20/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
O aluno poderá aprender sobre as vantagens e desvantagens de ser homem e mulher, e que as diferenças geralmente são socialmente construídas. Além disso, poderá aprimorar a habilidade da escrita, a oralidade e o senso crítico.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática: uso do aparelho de DVD
Motivação
Para dar início a discussão e instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, o professor deverá mostrar inicialmente um vídeo de 4 minutos e 51 segundos denominado “Homem x mulher (Fig. 1), disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=poiZ6ZGKEdw&feature=related. Acesso em 28 Set. 2009.
Figura 1 – Imagem do Vídeo - Homem x mulher
Em seguida, o professor deverá indagar a opinião dos alunos sobre os aspectos tratados no vídeo, se concordam ou não, entre outros. Após a manifestação deles, solicitará que eles formem grupos a fim de trabalharem alguns conceitos tratados no vídeo. Estes grupos serão divididos tendo como critérios a formação de, no mínimo, 2 grupos do sexo masculino; 2 grupos do sexo feminino e 2 grupos mistos. O número de componentes em cada grupo dependerá do número de alunos disponíveis na sala para a formação destes três grupos.
ATIVIDADE 1
Estando os grupos organizados, sugerimos que o professor solicite que 1 grupo do sexo masculino, 1 do sexo feminino e 1 do misto discutam:
• As vantagens de ser mulher;
• As desvantagens de ser mulher.
Além disso, ele solicitará que 1 grupo do sexo masculino, 1 do sexo feminino e 1 do misto discutam:
• As vantagens de ser homem;
• As desvantagens de ser homem.
Os alunos deverão escrever a lista com as referidas vantagens e desvantagens numa folha de papel pardo, que o professor deverá entregar a cada grupo neste momento. Assim, concluída esta listagem, cada grupo apresentará seus resultados oralmente à classe.
É proposital que os alunos pensem sobre as vantagens e as desvantagens de ser mulher (Fig. 2) e de ser homem. Dessa maneira, um sexo se colocará no lugar do outro.
Figura 2- Vantagens e desvantagens de ser mulher
http://4.bp.blogspot.com/_Z_LsQ3n2dJ8/SGMIqyIn2_I/AAAAAAAAACM/EUfaKIMiErY/s320/dia-da-mulher.jpg. Acesso em 28 Set. 2009.
ATIVIDADE 2
Finalizada estas apresentações, os grupos do sexo masculino, do sexo feminino e misto terão como atividade discutir e responder por escrito, numa folha sulfite, para posterior apresentação e discussão com a sala, a algumas perguntas que o professor escreverá na lousa. Estas indagações serão:
• Quais das vantagens de ser homem ou mulher são reais e quais são estereotipadas?
• É possível ser homem e exercer alguns dos tópicos listados em "mulher" e vice-versa?
• O que significa "masculino" e "feminino"? É o mesmo que "macho" e "fêmea"?
Assim que todos os grupos responderem, eles deverão apresentar suas respostas oralmente. Conforme forem apresentando suas respostas, o professor instigará o diálogo e a contribuição de todos os alunos. Cabe a ele atuar como mediador e sintetizador das idéias que serão apresentadas.
ATIVIDADE 3
A fim de dar fechamento as atividades realizadas nestas aulas, o professor solicitará para os alunos sentarem em círcul os, e explicará a eles a atividade: o professor entregará a eles uma caixa contendo alguns pequenos papéis, cada qual com um comportamento. Conforme ela for passando tocará uma música, e assim que ela parar de tocar quem estiver com a caixa nas mãos sorteará um dos papéis e a lerá classificando-a enquanto próprio do sexo masculino ou do sexo feminino. Abaixo há uma lista com frases que poderão ser usadas pelo professor. Esta classificação deverá ser registrada em papel pardo, o qual estará posicionado no centro do círculo.
Exemplos de frases de comportamentos que poderão ser utilizados neste momento:
FAZER CURSO DE INFORMÁTICA
TOMAR A INICIATIVA SEXUAL
URINAR EM PÉ
SAIR PARA UM CHOPP
PASSAR A ROUPA DA FAMÍLIA
SER GERENTE DE HOTEL
USAR ROUPAS ÍNTIMAS DELICADAS
TOMAR INICIATIVA PARA NAMORAR
USAR COSMÉTICOS
DIRIGIR CAMINHÃO
ORIENTAR SEXUALMENTE OS FILHOS
SER SENSÍVEL
CHORAR EM FILMES DRAMÁTICOS
USAR BRINCOS
TER FORÇA E CORAGEM
TER DOCILIDADE E ROMANTISMO
LAVAR LOUÇA
TER ESPÍRITO PRÁTICO
FUMAR CHARUTO
Ao final, os alunos deverão analisar estes registros e discutir a veracidade dos mesmos, se concordam ou não, e o porquê.
Em relação a música para a realização desta atividade, cabe ao professor a sua escolha. Contudo, como sugestão segue o link com o vídeo (Fig. 3) Tem pouca diferença-http://www.youtube.com/watch?v=oHRS9gFmWoM. Acesso em 28 Set. 2009. Este vídeo, com duração de 2 minutos e 37 segundos, traz duas músicas, sendo que ambas tratam da questão das diferenças entre homens e mulheres, apresentando ritmos rápidos e envolventes.
Figura 3- Imagem do vídeo- tem pouca diferença
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!