29/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
O aluno poderá perceber e experimentar:
• Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança;
• A criatividade na formação de movimentos corporais, associando a cadência ao movimento;
• Consciência corporal dentro do ritmo.
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a cadência (aula publicada no portal - Explorando a cadência);
1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Vocês se lembram da atividade que fizemos quando trabalhamos a cadência?
• Nós produzimos sons diferentes, cadenciados utilizando para isso, recursos encontramos no local (madeira, pedras, areia, garrafas, o corpo, etc.). Em seguida montamos uma verdadeira orquestra sempre seguindo a cadência gerada pelo colega.
Para gerar cada seqüência de sons cadenciados daqueles que fizemos, foi necessário que o nosso corpo gerasse uma seqüência de movimentos também cadenciados. Vou dar um exemplo do que eu quero dizer:
Reparem nessa cadência que irei gerar batendo palmes. Vocês percebem através da audição que o som tem uma regularidade, ou seja, uma cadência. Através da visão vocês também podem perceber que o movimento que os meus braços e as minhas mãos fazem para gerar esse som também tem uma simetria, ou seja, o movimento gerado entre um estalo e outro das palmas é o mesmo. Portanto o movimento também segue uma cadência.
Nessa atividade que fizemos na outra aula o movimento cadenciado gerava um som também cadenciado. Porém o inverso também pode acontecer, ou seja, um som cadenciado pode gerar um movimento cadenciado. Vamos ver como isso funciona na atividade que iremos fazer a seguir.
Atividade 01: “O Robô”
Todos vocês agora são robôs de última geração que se movem a partir de palmas. Toda vez que vocês ouvirem uma palma, deverão dar um passo em qualquer direção. Quanto maior a velocidade das palmas mais rápido é o passo (o professor poderá utilizar também os alunos como o “controlador” dos robôs, gerando eles as palmas que controlarão os colegas).
• Agora que vimos que um som pode servir de referência para um movimento, vamos tentar realizar movimentos com o corpo a partir de uma cadência (referência) dentro de uma música?
Atividade 02: “Seguido à música”
O professor irá preparar previamente melodias bem simples (que possuam o menor número de instrumentos possíveis) que sirvam de referência para os movimentos e junto com os alunos deverá identificar antes da atividade as batidas em cadência dentro das músicas (melodias geradas por teclados eletrônicos são as ideais - segue anexado um link para download de um exemplo de melodia).
(Os movimentos poderão variar de uma simples caminhada a movimentos mais complexos).
Atividade 03: “Seguido à música e o movimento”
Tendo como referencia a atividade anterior, apontar um aluno como guia, no qual todos deverão seguir seus movimentos (Introduz-se assim, princípios de “coreografia”).
Através das impressões e discussões contínuas com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. A associação de vivências corporais diversas estimuladas pela perspectiva do conhecimento adotado;
2. A desenvoltura e raciocínio do aluno diante de situações onde ele é o foco;
3. Consciência corporal do aluno dentro de atividades rítmicas (relações movimento e ritmo).
OBS: Além de uma possível discussão final onde o professor poderá detectar se conceitos como o de cadência e ritmo trabalhados durante a aula foram assimilados pelos alunos; o professor também deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante todas as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
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