29/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Motivação/introdução
Um Calorímetro é um instrumento utilizado para medir a quantidade de calor, absorvida ou cedida por uma substância. No cotidiano, ouvimos falar muito no termo caloria, relacionado aos alimentos, nas embalagens estão contidos os valores em calorias dos alimentos, que servem de parâmetro para controlar a quantidade de alimento que ingerimos durante o dia. Para determinar a quantidade de calorias que um alimento pode produzir, os cientistas utilizam um calorímetro.
Na Sala de aula (20 min.)
Podemos medir facilmente a temperatura de um corpo utilizando um termômetro, apenas colocando em contato com a substância, mas como medir a quantidade de calor absorvida ou cedida por uma substancia? Essa tarefa é realizada utilizando-se um calorímetro. Ele é constituído basicamente por um recipiente isolado termicamente, um termômetro e um agitador.
Imagem retirada da simulação "faça você mesmo o seu experimento"
Um bom calorímetro mantém o ambiente isolado termicamente, normalmente usa-se isopor para evitar trocas de calor entre a substância dentro do calorímetro e o ambiente. Para calcular a quantidade de calor de uma substancia com o calorímetro, utilizamos a equação fundamental de calorimetria:
Q = m.c.(Tf - Ti)
Na equação, Q é a quantidade de calor, “m” é a massa da substância “c” é o calor específico da substancia, Tf é a temperatura final e Ti a temperatura inicial.
Com o termômetro determinamos a temperatura inicial e a temperatura final, a massa através de um dinamômetro ou balança. Mas precisamos de outra variável, o calor específico da substancia. O calor específico de uma substancia também é chamado de capacidade térmica, ele define qual a quantidade de calor necessária, para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de um grama de substancia. Abaixo temos uma tabela com calores específicos de várias substancias:
Imagem produzida pelo autor
Algumas substâncias são “aquecidas”, absorvem calor com mais facilidade que outras, percebemos isso, por exemplo, na praia, a areia absorve calor com mais facilidade que a água, seu calor específico é menor e precisa de uma quantidade de calor menor do que a água para elevar sua temperatura.
Atividade no laboratório de informática. (30 min.)
Imagem retirada da simulação "faça você mesmo o seu experimento"
Atividades
Atividade 1 - Para realizar a experiência, peça para os alunos escolherem três substâncias diferentes, e arrastarem para dentro do calorímetro. O calor específico da substancia é dado, os alunos devem escolher uma temperatura inicial e massa para cada material inserido o recipiente.
Imagem retirada da simulação "faça você mesmo o seu experimento"
Peça aos alunos que utilizem a equação fundamental da calorimetria para encontrar o valor da temperatura de equilíbrio térmico.
Imagem retirada da simulação "faça você mesmo o seu experimento"
Atividade 2 – Após o estudo sobre equilíbrio térmico e a resolução do problema com a simulação, peça para os alunos escreverem sobre o que entenderam conceito de equilíbrio térmico, o resultado desse trabalho pede ser disponibilizado em um blog feito pelos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Faça você mesmo o seu experimento | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
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31/10/2013
Quatro estrelasOTIMO
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito dessa aula tem muita coisa pra ser aproveitada,vou usar ela em minha aula
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito dessa aula tem muita coisa pra ser aproveitada,vou usar ela em minha aula