Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A mensagem do corpo

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• O corpo é um importante meio de comunicação e integração entre as pessoas;
• A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação;
• A criatividade na formação de movimentos corporais;
• Expressar-se corporalmente.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca dos movimentos convencionados:
• Se eu lhes fizesse esse movimento (movimento de adeus com a mão), o que vocês acham que eu quero transmitir?
O professor poderá repetir a pergunta com outros movimentos conhecidos (positivo, mais ou menos, OK, negativo, vem cá, etc.).
 Eu não lhes disse o que eu queria transmitir, porém vocês interpretaram meus movimentos e descobriram. Isso quer dizer que eu posso transmitir informações sem usar a escrita ou a fala. O corpo é um importante veículo de transmissão de informações, e também se reflete nele as marcas de sua cultura, seja na forma de se comportar socialmente, de se vestir, de se maquiar, de se tatuar, etc.
• Vocês sabem me dizer alguns casos onde o corpo é fundamental nessa tarefa?
Após refletir acerca de algumas respostas, apresentar mais algumas:
 Alguns esportes (basebol);
 Árbitros na comunicação com seus auxiliares e jogadores;
 Transmissão de sentimentos (tristeza, alegria, medo, etc.);
 Pessoas com deficiência na fala e auditiva;
OBS: Nesse caso o professor poderá fazer uma breve explanação acerca da linguagem de sinais – LIBRAS (Como funciona, exemplos de sinais, histórico, etc.).
 A fonte para consulta se encontra no site citado em recursos complementares.

 Na dança, onde o artista transmite sua interpretação da música através de movimentos do corpo.
Vamos agora ver o quanto conseguimos ser criativos na transmissão de informações usando exclusivamente o corpo (sem fala, escrita ou libras)?

Atividade 01: “Jogo da Mímica”

Material: Um dado (grande), uma Ampulheta ou cronômetro e um baralho previamente preparado pelo professor. (ver fotos)

undefinedundefined

undefined

Jogo: Duas equipes jogam (uma equipe por vez). Cada rodada um representante diferente da equipe vem à frente. Esse representante joga o dado e o número decidirá sua tarefa: 1 – mímica de um filme, 2 - mímica de um título de música, 3 - mímica de uma novela ou série de TV, 4 - mímica de um desenho animado, 5 – Passa a vez para a outra equipe, 6 – Escolhe o tema e vale o dobro de pontos para a sua equipe no caso de acerto.
O número retirado no dado será o número que o aluno buscará na carta de baralho retirada. (no caso do Nº05, não retira carta e no caso do Nº06, retira a carta e escolhe o número que lhe interessar).
O baralho: O professor poderá utilizar um baralho comum, colando na face principal das cartas um papel contendo uma numeração de 1 a 4 onde no número 1 ele colocará o nome de um filme, no número 2 ele colocará o título de uma música (nacional), no número 3 ele colocará o nome de uma novela ou série de TV e no número 4 ele colocará o nome de um desenho animado. Cada carta deverá conter nomes e títulos diferentes.
Após jogar o dado, o aluno retira uma carta do baralho e deverá fazer a mímica para que sua própria equipe adivinhe (em um determinado tempo) qual o nome do filme, música, novela, série ou desenho que o colega está representando corporalmente.
Obs. Só vale movimentos, som ou ruído de qualquer espécie desclassifica o aluno.

Recursos Complementares
Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. A associação de vivências corporais diversas estimuladas por uma nova visão do conhecimento;
2. A criatividade na formação de movimentos visando à comunicação e expressividade;
3. A desenvoltura e raciocínio do aluno diante de situações onde ele é o foco;
4. O comportamento do aluno em disputas em grupo (entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, Cooperação com o grupo, etc.).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 4/6 - 66.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.