Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando a cadência

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• Conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança;
• Compreender e desenvolver o conceito de cadência;
• Criar e desenvolver cadências diversificadas;
• Perceber e produzir sons por meio de “instrumentos” criados ou pelo próprio corpo;
• Desenvoltura e colaboração durante as vivências;
• Criação de material alternativo para se atingir um objetivo.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Vocês sabem o que significa a palavra cadência?
• Segundo o dicionário Aurélio: Cadência significa regularidade de movimentos ou sons
Vocês sabiam que muitas coisas na vida possuem ou são regidas por uma cadência?
Querem um exemplo prático? Coloquem a mão no peito e sintam as batidas do coração. Percebam que suas batidas são sentidas em intervalos de tempos regulares.
Vamos agora fazer uma experiência: Vamos todos correr durante um minuto sem parar. (o professor poderá propor uma atividade específica para tornar a corrida mais interessante, por exemplo um pique).
Após a atividade retomas a discussão: Percebam que agora as batidas do coração estão mais rápidas porém a regularidade continua, ou seja, o tempo entre uma batida e outra apesar de mais breve é o mesmo. Isso quer dizer que o coração segue uma cadência e a falta da mesma pode gerar danos para nossa saúde. (Caso o professor ache necessário poderá aprofundar as explicações dentro da fisiologia do coração e do exercício).

A partir desse conhecimento, vamos agora produzir sons variados com cadência?

Atividade 01:
• O professor irá propor um desafio aos alunos: Quem será o aluno mais criativo, na produção de um som diferente, cadenciado utilizando para isso, recursos encontrados no local (madeira, pedras, areia, garrafas, o corpo, etc.)
Após a exploração, vivência e montagem dos sons, o professor poderá junto com a turma eleger os mais criativos.

Atividade 02: (O professor deverá pedir previamente que os alunos tragam para a aula sucata - latas, garrafas, panelas, grãos, etc.).
• Utilizando sucata, confeccionar instrumentos diversos e solicitar aos grupos que montem uma seqüência cadenciada com a utilização desses instrumentos.

Atividade 03:
• Agora que montamos sons diferentes e em diferentes cadências, vamos usar um ou dois deles como guia e seguir suas cadências, cada um utilizando o instrumento que produziu?
O professor poderá utilizar diferentes alunos como um “gerador de cadência” enquanto os outros seguem sua referência numa espécie de bandinha rítmica, harmonizando e sincronizando cada vez mais os alunos a partir das vivências.
 Ao final os alunos poderão eleger qual seqüência foi a melhor.

Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. A criatividade na construção de material para a vivência;
2. O respeito e a cumplicidade para com os colegas durante as tarefas;
3. A assimilação de vivências e conceitos diversos como o de ritmo e cadência, estimuladas pela visão do conhecimento adotada;

OBS: Além de uma possível discussão final onde o professor poderá detectar se conceitos como o de cadência e ritmo trabalhados durante a aula foram assimilados pelos alunos; o professor também deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante todas as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.