06/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Produção textual.
1º MOMENTO
Em sala de aula organize um painel de postais com imagens de paisagens, lugares, pessoas, animais e monumentos históricos de algumas cidades do Brasil e de outros paises. Proponha a leitura dos postais, para os alunos observarem as imagens e informações que constam neste portador de texto.
Ao observar o cartão postal os alunos terão que reconhecer os elementos que tem no postal. É importante explicar qual é a função do cartão postal. Pode ajudá-los a localizar no postal imagens, informações sobre a imagem e o espaço para escrever a mensagem.
2º MOMENTO
Após leitura dos cartões postais, organize grupos de trabalho para realizar uma pesquisa. Distribua livros, revistas de turismo (Revista Guia Quatro Rodas, Revista National Geographic, Revista Viagem e Turismo); caderno de turismo de jornais, e enciclopédias. Oriente as crianças a selecionarem as imagens e informações que acharem importantes. Distribua papel e lápis grafite para os alunos fazerem o rascunho do seu cartão postal.
Esta atividade pode ser realizada na biblioteca. Sugerimos também a pesquisa em sites de revistas de turismo ou revistas especializadas.
Site da Revista Guia Quatro Rodas
http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/
Site da Revista National Geographic
viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/fotos/
Site da Revista Viagem e Turismo
http://viajeaqui.abril.com.br/vt/
3º MOMENTO
Proponha que cada criança construa o seu texto para o cartão postal. Além de escrever as informações, as crianças irão desenhar ou pintar a imagem que escolheu ( paisagens, monumentos históricos, pontos turísticos) na pesquisa realizada na aula anterior. Combine com o grupo o material que irão usar, pode ser papel peso 40, cartolina, papel canson, lápis de cor, giz de cera, tinta guac he. Depois organize uma exposição dos cartões postais.
Sugira aos alunos dar de presente o cartão postal para algum parente ou amigo/a. Combine com a turma de ir a uma agência dos Correios de sua cidade para enviar o postal.
Observar se os alunos apresentam a estrutura textual do postal nos cartões produzidos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Aula bem criativa.