Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LENDAS CHINESAS

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar a cultura oriental.

Desenvolver habilidades de leitura.

Reescrever texto lidos.

Desenvolver atitudes de cooperação.

Duração das atividades
3 aulas com duração de 40 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O trabalho de leitura de lendas amplia o repertório de narrativas dos alunos,  bem como valoriza a mitologia de outros povos. 

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

O (A) professor(a) deve conversar com as crianças para elencar os conhecimentos que elas têm sobre lendas. Depois o (a) professor (a) pode perguntar o nome de alguns personagens de lendas brasileiras que elas já escutaram. As crianças deverão anotar no caderno o conceito de lenda de acordo com a conclusão do grupo.

2º Momento

O (A) professor(a) deve conversar com as crianças explicando que as lendas também faz parte da cultura de outros povos, como exemplo, as lendas chinesas. Depois o (a) professor (a) mostra livros de lendas chinesas e combina com as crianças de ler na hora da roda inicial ou hora da história uma dessas lendas durante a semana. Em seguida, convida as crianças para assistirem o vídeo da lenda chinesa Jornada ao Oeste.

undefined undefined


O(A) professor(a) poderá tirar cópia de algumas lendas e sugerir que as crianças escolham uma delas para lerem.  As crianças que ficarem com a mesma lenda formam um grupo. Professor(a) sugira como atividade de casa a leitura da lenda, as crianças deverão ler para os seus familiares.

 Caso o professor não consiga outros livros de lendas chinesas, sugerimos que faça o download do livro  - Mitos e Lendas Chinesas do escritor Philip Ardagh. Este livro está disponivel em PDF, para baixar acese o link abaixo.

Contos E Lendas - Download 

undefined

3º Momento

Em sala de aula as crianças que leram a mesma lenda se organizam em grupo para elaborar o texto da reescrita.

Proponha a elaboração de um gibi.  Professor(a) organize uma apresentação em slides no powerpoint com imagens de gibis e/ou mangás para as crianças observarem a estrutura desse texto.

Recursos Complementares
Sugestão de livros:

Mitos & Lendas Chinesas.Philip Ardagh. Editorial Estampa.

O Imperador Amarelo Fábulas, lendas e ensinamentos dos antigos mestres chineses. Adaptação de Heloisa Prieto. Moderna.
Avaliação

Avaliar se o(a) aluno(a):

  • Mostra interesse em conhecer as lendas chinesas, faz comentários acerca do que foi lido.
  • Consegue produzir um texto de reescrita da lenda lida em uma sequência lógica.
  • Utiliza os procedimentos necessários para a leitura (conhecimentos prévios, questionamentos, imagens).
  • Colabora com o grupo no momento de leitura e/ ou contação de histórias ouvindo com atenção.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.