Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Homem versus Mulher: as vantagens e as desvantagens de cada sexo

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender sobre as vantagens e desvantagens de ser homem e mulher, e que as diferenças geralmente são socialmente construídas. Além disso, poderá aprimorar a habilidade da escrita, a oralidade e o senso crítico.

Duração das atividades
100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de  conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática: uso do aparelho de DVD

Motivação
Para dar início a discussão e instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, o professor deverá mostrar inicialmente um vídeo de 4 minutos e 51 segundos denominado “Homem x mulher (Fig. 1), disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=poiZ6ZGKEdw&feature=related. Acesso em 28 Set. 2009.

undefined

Figura 1 – Imagem do Vídeo - Homem x mulher

Em seguida, o professor deverá indagar a opinião dos alunos sobre os aspectos tratados no vídeo, se concordam ou não, entre outros. Após a manifestação deles, solicitará que eles formem grupos a fim de trabalharem alguns conceitos tratados no vídeo. Estes grupos serão divididos tendo como critérios a formação de, no mínimo, 2 grupos do sexo masculino; 2 grupos do sexo feminino e 2 grupos mistos. O número de componentes em cada grupo dependerá do número de alunos disponíveis na sala para a formação destes três grupos.

ATIVIDADE 1
Estando os grupos organizados, sugerimos que o professor solicite que 1 grupo do sexo masculino, 1 do sexo feminino e 1 do misto discutam:


• As vantagens de ser mulher;
• As desvantagens de ser mulher.


Além disso, ele solicitará que 1 grupo do sexo masculino, 1 do sexo feminino e 1 do misto discutam:


• As vantagens de ser homem;
• As desvantagens de ser homem.


Os alunos deverão escrever a lista com as referidas vantagens e desvantagens numa folha de papel pardo, que o professor deverá entregar a cada grupo neste momento. Assim, concluída esta listagem, cada grupo apresentará seus resultados oralmente à classe.
É proposital que os alunos pensem sobre as vantagens e as desvantagens de ser mulher (Fig. 2) e de ser homem. Dessa maneira, um sexo se colocará no lugar do outro.

Figura 2- Vantagens e desvantagens de ser mulher

http://4.bp.blogspot.com/_Z_LsQ3n2dJ8/SGMIqyIn2_I/AAAAAAAAACM/EUfaKIMiErY/s320/dia-da-mulher.jpg. Acesso em 28 Set. 2009.

ATIVIDADE 2
Finalizada estas apresentações, os grupos do sexo masculino, do sexo feminino e misto terão como atividade discutir e responder por escrito, numa folha sulfite, para posterior apresentação e discussão com a sala, a algumas perguntas que o professor escreverá na lousa. Estas indagações serão:


• Quais das vantagens de ser homem ou mulher são reais e quais são estereotipadas?
• É possível ser homem e exercer alguns dos tópicos listados em "mulher" e vice-versa?
• O que significa "masculino" e "feminino"? É o mesmo que "macho" e "fêmea"?


Assim que todos os grupos responderem, eles deverão apresentar suas respostas oralmente. Conforme forem apresentando suas respostas, o professor instigará o diálogo e a contribuição de todos os alunos. Cabe a ele atuar como mediador e sintetizador das idéias que serão apresentadas.

ATIVIDADE 3
A fim de dar fechamento as atividades realizadas nestas aulas, o professor solicitará para os alunos sentarem em círcul os, e explicará a eles a atividade: o professor entregará a eles uma caixa contendo alguns pequenos papéis, cada qual com um comportamento. Conforme ela for passando tocará uma música, e assim que ela parar de tocar quem estiver com a caixa nas mãos sorteará um dos papéis e a lerá classificando-a enquanto próprio do sexo masculino ou do sexo feminino. Abaixo há uma lista com frases que poderão ser usadas pelo professor. Esta classificação deverá ser registrada em papel pardo, o qual estará posicionado no centro do círculo.
Exemplos de frases de comportamentos que poderão ser utilizados neste momento:

FAZER CURSO DE INFORMÁTICA

TOMAR A INICIATIVA SEXUAL

URINAR EM PÉ

SAIR PARA UM CHOPP

PASSAR A ROUPA DA FAMÍLIA

SER GERENTE DE HOTEL

USAR ROUPAS ÍNTIMAS DELICADAS

TOMAR INICIATIVA PARA NAMORAR

USAR COSMÉTICOS

DIRIGIR CAMINHÃO

ORIENTAR SEXUALMENTE OS FILHOS

SER SENSÍVEL

CHORAR EM FILMES DRAMÁTICOS

USAR BRINCOS

TER FORÇA E CORAGEM

TER DOCILIDADE E ROMANTISMO

LAVAR LOUÇA

TER ESPÍRITO PRÁTICO

FUMAR CHARUTO

Ao final, os alunos deverão analisar estes registros e discutir a veracidade dos mesmos, se concordam ou não, e o porquê.
Em relação a música para a realização desta atividade, cabe ao professor a sua escolha. Contudo, como sugestão segue o link com o vídeo (Fig. 3) Tem pouca diferença-http://www.youtube.com/watch?v=oHRS9gFmWoM. Acesso em 28 Set. 2009. Este vídeo, com duração de 2 minutos e 37 segundos, traz duas músicas, sendo que ambas tratam da questão das diferenças entre homens e mulheres, apresentando ritmos rápidos e envolventes.

Figura 3- Imagem do vídeo- tem pouca diferença

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.