e recursos da aula
                   

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. 

Ver:

undefined 

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996. 

http://www.violetadegainza.com.ar/

Professor(a), nesta aula você realizará com os alunos o segundo jogo selecionado junto à turma, em atividade prévia de levantamento das respostas dos questionários junto aos familiares. Caso a realização dos questionários seja inviável, sugerimos o jogo de mãos "Adoleta" para esta aula.

É interessante que os dois jogos selecionados através dos questionários ou mesmo sugeridos pelos alunos, sejam diferentes quanto ao gestual de mãos e também quanto à organização espacial da turma. Vale lembrar que o jogo sugerido na aula anterior – "150" – possuía uma formação em duplas e um gestual de mãos paralelas que se movimentavam para cima e para baixo. Com a apresentação de um jogo realizado de forma diferente, você pode suscitar o debate sobre a diversidade de jogos de mãos existentes, em momento posterior.

Atividade 1


Da mesma forma que o jogo anterior, apresente o texto da brincadeira "Adoleta" e, se achar adequado, coloque a letra na lousa (quadro) e inicie um rápido processo de memorização por repetições de trechos cantados pela turma ou mesmo cantarole para que os alunos aprendam por imitação:

“Adoleta
Le peti tole tolá
Le café com chocolá
Adoleta
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu!”

Nesse momento, é provável que os alunos “contestem” a versão apresentada, pois "Adoleta" é um jogo muito conhecido e, portanto, com muitas versões diferentes. Se possível, anote as sugestões dos alunos. Posteriormente, você poderá resgatar essas versões e problematizá-las, quando abordar a forma de transmissão desses jogos.

Dica

Para que a memorização fique interessante, crie momentos variados. Exemplos:
1) Peça que os alunos batam palmas, marcando a pulsação, para acompanhar a música cantada;
2) Peça que os alunos batam palmas apenas quando cantam a palavra Adoleta, marcando a pulsação;
3) Peça que os alunos batam palmas, marcando a pulsação e acompanhando a música. O final, no entanto, deverá ser diferente, pois devem estar atentos e não bater palmas na palavra “tu”. Você ainda pode propor uma pequena rodada em que as crianças são eliminadas até restar um vencedor.
4) Na palavra “adoleta”, os alunos batem palmas, enquanto nos demais trechos os alunos batem os pés, ambos marcando a pulsação. Outros sons corporais podem ser sugeridos, como: palmas (para a palavra “adoleta”) e mãos nas coxas, batendo alternadamente (para os demais trechos).
5) Para as sugestões acima, instrumentos de percussão como clavas, pandeiros, caxixis, baquetas de madeira ou coquinhos podem ser utilizados. Estes ainda podem ser mesclados com sons corporais.


Atividade 2

Após a memorização, organize os alunos em uma grande roda, com os braços estendidos para o lado, na altura da cintura. Cada mão de uma criança encontra a mão de quem está ao seu lado. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música inicia, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Ao chegar na palavra “tu”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, sai da roda quem não acertou o tapa; caso contrário, sai da brincadeira quem recebeu o tapa. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.

Dica


1) Varie o andamento (lento, muito lento, rápido) a cada repetição da brincadeira. Escolha, se achar conveniente, alguns alunos que marcarão a pulsação junto com você em instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis) ou com percussão corporal (palmas, estalos, pés batendo no chão).

Recursos Complementares

Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”.

http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos.

http://www.lengalalenga.com.br/ 

 
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf

Avaliação

O professor, ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguem realizar os jogos de mãos propostos, agregando canto e movimento corporal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.