10/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
A organizar as ideias e expressá-las para os outros; argumentar para defender o que pensam; apresentar de forma oral o entendimento do porquê a água do mar é salgada; expressar as suas impressões por intermédio do desenho e escrita.
Características da água do mar.
Atividade 1 - Leituras de imagens e desenvolvimento do pensamento dedutivo
1º momento: O professor inicia a aula de forma que estabelece um diálogo com as crianças mediante uma conversa, que será direcionada pelas seguintes questões:
Por que a água do mar é salgada?
Quem colocou sal no mar?
Alguém sabe o que é Intemperismo?
Alguém já ouviu nessa palavra?
A medida que as crianças verbalizarem suas ideias iniciais, o professor registra &nbs p;e em seguida inicia a sistematização da co nstrução do conhecimento: mostra um a imagem e depois outra, visando que ela s façam a leitura de cada uma e digam o que estão observando. A partir daquilo que for dito pelas crianças, o profess or interage levando-os a pensar naquilo que não estão vendo, em seguida cria situações q ue precisa de suposições, as crianças se reunem em duplas e vão discutir como era essa paisagem antes de sua transformações, voltam para roda e anunciam o que pensaram. Dai o professsor questiona para onde foram os materiais desgastados das falesias, que substâncias são essas que se misturam à água.
Fonte: http://www.aldeiadasacoteias.com/images/Praia_Falesia.jpg
Fonte: http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090831094958.jpg
Em seguida, o professor realiza algumas leituras em relação ao tema abordado. É importante selecionar e ler textos para melhor conduzir o tema em estudo.
2º Momento: A partir das leituras, ensinar as crianças a falar sobre o tema, proporcionando situações de aprendizagem que requer o desenvolvimento da habilidade de argumentação, solicitando que as crianças se dividam em quatro grupos, o G1 explica o que é intemperismo e quais os tipos de intemperismo; G2 explica como acontece o intemperismo; G3 pesquisa os nomes das substâncias que em grande concentração transforma a água salgada; G4 explica por que a água do rio não é salgada.
3º Momento: O professor orienta as crianças para realizar o registro da leitura do modo que entenderam. Elas fazem desenhos e a escrita, como nos exemplos abaixo.
Por que a água do mar é salgada. REVISTA CHC 161 - SETEMBRO DE 2005 Artigo infantil
Avaliar se as crianças conseguiram:
a) organizar suas falas para expressar suas impressões;
b) explicar as questões postas;
c)expressar como compreenderam o processo de intemperismo, realizando desenhos com formas definidas, fazendo combinações de cores e combinações de linhas circulares e longitudinais e figuras reconhecíveis;
d) escrever conforme o nivel de desenvolvimento que se encontram.
Três estrelas 1 classificações
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08/04/2010
Três estrelasmuito bom, parabéns vc foi d +