Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LENDO POSTAIS

 

06/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar e selecionar informações em jornais, revistas e livros.
  • Elaborar um cartão Postal.
  • Valorizar o patrimônio cultural e/ou natural.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 30 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Produção textual.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Em sala de aula organize um painel de postais com imagens de paisagens, lugares, pessoas, animais e monumentos históricos de algumas cidades do Brasil e de outros paises. Proponha a leitura dos postais, para os alunos observarem as imagens e informações que constam neste portador de texto.

undefined undefinedundefinedundefined

undefinedundefined

undefined

Ao observar o cartão postal os alunos terão que reconhecer os elementos que tem no postal. É importante explicar qual é a função do cartão postal. Pode ajudá-los a localizar no postal imagens, informações sobre a imagem e o espaço para escrever a mensagem.

undefined

2º MOMENTO

Após leitura dos cartões postais, organize grupos de trabalho para realizar uma pesquisa. Distribua livros, revistas de turismo (Revista Guia Quatro Rodas, Revista National Geographic, Revista Viagem e Turismo); caderno de turismo de jornais, e enciclopédias. Oriente as crianças a selecionarem as imagens e informações que acharem importantes. Distribua papel e lápis grafite para os alunos fazerem o rascunho do seu cartão postal.

Esta atividade pode ser realizada na biblioteca. Sugerimos também a pesquisa em sites de revistas de turismo ou revistas especializadas.

undefined

Site da Revista Guia Quatro Rodas

http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/

Site da Revista National Geographic

viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/fotos/

Site da Revista Viagem e Turismo

http://viajeaqui.abril.com.br/vt/

3º MOMENTO

Proponha que cada criança construa o seu texto para o cartão postal. Além de escrever as informações, as crianças irão desenhar ou pintar a imagem que escolheu ( paisagens, monumentos históricos, pontos turísticos)  na pesquisa realizada na aula anterior. Combine com o grupo o material que irão usar, pode ser papel peso 40, cartolina, papel canson, lápis de cor, giz de cera, tinta guac he. Depois organize uma exposição dos cartões postais.

Sugestão:

Sugira aos alunos dar de presente o cartão postal para algum parente ou amigo/a. Combine com a turma de ir a uma agência dos Correios de sua cidade para enviar o postal.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se os alunos apresentam a estrutura textual do postal nos cartões produzidos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.