Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tropicália

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver nos alunos a interpretação, reflexão e senso crítico em relação ao período da ditadura, e o que esse movimento representou/transformou no cenário artístico brasileiro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minuto cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que os alunos já tenham conhecimento sobre os movimentos: Dadá, Expressionismo Abstrato, Movimento Construtivista no Brasil e no mundo, Ready Made e Marcel Duchamp e a pop art no Brasil e no mundo. Para compreender as transformações na arte e na sociedade ao longo da história.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula contextualizando a situação política, econômica e artística do país durante a década de 1960. Como sugestão indicamos o vídeo “No regime dos militares – parte II” que irá abordar os temas: AI 5, os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, artistas exilados como Maria Clara, a copa de 1970. 

Após a análise do filme a turma deverá discutir o seguinte texto: Tropicália <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Tropicalis.pdf>. Para compreender as diferenças entre movimento Tropicalista e a Pop Art brasileira.

 Aula 02: O movimento tropicalista abordou diversas linguagens, entre elas a música. Alguns cantores utilizavam-se da música para mostrar sua insatisfação com o Regime. Por causa da censura, as músicas eram subjetivas e traziam em sua melodia um duplo sentido.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/962/imagens/sugestoes.gif Como sugestão o professor poderá analisar com a turma as seguintes letras de música: (cada grupo poderá analisar uma letra de música e apontar em quais momentos o cantor refere-se à ditadura)
Alegria, Alegria, A voz do morto, É proibido proibir – Caetano Veloso
Cálice, A banda – Chico Buarque
Aquele Abraço, Panis et Circences – Gilberto Gil

Aula 03: Os alunos deverão apresentar para a turma as análises sobre as letras de música. Caso seja possível, o professor deverá trazer as músicas para os alunos ouvirem ou baixe os clipes disponíveis no youtube.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/962/imagens/videos.gif Para fechar o debate o professor deverá utilizar os vídeos:


A Tropicália - http://br.youtube.com/watch?v=Emm1oFoUtd0

Caetano Veloso – é proibido proibir
http://br.youtube.com/watch?v=mCM2MvnMt3c&feature=related

Glauber rocha e Caetano Veloso - http://br.youtube.com/watch?v=28ZpF-78RNs

Sugestão de Avaliação

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Articulação das idéias em relação ao contexto (Regime Militar e Censura) Articulou bem as idéias Dificuldades de articular as idéias Idéias desarticuladas

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No regime dos militares: parte II Vídeo
Recursos Complementares
O movimento tropicalista e a revolução estética: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Mestrado/Educacao_Arte_e_Historia_da_Cultura/Publicacoes/Volume3/O_movimento_tropicalista_e_a_revolucao_estetica.pdf
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Verifique a sugestão de avaliação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.