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ACNE: que tragédia?!

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre o surgimento das acnes, as formas de prevenir e os tratamentos existentes para combatê-las. Além disso, por meio destas aulas podem aprimorar a habilidade da escrita, da leitura e da oralidade.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo

Motivação:

Com os alunos sentados em roda sugerimos que o professor inicie a aula perguntando a eles se já tiveram acne (espinhas). Feito isso, ele poderá perguntar também se eles sabem as formas de prevenir e de tratá-las.
Em seguida, o professor deverá apresentar um vídeo de 3 minutos e 56 segundos denominado “Espinhas” (Fig. 1), disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=U9RTEG_In2M.Acesso em 23 de Set. 2009

Figura 1- Imagem do vídeo“Espinhas”


Após a finalização do vídeo o professor poderá indagar os alunos sobre os aspectos tratados no mesmo. Para isso poderá fazer uso de algumas perguntas, como as que se seguem:

• Qual o nome científico das espinhas?
• Em que idade é mais comum elas surgirem?
• O que causa as espinhas?
• As acnes são iguais ou existem graus diferentes?
• Quais são os tipos de acnes existentes?
• Como se prevenir?
• Que tipos de tratamentos existem?


ATIVIDADE 1
Em seguida o professor solicitará que os alunos formem trios. Cada trio receberá um texto, conforme segue abaixo, disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?8; acessado em 23 set. 2009, o qual trata da Acne (Fig. 2). Eles deverão ler este texto e discuti-lo entre si. Além disso, cada grupo terá como atividade resumir em uma frase os aspectos principais que ele trata, dizendo-a em voz alta para os demais grupos.
Esta atividade é uma forma de trabalhar a compreensão do conteúdo, a habilidade de síntese, assim como, a oralidade.

Figura 2- Acne

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?8. Acesso em 23 Set. 2009.

Texto: ACNE
Sinônimos e nomes populares. 

Espinhas, cravos, acne vulgar, comedão.
O que é?
Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta. É uma piodermite que atinge o complexo pilo-sebáceo (pêlo e glândula sebácea). Os quadros mais graves acometem o sexo masculino. Como regra, manifesta-se com intensidades moderada e discreta. Em algumas situações, a manifestação clínica é de tal intensidade que chega a repercutir estética e socialmente, acarretando sérios prejuízos psicossociais, promovendo isolamento e baixa auto-estima.
Como se desenvolve?
Existe uma predisposição genética que sofre grandes modificações por fatores hormonais raciais, ambientais, emocionais e bacterianos aumentando ou atenuando as manifestações clínicas.
Fatores da evolução
Hipercornificação ductal.
Devido a uma predisposição genética, ocorre um espessamento (hiperqueratinização) no folículo pilo-sebáceo que, associada ao sebo, forma uma massa no interior folículo. Isto gera o comedão (cravo), que pode ser aberto (cravo preto) ou fechado (cravo branco).
Aumento da atividade seborrêica (produção de sebo).
Aumento este secundário ao aumento dos hormônios androgênicos.
Micro-organismos mais envolvidos:
Propionybacterium acnes (P. acnes) e Staphylococcus epidermides
Inflama ção
As bactérias atuam sobre o sebo iniciando a inflamação da pele, e fo rmando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.
O que se sente?
As manifestações são muito variadas podendo aparecer como:
comedões (cravos);
pápulas (constituídas de lesões arredondadas, endurecidas, eritematosas, mais altas);
nódulos (lesões profundas e duras) e abscessos.

As zonas mais comprometimentos incluem: testa, nariz, peito e costas. As lesões mais inflamadas podem doer ou coçar. No rompimento, podem drenar secreção purulenta.
Como se apresenta?
A acne pode se apresentar como acne não-inflamatória, com somente comedões e acne inflamatória.
Os graus da acne?
Grau I - Acne Comedônica.
Presença predominante de comedões. Algumas pápulas e raras pústulas não alteram o grau.


Grau II - Acne Pápulo-Pustulosa.
Presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas.


Grau III - Acne Nódulo-Cística.
Presença de comedões, pápulas, pústulas e cistos. Pela ruptura da parede do folículo formam-se cistos


Grau IV - Acne Conglobata
Forma mais grave do que o grau anterior. Os cistos, ao drenar, formam fístulas. ("túneis" de drenagem).


Grau V - Acne Fulminans.
Surge repentinamente acompanhado de sintomas sistêmicos (febre, leucocitose, artralgia, ...).
A conduta terapêutica é orientada pelo o grau de comprometimento.


Como se previne?
A influência da acne no comportamento da pessoa atingida é muito marcante. Procurar tratamento desde o aparecimento dos sintomas pode ser decisivo para a prevenção de cicatrizes e para melhor controle do quadro. Apoio psicológico auxilia o paciente a entender os fatos e facilitar a adesão ao tratamento.


Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico - a consulta médica, normalmente, é suficiente. Casos mais complexos requerem a opinião de especialista


Prognóstico.
O tratamento precoce ajuda a prevenir cicatrizes que, em muitas situações, podem ser mais preocupantes do que a própria acne.

Sugerimos que o professor faça um apanhado geral dos aspectos apresentados pelos alunos, frisando com eles a importância de conhecerem mais sobre o assunto, pois é uma forma de terem conhecimento de como proceder para se prevenirem, bem como, se tratarem, caso se fizer necessário. Além disso, eles podem compartilhar esta informação com outras pessoas.
Em seguida sugerimos que o professor pergunte aos alunos se conhecem os apelidos existentes para se referir às pessoas que são acometidas de acne. O professor deve possibilitar e incentivar a participação deles.

Após isso, o professor deverá apresentar outro vídeo, intitulado “A história de minhas espinhas” (Fig.3), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kNA4UQITl7E. Acesso  em 24 Set. 2009, com duração de 49 segundos. O intuito deste vídeo é sensibilizar os alunos para a necessidade do respeito em relação às pessoas que apresentam acne, pois os apelidos interferem na sua auto-estima.

Figura 3- Imagem do vídeo- A história de minhas espinhas

ATIVIDADE 2
Os alunos, ainda em grupo, terão como atividade discutir e pensar em formas de amenizar o preconceito existente na escola aos alunos que apresentam espinhas. Eles deverão discutir como estes alunos podem agir ante os apelidos, e como fazer para não serem ridicularizados. Por outro lado, deverão discorrer sobre os alunos que não apresentam espinhas, que atitudes eles devem ter para com os que a apresentam, e como contribuir para eles revejam seus conceitos acerca do problema da acne.
Os result a dos destas discussões poderão ser apresentados por meio de encenações teatrais, através do desenvolvimento de um texto, ou ainda, da confecção de cartazes educativos.

ATIVIDADE 3
Buscando que os alunos se aprofundem neste assunto, os grupos terão como atividade fazer uma pesquisa na Internet sobre a acne. Para tanto, cada grupo será responsável por procurar um assunto específico, podendo estes ser:
• Cada grau da acne, ou seja:
-Acne Comedônica;
-Acne Pápulo-Pustulos;
-Acne Nódulo-Cística;
-Acne Conglobata;
- Acne Fulminans.
• Os cuidados que se deve ter com a pele em termos de higienização;
• Como ocorre o processo de formação da acne;
• Os tratamentos cosméticos existentes para combater a acne;
• Os tratamentos naturais ou alternativos;
• Cicatrizes das espinhas: como evitar e tratar.

Sugestão de sites para a pesquisa:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3987&ReturnCatID=1762

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/acne/acne2.php

http://esteticaebeleza.wordpress.com/2008/09/26/formas-clinicas-de-acne-parte-i/

http://www.saudeparavoce.com.br/acne/acne/tipos.asp

http://www.webartigos.com/articles/19368/1/higienizacao-facial/pagina1.html

De posse destas pesquisas cada grupo deverá elaborar cartazes informativos sobre a acne. Para isso receberão folhas de papel pardo, canetas esferográficas, jornais, cola e tesoura. Assim que finalizarem esta confecção, deverão fixar seus cartazes na lousa e explicá-lo para os demais alunos.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

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