Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POLIEDROS: vivências de planificação

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o todo e as partes;
Identificar o paralelepípedo pelas suas características;
Procurar nos objetos as características dos paralelepípedos e dos cubos;
Transforrmar sólidos geométricos em figuras planas;
Transformar figuras planas em sólidos geométricos;
Aprender a cortar com tesoura, desenvolvendo o movimento adequado.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Formas geométricas: quadrado, retângulo e triângulo.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Transformar poliedros em figuras planas

1º momento - Desmontar caixas com base quandrangular

  • O professor combina com as crianças o que precisam fazer. Primeiro: as crianças abrem as caixas pelas bases, procuram uma dobra e cortam na linha, de um canto ao outro oposto; o professor combina com elas para recortar as partes excedentes; abrem as caixas em cima da mesa e depois, cada criança separa todas as faces e conta quantos retângulos ou quantos quadrados conseguiram, depois monta uma exposição com o desmonte.

Obs.: Essa não é uma tarefa fácil para as crianças na faixa etária de 5 anos, muitas  precisam de ajuda, dado ao fato de não ter desenvolvida a coordenação motora fina, outras vezes podem cortar a caixa no lugar errado, ou cortá-la em pequenos pedacinhos. É preciso ter várias caixas, para deixar as crianças cortarem do jeito que sabem e depois reorientá-las para cortar conforme a orientação didática. O professor ajuda e as crianças mais experientes também, de modo que, todos tenham a sua caixa transformada em figuras planas.

2º momento – Transformar o sólido planificado em sólido geométrico

  • O professor entrega para os alunos o sólido planificado e os orientam a  transformá-lo em sólido geométrico, com fita adesiva as crianças juntam a parte recortada e começam a remontar o sólido geométrico. Para a compreensão das crianças, o professor deve tomar como referência o objeto “Caixa” e fala:  caixa em formato de paralelepípedo.

3º momento – Traçar as faces de um paralelepípedo, tomado como referência um canto inicial da caixa a outro oposto.

  • O professor organiza as crianças em duplas e as orientam para colocar a caixa em cima do papel e com uma das faces, fazer o contorno, traçando de um canto a outro oposto, com a medida recorta o papel traçado e cola nas faces para cobrir a caixa em forma de paralelepípedo, em seguida pintam os cantos.

Avaliação

Avaliar o nível da atividade de cada criança, antes e depois da ajuda.

Critérios de avaliação;

Fez a atividade seguindo a orientação construída: escolheu o paralelepípedo pelas suas características; analisou o paralelepípedo indicando as características do objeto como um todo; recortou a caixa pelo vertice, direcionando a tesoura do canto inicial ao canto oposto;  transforrmou sólidos geométricos em figuras planas; reconheceu as figuras planas como faces do paralelepípedo; Transformou figuras planas em sólidos geométricos; Aprendeu a cortar com tesoura, desenvolvendo o movimento adequado; fez o molde do paralelepípedo no papel,  recortou e cobriu a caixa em estudo e a reconheceu como um sólido geométrico.

NÍVEL 1- PRECISOU DE AJUDA SOMENTE NA HORA DA ORIENTAÇÃO; E DESENVOLVEU AS ATIVIDADES COM SUCESSO;

NÍVEL 2 - PRECISOU DE AJUDA  NA HORA DA ORIENTAÇÃO E DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE; MAS EM UM OUTRO MOMENTO CONSEGUIU FAZER A ATIVIDADE SOZINHA;

NÍVEL 3 - PRECISOU DE AJUDA NA HORA DA ORIENTAÇÃO E DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE; MAS DEPOIS NÃO CONSEGUIU FAZER SOZINHA;

NÍVEL 4 - MESMO COM AJUDA NÃO CONSEGUIU REALIZAR A ATIVIDADE DE FORMA SATISFATÓRIA.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.