20/10/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Compreender que o cone é um sólido geométrico; aprender a desmontar e remontar e desenvolver a habilidade de desenhá-lo.
Forma geométrica círculo.
Atividade 1 - analisar um cone e explorá-lo
1º momento – o professor entrega um cone montado, com um clipes, a cada criança e solicita que eles digam com que parece esse objeto e qual o nome que eles dariam. Quando todo estiverem com seu cone tem alguns minutos para explorá-lo do modo que quiser. Nesse momento o professor analisa as ações das crianças que estão vinculadas ao seu conhecimento. Conforme o exemplo das fotos abaixo (FIGURA 1).
FIGURA 1 - crianças explorando o cone.
2º momento - o professor solicita que as crianças, lentamente, desmonte o sólido e analise em que forma ele vai se trans formando, primeiro em semi-circulo, segundo em um circulo. As crianças a medida que forem desmontando o cone, verbalizam o que está acontecendo, e as formas que eles vão tendo nas mãos. Conforme o exemplo das fotos abaixo (FIGURA 2).
FIGURA 2 - Crianças transformando o cone em forma geométrica plana e fazendo o caminho de volta.
3º momento - O professor inverte a atividade, solicita que as crianças façam o caminho de volta, remonte o cone e fixe com o clipes. Nesse momento, o professor pode ajudar as crianças, orientando por intermédio da verbalização das ações. Indica que transformem o circulo em um semicírculo, e em seguida fazer junte as pontas e formem o cone.
FIGURA 3 - Crianças desenhando o cone.
4º momento – o professor solicita às crianças para desenhar o cone, possibilitando que elas criem várias estratégias para cumprir com a tarefa. Possibilita que elas conversem e sugiram como o colega deve desenhar; combine com os colegas e analisem o desenho dos outros. (FIGURA 1).
Avaliar os níveis de aprendizagem dos alunos
Critério de avaliação.
As crianças se apropriaram das habilidades de transformar o cone em uma figura plana; transformar o círculo em semicírculo; e semicírculo em cone; representar o cone por meio de desenho; verbalizar a transformação do cone em circulo e circulo em cone.
Nível 1 – as crianças alcançam todas as habilidades, com ajuda somente na construção da orientação da atividade ;
Nível 2 – as crianças alcançam todas as habilidade com com ajuda em todas as etapas da atividade.
Nível 3 - as crianças conseguem alcançar as habilidades propostas com exceção da verbalização da ação de transformação do cone.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/05/2010
Três estrelasbom