22/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula contextualizando a situação política, econômica e artística do país durante a década de 1960. Como sugestão indicamos o vídeo “No regime dos militares – parte II” que irá abordar os temas: AI 5, os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, artistas exilados como Maria Clara, a copa de 1970.
Após a análise do filme a turma deverá discutir o seguinte texto: Tropicália <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Tropicalis.pdf>. Para compreender as diferenças entre movimento Tropicalista e a Pop Art brasileira.
Aula 02: O movimento tropicalista abordou diversas linguagens, entre elas a música. Alguns cantores utilizavam-se da música para mostrar sua insatisfação com o Regime. Por causa da censura, as músicas eram subjetivas e traziam em sua melodia um duplo sentido.
Como sugestão o professor poderá analisar com a turma as seguintes letras de música: (cada grupo poderá analisar uma letra de música e apontar em quais momentos o cantor refere-se à ditadura) Alegria, Alegria, A voz do morto, É proibido proibir – Caetano Veloso Cálice, A banda – Chico Buarque Aquele Abraço, Panis et Circences – Gilberto Gil |
Aula 03: Os alunos deverão apresentar para a turma as análises sobre as letras de música. Caso seja possível, o professor deverá trazer as músicas para os alunos ouvirem ou baixe os clipes disponíveis no youtube.
Para fechar o debate o professor deverá utilizar os vídeos: |
A Tropicália - http://br.youtube.com/watch?v=Emm1oFoUtd0
Caetano Veloso – é proibido proibir
http://br.youtube.com/watch?v=mCM2MvnMt3c&feature=related
Glauber rocha e Caetano Veloso - http://br.youtube.com/watch?v=28ZpF-78RNs
Sugestão de Avaliação
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Articulação das idéias em relação ao contexto (Regime Militar e Censura) | Articulou bem as idéias | Dificuldades de articular as idéias | Idéias desarticuladas |
Nome | Tipo |
---|---|
No regime dos militares: parte II | Vídeo |
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão!
24/03/2010
Quatro estrelasòtima sequência didática.Sugiro como complento assistir com os alunos ao filme "Batismo de Sangue"
24/03/2010
Quatro estrelasotimo