19/10/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Analisar o todo e as partes;
Identificar o paralelepípedo pelas suas características;
Procurar nos objetos as características dos paralelepípedos e dos cubos;
Transforrmar sólidos geométricos em figuras planas;
Transformar figuras planas em sólidos geométricos;
Aprender a cortar com tesoura, desenvolvendo o movimento adequado.
Atividade 1- Transformar poliedros em figuras planas
1º momento - Desmontar caixas com base quandrangular
Obs.: Essa não é uma tarefa fácil para as crianças na faixa etária de 5 anos, muitas precisam de ajuda, dado ao fato de não ter desenvolvida a coordenação motora fina, outras vezes podem cortar a caixa no lugar errado, ou cortá-la em pequenos pedacinhos. É preciso ter várias caixas, para deixar as crianças cortarem do jeito que sabem e depois reorientá-las para cortar conforme a orientação didática. O professor ajuda e as crianças mais experientes também, de modo que, todos tenham a sua caixa transformada em figuras planas.
2º momento – Transformar o sólido planificado em sólido geométrico
3º momento – Traçar as faces de um paralelepípedo, tomado como referência um canto inicial da caixa a outro oposto.
Avaliar o nível da atividade de cada criança, antes e depois da ajuda.
Critérios de avaliação;
Fez a atividade seguindo a orientação construída: escolheu o paralelepípedo pelas suas características; analisou o paralelepípedo indicando as características do objeto como um todo; recortou a caixa pelo vertice, direcionando a tesoura do canto inicial ao canto oposto; transforrmou sólidos geométricos em figuras planas; reconheceu as figuras planas como faces do paralelepípedo; Transformou figuras planas em sólidos geométricos; Aprendeu a cortar com tesoura, desenvolvendo o movimento adequado; fez o molde do paralelepípedo no papel, recortou e cobriu a caixa em estudo e a reconheceu como um sólido geométrico.
NÍVEL 1- PRECISOU DE AJUDA SOMENTE NA HORA DA ORIENTAÇÃO; E DESENVOLVEU AS ATIVIDADES COM SUCESSO;
NÍVEL 2 - PRECISOU DE AJUDA NA HORA DA ORIENTAÇÃO E DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE; MAS EM UM OUTRO MOMENTO CONSEGUIU FAZER A ATIVIDADE SOZINHA;
NÍVEL 3 - PRECISOU DE AJUDA NA HORA DA ORIENTAÇÃO E DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE; MAS DEPOIS NÃO CONSEGUIU FAZER SOZINHA;
NÍVEL 4 - MESMO COM AJUDA NÃO CONSEGUIU REALIZAR A ATIVIDADE DE FORMA SATISFATÓRIA.
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/11/2010
Duas estrelasÉ um trabalho regular sobre o assunto.