Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O cinema no Brasil - parte I

 

28/10/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos a história do cinema nacional, destacar os melhores filmes e diretores, as influências políticas, sociais e econômicas dos primeiros 90 anos do cinema no Brasil.
Duração das atividades
De 3 a 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que os alunos já tenham conhecimento de algumas obras literárias como por exemplo: Vidas secas e o Guarani.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula apresentando a turma o tema a ser estudado: Cinema nacional. Como sugestão segue um breve resumo sobre o início do cinema no Brasil.

<http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Breve%20hist%20cinema%20bra.pdf>

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/964/imagens/Breve_hist_cinema_bra-1.jpg

O professor também pode utilizar o texto “Humberto Mauro e a constituição da memória do cinema brasileiro” disponível em: http://www.mnemocine.com.br/historia.asp?id_secao=2&id_sub=1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/964/imagens/videos.gif Para contextualizar os dois textos sugerimos os vídeos:


Cinema Mudo -  Sergei Eisestein – O Velho e o Novo (Trecho do filme que representa a situação política e econômica vivida pela Rússia antes da Revolução. Caso o professor não encontre filmes brasileiros desse período, sugerimos utilizar esse vídeo) http://br.youtube.com/watch?v=qIbSgzo1-ZY

Cinema Novo - Rancho Alegre – parte I e II – que conta a história de Amacio Mazzaropi http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2006


Glauber Rocha: Glauber rocha e Caetano Veloso - http://br.youtube.com/watch?v=28ZpF-78RNs

Cinema: Glauber Rocha - http://br.youtube.com/watch?v=JW2gRSFvc6o

Cinema Marginal “O bandido da luz vermelha” de Rogério Sganzerla - http://br.youtube.com/watch?v=PgomitfqCzM

Aula 02: É hora de aprofundar a discussão.
O professor deverá dividir a turma em grupos para pesquisar os seguintes temas: Cinema mudo, Cinema novo, Cinema marginal

Para cada tema pesquisado os alunos além de indicarem os filmes produzidos, diretores e contextualizá-los seja no cenário político ou obra literária, deverá trazer um vídeo seja um trecho ou obra completa.

O desenvolvimento da pesquisa deve ser registrado em um blog criado pela própria equipe. Sugerimos o SpaceBlog (www.spaceblog.com.br) por aceitar a inserção de texto, áudio e vídeo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/964/imagens/ROTEIROS.gif
Como exemplo do roteiro da pesquisa, o professor pode utilizar os seguintes recursos:

Abordar a vida e obra de Graciliano Ramos através do documentário  “Graciliano Ramos: literatura sem bijuterias” e do texto sobre a biografia do autor disponível em: http://www.releituras.com/graciramos_bio.asp

Graciliano Ramos: literatura sem bijuterias

Apresentar para os alunos a obra literária “Vidas Secas” do escritor e apresentar trechos do filme “Vidas Secas” 1963, do diretor Nelson Pereira dos Santos. http://br.youtube.com/watch?v=yvcCUS3dWV4

Atenção Professor: no item Recursos Complementares, indicamos vários sites que abordam os temas indicados para pesquisa, compartilhe com seus alunos.

Aula 03: Apresentação do resultado das pesquisas.

Atenção professor! Para cada tema apresentado, faça a complementação dos conteúdos que não foram abordados e apresente trechos dos filmes mais importantes. Ressaltando os pontos importantes do filme relacionando com o contexto da época.
Caso seja possível, separe uma aula para cada tema (nesse caso serão mais 3 aulas) para que o grupo possa apresentar os trechos de filme e discutir com a turma.
Lembrando que a aula fica muito mais interessante se passar apenas alguns trechos dos filmes, e indicar para os alunos que assistam o filme na integra em suas casa. E não esqueça de acompanhar e comentar no blog dos alunos o resultado das pesquisas.

Sugestão de avaliação

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Blog Varias contribuições no blog, indicou sites e filmes, cronologia completa dos principais fatos Algumas contribuições no blog, poucas indicações de sites e filmes, cronologia incompleta. Algumas contribuições no blob, não indicou filmes, poucos sites e apresentou erros na cronologia dos fatos
Articulação das idéias em relação ao contexto Articulou bem as idéias Dificuldades de articular as idéias Idéias desarticuladas


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Graciliano Ramos: literatura sem bijuterias [Mestres da literatura] Vídeo
Recursos Complementares
http://www.museumazzaropi.com.br/sucesso/suc20.htm fala sobre a vida e obra de Mazzaropi e sua contribuição para o cinema nacional. http://www.webcine.com.br/ História do cinema nacional primeiros filmes e diretores, a criação dos estúdios cinematográficos Vera Cruz e Cinédia. http://www.mnemocine.com.br/historia.asp?id_secao=2&id_sub=1 artigos sobre a história do cinema nacional e suas influências políticas, sociais e econômicas. http://www.cinemabrasileiro.net/30filmes.html Durante a comemoração dos 90 anos do cinema brasileiro, foi feita uma votação para indicação dos 30 melhores filmes. Consulte a lista. http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u551.jhtm Vida e obra de Glauber Rocha – Cinema Novo http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/marg_cinema.php Cinema Marginal http://www.cinemanet.com.br/Coluna.asp?id=13 Cinema Novo e a influência na cultura brasileira http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1402 Quem tem medo do Glauber Rocha http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cinema_brasileiro.htm Breve história do cinema brasileiro http://www.edukbr.com.br/artemanhas/cinema_brasileiro.asp Origem e História do Cinema Brasileiro
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Verifique a sugestão de avaliação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.