03/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ouvindo a música/ vendo o vídeo no you tube
1) Você poderá iniciar este trabalho conversando com as crianças e fazendo um levantamento sobre o que elas gostam de cantar e ouvir. O papel da escola, dentre outros é ampliar o repertório cultural e musical das crianças. O professor pode e deve levar para a sala de aula músicas de qualidade com letras criativas, sensíveis, divertidas e com temáticas variadas. Sugiro aqui levar, dentre outras, O rato, do CD Canções Curiosas produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit.
Caso não tenha acesso ao CD, você poderá usar o recurso do vídeo no you tube buscando a música O rato. Caso tenha, seria interessante levá-lo para sala e explorá-lo com os alunos, dentre outros aspectos, aqueles relacionados à cultura escrita. O professor pode perguntar aos alunos: Que textos vamos encontrar num CD? Pra quê eles servem? O que eles nos informam? Encontraremos neste suporte gêneros como música, lista de faixas musicais, ficha técnica, etc.
O professor poderá fazer uma pequena introdução sobre o que se trata a música e propor aos alunos assistirem ao vídeo e ou ouvirem o CD. Após a sessão musical o professor pode levantar com os alunos o assunto da música, quem eram os personagens, o que disseram, suas vozes, os diálogos, e também convidá-los a fazer uma apreciação da música e vídeo. O vídeo e/ou o CD poderão ser colocados para os alunos mais de uma vez se desejarem.
Interpretando o texto
2) Para apreciar a música atribuindo a ela um amplo significado é preciso que a criança compreenda o seu conteúdo. Um contato com o texto escrito terá como objetivo servir de suporte para cantar a musica e explorar a compreensão daquilo que é cantado. Neste momento poderão ser retomadas as compreensões das crianças a partir do vídeo, mas é importante que o texto seja explorado em sua riqueza. É fundamental ajudar as crianças a construírem oralmente representações e significados de expressões fazendo perguntas do tipo: O que significa que ser um rato de faro esperto? Todo rato trai e mente? De que rato o autor está falando? Como é o rato que ele nos apresenta? Por que ele é diferente dos outros? Expressões pouco conhecidas das crianças devem ser exploradas, como por exemplo, “Não sou de fino trato para selar um contrato”, “fico sempre por um triz”, etc. Os componentes deste gênero como nome da música e compositores também devem ser explorados.
Letra da música
O Rato
Paulo Tatit/ Edith Derdyk
Todo rato tem rabo longo!
Todo rato tem faro esperto!
Todo rato curte escuro, lambe restos!
Todo rato deixa rastro!
Todo rato trai e mente!
Todo rato assusta a gente!
Todo rato anda em bando!
São os ratos, são os ratos, são os ratos bem malandros!
Mas sempre tem um que é diferente
Tem sempre um que até surpreende a gente
Esse rato que aqui se mostra é um rato que a gente gosta
É um rato que em vez de catar lasquinhas de queijo e comer na rua
Prefere mil vezes um beijo
Um beijo brilhante da lua
( Rato )- Lua minguante, lua crescente,
Declaro ser o seu mais lindo amante,
E com você eu quero me casar, fazer da noite escura o nosso altar...
( Lua )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, minha luz e passageira,
fico sempre por um triz
Mesmo q uando estou inteira, vem a nuvem me cobrir
Ela sim, nuvem faceira, é que lhe fará feliz
( Rato )- Nuvem redonda que cobre o luar, declaro ser o seu mais
lindo amante
E com você eu quero me casar, fazer do céu imenso nosso altar
( Nuvem )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, minha sombra é tão nublada, fico sempre
por um triz
Mesmo quando estou parada, vem a brisa me diluir
Ela sim, brisa danada, é que lhe fará feliz
( Rato )- Brisa macia que destrói a nuvem que cobre o luar,
Declaro ser o seu mais lindo amante
E com você eu quero me casar, fazer do vento (fiuu) nosso altar
( Brisa )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, mesmo quando sopro forte
vem a parede me barrar
Só a parede de uma casa não deixa a brisa passar
Ela sim, dura parede, é que aprenderá a te amar
( Rato )- Parede parada que barra a brisa, que destrói a nuvem, que cobre o luar,
Declaro ser o seu mais lindo amante
E com você eu quero me casar, fazer da terra o nosso altar
( Parede )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, meus tijolos são de barro, mas não é difícil
me esburacar
Mesmo sendo bem segura, vem a ratinha me cavucar
Só a ratinha bem dentuça, saberá como te amar...
(Marchinha de casamento)
( Rato )- Ratinha dentuça que cavuca a parede,
Que barra a brisa, que destrói a nuvem, que cobre o luar,
Declaro ser o seu mais lindo amante,
E com você eu quero me casar, fazer da natureza o nosso altar
( Ratinha )- Rato, meu querido rato, eu que sou assim de fino trato
pra selar esse contrato
O meu faro é tão certeiro com você vou ser feliz
Mesmo não sendo perfeita, eu sou a ratinha eleita,
Fico toda aqui sem jeito, esperando um grande queijo (ops!)...
esperando um grande beijo.
Toda rata tem rabo longo!
Toda rata tem faro esperto!
Toda rata curte escuro lambe restos!
Toda rata deixa rastro!
Toda rata trai e mente!
Toda rata assusta a gente!
Toda rata anda em bando!
São as ratas, são as ratas, são as ratas bem malandrasss!!!
ha ha ha
Letra retirada do site http://paulo-tatit.musicas.mus.br/letras/176065/ <Acesso em 14/10/2009>
Fazendo legendas
3) Após a exploração e interpretação do texto, várias atividades podem ser propostas, como dramatização da música, momento de cantoria - os alunos cantarem acompanhando a letra e também pode-se propor que os alunos façam um pequeno livreto com letras de músicas que acharam legais de conhecer com ilustrações feitas por eles para os pais, para eles mesmos, para alguém querido, etc. Esta pode ser uma atividade pontual, ou pode se tornar um projeto, com pesquisas sobre músicas, envolvendo votações, estudo das letras, estudo sobre os compositores, biografias, etc. Isso vai depender da avaliação do professor decidir sobre a extensão da proposta.
Ao fazer a proposta do livreto com ilustrações da música pode-se negociar com os alunos como o texto poderia ser ilustrado, quantas ilustrações, se farão uma ilustração para todo o texto ou se ele pode ser fragmentado pelas estrofes para possibilitar a ilustração de diversas “cenas”. Isso ficará a cargo da turma e do professor decidirem.
É interessante neste momento, após a ilustração da música pelos alunos, que o professor já tenha explorado o gênero legenda em alguns portadores, como jornal, livro didático, em livros de arte, revistas semanais, etc. O importante é que ao iniciar o trabalho de ilustração os alunos já tenham alguma referência deste gênero, destacando-se a sua função de descrever, nomear ou explicar imagens, desenhos, pinturas, fotografias, onde a legenda se localiza em relação à imagem, qual o tamanho do texto, tamanho da letra etc. Desta maneira, eles podem se implicar na atividade de desenho e posteriormente na produção de legendas com o objetivo mais definido.
Seleção de legendas
Seguem abaixo algumas legendas que podem ser trabalhadas com os alunos pelo professor.
O dinossauro gigante Gondwanatitan faustoi é uma das atrações da exposição Dinos virtuais (imagem: Reprodução).
http://cienciahoje.uol.com.br/153029 <Acesso em 14/10/2009>
O Heliactin cornuta, o mais rápido dos beija-flores, pode voar a 60 km/h
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1031 <Acesso em 14/10/2009>
Uma criança do século 19 retratada
pelo pintor francês William Adolphe
Bouguereau (imagem: reprodução)
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/130269 <Acesso em 14/10/2009>
Nesta obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret,
que retrata uma família brasileira do século 19, repare
que uma criança dedica-se à leitura enquanto outra,
escrava, trabalha (imagem: reprodução).
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/130269 <Acesso em 14/10/2009>
Para ter acesso às obras musicais relacionadas nesta aula:
http://www.palavracantada.com.br/final/cds.aspx
Para o trabalho relacionada à legendas:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/mundo-revista-428257.shtml
Verificar se os alunos compreenderam a função do gênero legenda em outros contextos, não só lendo legendas e explicando-as, mas produzindo legendas em situações diversas na sala de aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/09/2014
Cinco estrelasAdorei principalmente porque deu a ideia de como trabalhar legenda e ilustração juntas. pois, para mim teve um bom resultado. obrigada.