28/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula apresentando a turma o tema a ser estudado: Cinema nacional. Como sugestão segue um breve resumo sobre o início do cinema no Brasil.
<http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Breve%20hist%20cinema%20bra.pdf>
O professor também pode utilizar o texto “Humberto Mauro e a constituição da memória do cinema brasileiro” disponível em: http://www.mnemocine.com.br/historia.asp?id_secao=2&id_sub=1
Para contextualizar os dois textos sugerimos os vídeos: |
Cinema Mudo - Sergei Eisestein – O Velho e o Novo (Trecho do filme que representa a situação política e econômica vivida pela Rússia antes da Revolução. Caso o professor não encontre filmes brasileiros desse período, sugerimos utilizar esse vídeo) http://br.youtube.com/watch?v=qIbSgzo1-ZY
Cinema Novo - Rancho Alegre – parte I e II – que conta a história de Amacio Mazzaropi http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2006
Glauber Rocha: Glauber rocha e Caetano Veloso - http://br.youtube.com/watch?v=28ZpF-78RNs
Cinema: Glauber Rocha - http://br.youtube.com/watch?v=JW2gRSFvc6o
Cinema Marginal “O bandido da luz vermelha” de Rogério Sganzerla - http://br.youtube.com/watch?v=PgomitfqCzM
Aula 02: É hora de aprofundar a discussão.
O professor deverá dividir a turma em grupos para pesquisar os seguintes temas: Cinema mudo, Cinema novo, Cinema marginal
Para cada tema pesquisado os alunos além de indicarem os filmes produzidos, diretores e contextualizá-los seja no cenário político ou obra literária, deverá trazer um vídeo seja um trecho ou obra completa.
O desenvolvimento da pesquisa deve ser registrado em um blog criado pela própria equipe. Sugerimos o SpaceBlog (www.spaceblog.com.br) por aceitar a inserção de texto, áudio e vídeo.
Como exemplo do roteiro da pesquisa, o professor pode utilizar os seguintes recursos: Abordar a vida e obra de Graciliano Ramos através do documentário “Graciliano Ramos: literatura sem bijuterias” e do texto sobre a biografia do autor disponível em: http://www.releituras.com/graciramos_bio.asp Apresentar para os alunos a obra literária “Vidas Secas” do escritor e apresentar trechos do filme “Vidas Secas” 1963, do diretor Nelson Pereira dos Santos. http://br.youtube.com/watch?v=yvcCUS3dWV4
|
Atenção Professor: no item Recursos Complementares, indicamos vários sites que abordam os temas indicados para pesquisa, compartilhe com seus alunos.
Aula 03: Apresentação do resultado das pesquisas.
Atenção professor! Para cada tema apresentado, faça a complementação dos conteúdos que não foram abordados e apresente trechos dos filmes mais importantes. Ressaltando os pontos importantes do filme relacionando com o contexto da época.
Caso seja possível, separe uma aula para cada tema (nesse caso serão mais 3 aulas) para que o grupo possa apresentar os trechos de filme e discutir com a turma.
Lembrando que a aula fica muito mais interessante se passar apenas alguns trechos dos filmes, e indicar para os alunos que assistam o filme na integra em suas casa. E não esqueça de acompanhar e comentar no blog dos alunos o resultado das pesquisas.
Sugestão de avaliação
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Blog | Varias contribuições no blog, indicou sites e filmes, cronologia completa dos principais fatos | Algumas contribuições no blog, poucas indicações de sites e filmes, cronologia incompleta. | Algumas contribuições no blob, não indicou filmes, poucos sites e apresentou erros na cronologia dos fatos |
Articulação das idéias em relação ao contexto | Articulou bem as idéias | Dificuldades de articular as idéias | Idéias desarticuladas |
Nome | Tipo |
---|---|
Graciliano Ramos: literatura sem bijuterias [Mestres da literatura] | Vídeo |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!