19/10/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
1º Momento: O professor deve iniciar o estudo fazendo um diagnostico sobre o que os alunos conhecem sobre o mar. Tal conversa é orientada por questionamentos como:
Durante o momento da fala das crianças o professor registra assumindo o papel de escriba.
Como exemplo destacamos a verbalização dos conhecimentos iniciais de um grupo de crianças na faixa etária de 5 anos.
Ideias iniciais das crianças:
2º Momento: O professor pode levar diferente imagens do mar para que as crianças observem e descrevam esse ambiente.
Fonte: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/mar.jpg
Fonte: http://aspirinab.weblog.com.pt/mar.jpg
Fonte: http://navegador.blogs.sapo.pt/arquivo/mar.JPG
3º Momento: O professor pede que as crianças representem esse ambiente através do desenho. Como exemplo, destacamos o trabalho de crianças que estão na faixa etária de 5 anos de idade.
Será avaliado o conhecimento inicial de cada criança e a capacidade de expressão por meio do desenho. .
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