Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CILINDRO: brincando e aprendendo.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Tansformar retângulo em cilindro; Reconhecer um cilindro pelas suas características; usar a imaginação para explorar o cilindro em construção.

Duração das atividades
2 aulas com momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconher o retângulo e saber transformá-lo em sólido geométrico.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 –  Explorar os sólidos com formatos arredondados

1º momento -  Confrontar  o cilindro e a esfera.

  • O professor propõe às  crianças o trabalho de confrontar sólidos geométricos,  como: cilindro e a esfera e verificar a diferenciação entre as figuras arredondadas com superficies curvas e planas e as de corpos esféricos. 

2º momento - confrontar diversos objetos cilíndrico e buscar o que existe em comum.

  • podem ser colocadas na roda várias embalagens  que rolam, com tamanhos e espessuras diferentes. Assim feito, as crianças descreverem os objetos observados, tocados e colocados em movimento e buscam o que há de comum entre eles. Os sólidos escolhidos podem ser  cilindros e elas fazem  a descrição, depois fazem a diferenciação entre os cilindros, mas que compreendam  que continuam sendo cilindros.

3 º momento -  Construir  cilindros

O  professor entrega um retângulo a cada criança, para a construção de um sólido e solicita que as crianças o transforme em um cilindro. Durante o processo de transformação deixar-las utilizar o rolo com base na imaginação. Como nos exemplos abaixo.

4º momento - O professor ensina as crianças a  fazer as bases do cilindro; colar e  transformar em sólido geométrico. Depois elas  podem representar por intémédio do desenho.  

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

Colocar cola em um dos lados do retângulos; unir os lados e  transformar  em cilindro; Reconhecer um cilindro pelas suas características; usar a imaginação e  explorar o cilindro em construção como um brinquedo momentâneo.

Nivel 1 - As crianças constroem uma orientação com ajuda do professor para desenvolver os passos da  atividade de construção; comparam os cilindros pelas propriedades que os fazem ser cilindros; brinca na hora que são liberados para tal, retomam a construção ao ser solicitado.

Nível 2 - Precisam de ajuda para desenvolver os passos da atividades , mas em momentos posteriores consegue realizar a atividade sozinhas;

Nível 3 - Em nenhum momento desenvolve os passos da atividade sozinhas, mas as desenvolvem com ajuda;

Nivel 4 - Não conseguem guirar-se pela orientação construída coletivamente, e nem executar a atividade como é proposta, mesmo com ajuda.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • daniela, colégio estadual liceu do ceará , Ceará - disse:
    danielaeharry@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei esse exemplo de aula,vou apresenta um trabalho sobre cilndro semana que vem e não tinha idéia do que apresenta,agora sei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.