03/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Os três tipos de intemperismo ( Químico, físico e biológico)
1º Momento: O (a) professor (a) deve pesquisar um local em que possam ser observados os resultados do diferentes tipos de intemperismo pesquisados durante o estudo sobre a água do mar. Antes da aula passeio o professor e as crianças devem organizar os "combinados" para que esta aula se realize, como o horário de saída e o que elas irão observar durante a aula.
2º Momento: Chegando ao local combinado as crianças devem observar e experimentar o espaço orientado pelo professor, como nos exemplos expressos nas fotos abaixo.
O (a) professor (a) deve registrar esta atividade com fotos ou vídeos para posterior retomada da aula passeio com as crianças.
As crianças observando as falésias na praia de Tabatinga/RN.
No caminho até chegar as falésias - observando e sentindo a areia e as algas.
Caminhando entre as rochas.
3º Momento: O professor deve orientar as crianças nas observações, permitindo-lhes sentirem os desgastes das rochas ocasionados pela água do mar e da chuva, pelo sol, pelas raízes das plantas e pelo vento. As crianças podem, por exemplo, soprarem as rochas para perceberem que os grãos de areia caem quando tocados pelo vento. Em seguida, forme uma roda de conversa com as crianças para que elas socializem o que observaram.
Sentindo as rochas e percebendo seu desgaste.
Roda de conversa: descrevendo os tipos de intemperismos a partir do resultado observado - causas e consequências.
4° Momento: Ao voltarem para a escola os alunos poderão registrar a aula passeio através do desenho. Como no exemplo abaixo:
5° Momento: O professor pode encaminhar para casa uma atividade na qual as crianças registrem através do desenho e da escrita como foi a aula passeio, o que observaram, aprenderam e o que mais gostaram durante esse momento.
Avaliar o que as crianças aprenderam no passeio; O que observaram, descrevendo os três tipos de intemperismo vistos e destacando suas características; Despertou interesse pelo tema abordado; Representou o seu conhecimento por intermédio do desenho e da escrita.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Cinco estrelasMuito produtiva e prazerosa!
08/06/2010
Quatro estrelasAchei a proposta de aula extremamente oportuna para as atividades de aula de campo porque supre a lacuna desse tipo de aula sem uma programação de estratégias que integrem o teórico com o prático.