Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aliando som e movimento

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança;
• A criatividade na formação de movimentos corporais, associando a cadência ao movimento;
• Consciência corporal dentro do ritmo.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a cadência (aula publicada no portal - Explorando a cadência);

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Vocês se lembram da atividade que fizemos quando trabalhamos a cadência?
• Nós produzimos sons diferentes, cadenciados utilizando para isso, recursos encontramos no local (madeira, pedras, areia, garrafas, o corpo, etc.). Em seguida montamos uma verdadeira orquestra sempre seguindo a cadência gerada pelo colega.
Para gerar cada seqüência de sons cadenciados daqueles que fizemos, foi necessário que o nosso corpo gerasse uma seqüência de movimentos também cadenciados. Vou dar um exemplo do que eu quero dizer:
 Reparem nessa cadência que irei gerar batendo palmes. Vocês percebem através da audição que o som tem uma regularidade, ou seja, uma cadência. Através da visão vocês também podem perceber que o movimento que os meus braços e as minhas mãos fazem para gerar esse som também tem uma simetria, ou seja, o movimento gerado entre um estalo e outro das palmas é o mesmo. Portanto o movimento também segue uma cadência.
        Nessa atividade que fizemos na outra aula o movimento cadenciado gerava um som também cadenciado. Porém o inverso também pode acontecer, ou seja, um som cadenciado pode gerar um movimento cadenciado. Vamos ver como isso funciona na atividade que iremos fazer a seguir.

Atividade 01: “O Robô”
Todos vocês agora são robôs de última geração que se movem a partir de palmas. Toda vez que vocês ouvirem uma palma, deverão dar um passo em qualquer direção. Quanto maior a velocidade das palmas mais rápido é o passo (o professor poderá utilizar também os alunos como o “controlador” dos robôs, gerando eles as palmas que controlarão os colegas).
• Agora que vimos que um som pode servir de referência para um movimento, vamos tentar realizar movimentos com o corpo a partir de uma cadência (referência) dentro de uma música?

Atividade 02: “Seguido à música”

O professor irá preparar previamente melodias bem simples (que possuam o menor número de instrumentos possíveis) que sirvam de referência para os movimentos e junto com os alunos deverá identificar antes da atividade as batidas em cadência dentro das músicas (melodias geradas por teclados eletrônicos são as ideais - segue anexado um link para download de um exemplo de melodia).
(Os movimentos poderão variar de uma simples caminhada a movimentos mais complexos).

Atividade 03: “Seguido à música e o movimento”

Tendo como referencia a atividade anterior, apontar um aluno como guia, no qual todos deverão seguir seus movimentos (Introduz-se assim, princípios de “coreografia”).

Recursos Complementares
Avaliação

Através das impressões e discussões contínuas com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. A associação de vivências corporais diversas estimuladas pela perspectiva do conhecimento adotado;
2. A desenvoltura e raciocínio do aluno diante de situações onde ele é o foco;
3. Consciência corporal do aluno dentro de atividades rítmicas (relações movimento e ritmo).

OBS: Além de uma possível discussão final onde o professor poderá detectar se conceitos como o de cadência e ritmo trabalhados durante a aula foram assimilados pelos alunos; o professor também deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante todas as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.