Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONE: objeto de conhecimento.

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que o cone é um sólido geométrico; aprender a desmontar e remontar e desenvolver a habilidade de desenhá-lo.

Duração das atividades
2 aulas como momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Forma geométrica círculo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - analisar um cone e explorá-lo

1º momento – o professor entrega um cone montado, com um clipes, a cada criança e solicita que eles digam com que parece esse objeto e qual o nome que eles dariam. Quando todo estiverem com seu cone tem alguns minutos para explorá-lo do modo que quiser. Nesse momento o professor analisa as ações das crianças que estão vinculadas ao seu conhecimento. Conforme o exemplo das fotos abaixo (FIGURA 1).

FIGURA 1 - crianças explorando o cone.

2º momento - o professor solicita que as crianças, lentamente, desmonte o sólido e analise em que forma ele vai se trans formando, primeiro em semi-circulo, segundo em um circulo. As crianças a medida que forem desmontando o cone, verbalizam o que está acontecendo, e as formas que eles vão tendo nas mãos. Conforme o exemplo das fotos abaixo (FIGURA 2).

FIGURA 2 - Crianças transformando o cone em forma geométrica plana e fazendo o caminho de volta.

3º momento - O professor inverte a atividade, solicita que as crianças façam o caminho de volta, remonte o cone e fixe com o clipes. Nesse momento, o professor pode ajudar as crianças, orientando por intermédio da verbalização das ações. Indica que transformem o circulo em um semicírculo, e em seguida fazer junte as pontas e formem o cone.

FIGURA 3 - Crianças desenhando o cone.

 
4º momento – o professor solicita às crianças para desenhar o cone, possibilitando que elas criem várias estratégias para cumprir com a tarefa. Possibilita que elas conversem e sugiram como o colega deve desenhar; combine com os colegas e analisem o desenho dos outros. (FIGURA 1).

Avaliação


Avaliar os níveis de aprendizagem dos alunos

Critério de avaliação.
As crianças se apropriaram das habilidades de transformar o cone em uma figura plana; transformar o círculo em semicírculo; e semicírculo em cone; representar o cone por meio de desenho; verbalizar a transformação do cone em circulo e circulo em cone.

Nível 1 – as crianças alcançam todas as habilidades, com ajuda somente na construção da orientação da atividade ;
Nível 2 – as crianças alcançam todas as habilidade com com ajuda em todas as etapas da atividade.

Nível 3 - as crianças conseguem alcançar as habilidades propostas com exceção da  verbalização da ação de  transformação do cone.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.