Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os órgãos reprodutivos em pauta

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre os órgãos do sistema reprodutor feminino e masculino, suas diferenças anatomo-fisiológicas. Além disso, esta aula pode contribuir para o aprimoramento da habilidade artística, da criatividade, da coordenação motora e da sociabilidade.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo

IMPORTANTE:

Uma aula antes da implementação destas, o professor deverá pedir que o professor de Biologia trabalhe o sistema reprodutor feminino e masculino, mostrando e explicando as figuras 1, 2 e 3, as quais tratam dos órgãos reprodutores femininos e masculinos, respectivamente, aos alunos.

Figura 1- Genitália feminina externa
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp. Acesso em 29 Set. 2009.

Figura 2- Útero
http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-feminino/. Acesso em 29 Set. 2009.

Figura 3- Sistema reprodutor masculino
http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_masculino.htm. Acesso em 29 Set. 2009

O professor deverá mostrar e explicar as diferentes partes do sistema reprodutor feminino e masculino. Sugerimos que ele enfatize as diferenças anatômicas e fisiológicas destes sistemas.

MOTIVAÇÃO:
O professor pode iniciar a aula perguntando aos alunos se sabem explicar o sistema reprodutor feminino e masculino, e se apresentam dúvidas quanto aos mesmos. Ele deve deixá-los à vontade para se manifestarem. Após, pode esclarecê-los que a aula visa trabalhar o sistema reprodutor visando a compreensão anatômica deles.


ATIVIDADE 1
Estando os alunos divididos em grupos de 4 integrantes, o professor entregará aos grupos folhas de papel pardo e canetas esferográficas, e explicará que cada grupo deverá eleger um dos alunos para deitar-se sobre esta folha no chão. A atividade consiste que eles deverão fazer o contorno do corpo do colega. Após, o aluno deverá se levantar. Feito isso, eles deverão pintar, neste contorno, os órgãos sexuais internos e externos de acordo com o sexo deste aluno (Fig. 4).

Figura 4-  Trabalhando os sistemas reprodutivos

http://www.adjorisc.com.br/data//noticias/1/197343_conteudo.png.  Acesso em 10 Out. 2009.

Concluída esta elaboração, cada grupo deverá apresentar oralmente seu corpo, nomeando as partes desenhadas.
O professor atuará como mediador, auxiliando os alunos e sanando suas dúvidas. Cabe a ele a correção, de forma descontraída, das possíveis distorções sobre os aspectos anatômicos que estes corpos possam apresentar.

ATIVIDADE 2
Buscando um aprofundamento do conteúdo, ou seja, trabalhar o conhecimento dos alunos acerca do sistema reprodutor, o professor entregará para cada grupo massas de modelar. Com elas cada grupo deverá fazer os órgãos reprodutores feminino e masculino. O intuito é, além de trabalhar e sistematizar o conteúdo apreendido em aula, possibilitar que os alunos possam aprimorar a habilidade artística, a criatividade e a coordenação motora.

Os alunos deverão fixar suas produções artísticas com a massa de modelar sobre uma folha de papel pardo "em branco" (sem ter sido utilizada) que estará posicionada em cima da mesa do professor. Assim que todas obras forem concluídas, o professor solicitará que cada grupo explique-a para os demais alunos.

Tal como na atividade anterior, o professor atuará como mediador, e cabe a ele auxiliar os alunos na realização da atividade, bem como, corrigir eventuais equívocos que eles possam cometer, visando, sobretudo, que eles compreendam as diferenças anatômicas dos órgãos reprodutivos masculinos e femininos.

ATIVIDADE 3
O professor dividirá os alunos em duplas, primeiro mistas. Os alunos deverão ficar frente a frente, e realizar movimentos sincronizados, como se fossem reflexo um do outro. As duplas são mudadas até que todos tenham tido alguém do mesmo sexo como espelho.
Finalizada esta atividade, o professor solicitará que eles formem um círculo. Neste, cada um deverá relatar como foi, e o que representou esta atividade para eles. O intuito é que eles compreendam que além das diferenças físicas (sexuais) existe outras, como a da altura, a cor de pele, sendo preciso respeitar todas elas.

ATIVIDADE 4
Como atividade final, cada aluno receberá uma folha de papel sulfite e deverá, de forma individual, escrever sua opinião sobre as atividades realizadas, se trouxeram contribuições ao seu aprendizado sobre os sistemas reprodutores, e se sim, que contribuições foram essas, se não, o que ficou faltando, ou o que não ficou claro; o que aprenderam; suas impressões (se gostaram ou não, e porquê) sobre o que foi trabalhado nesta aula, bem como as dúvidas que apresentam. Os alunos não precisam se identificar, contudo, o professor recolherá estas folhas e as lerá em voz alta.

Esta atividade visa dar voz aos alunos para manifestarem suas opiniões, bem como, para verificar possíveis lacunas de informação. Desta forma, o professor poderá durante esta leitura fazer possíveis esclarecimentos que se fizerem necessários.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.