23/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Valorizar a cultura oriental.
Desenvolver habilidades de leitura.
Reescrever texto lidos.
Desenvolver atitudes de cooperação.
O trabalho de leitura de lendas amplia o repertório de narrativas dos alunos, bem como valoriza a mitologia de outros povos.
1º Momento
O (A) professor(a) deve conversar com as crianças para elencar os conhecimentos que elas têm sobre lendas. Depois o (a) professor (a) pode perguntar o nome de alguns personagens de lendas brasileiras que elas já escutaram. As crianças deverão anotar no caderno o conceito de lenda de acordo com a conclusão do grupo.
2º Momento
O (A) professor(a) deve conversar com as crianças explicando que as lendas também faz parte da cultura de outros povos, como exemplo, as lendas chinesas. Depois o (a) professor (a) mostra livros de lendas chinesas e combina com as crianças de ler na hora da roda inicial ou hora da história uma dessas lendas durante a semana. Em seguida, convida as crianças para assistirem o vídeo da lenda chinesa Jornada ao Oeste.
O(A) professor(a) poderá tirar cópia de algumas lendas e sugerir que as crianças escolham uma delas para lerem. As crianças que ficarem com a mesma lenda formam um grupo. Professor(a) sugira como atividade de casa a leitura da lenda, as crianças deverão ler para os seus familiares.
Caso o professor não consiga outros livros de lendas chinesas, sugerimos que faça o download do livro - Mitos e Lendas Chinesas do escritor Philip Ardagh. Este livro está disponivel em PDF, para baixar acese o link abaixo.
3º Momento
Em sala de aula as crianças que leram a mesma lenda se organizam em grupo para elaborar o texto da reescrita.
Proponha a elaboração de um gibi. Professor(a) organize uma apresentação em slides no powerpoint com imagens de gibis e/ou mangás para as crianças observarem a estrutura desse texto.
Avaliar se o(a) aluno(a):
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!